Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

qual-a-diferenca-entre-ips-e-va

Qual a diferença entre IPS e VA? Entenda os prós e os contras de cada tecnologia de tela

Ao comprar produtos como TVs, monitores ou notebooks, ao olhar a lista de especificações técnicas, duas siglas podem aparecer relacionadas aos painéis: IPS e VA. Porém, você sabe qual é a diferença entre IPS e VA?

Fique tranquilo, esse é um detalhe que acaba passando despercebido por muitas pessoas. IPS e VA são dois tipos de displays LCD (liquid crystal display). Nesse artigo, explicaremos em detalhes quais são as características de cada um deles para que você possa decidir qual escolher em cada ocasião.

qual-a-diferenca-entre-ips-e-va

®GIPHY

Por dentro dos displays LCD

Antes de compreendermos os detalhes sobre essas duas tecnologias, é preciso entender melhor o funcionamento dos displays LCD. Presente em praticamente todos os tipos de dispositivos, o LCD nada mais é do que um painel composto por cristais líquidos.

Eles têm a capacidade de se alterar de acordo com as condições de temperatura, pressão ou em relação aos campos elétricos e magnéticos que incidem sobre eles. Esse material está presente na estrutura dos displays, compostos pelos pixels RGB (vermelho, verde e azul).

Quando uma corrente elétrica passa pelos cristais líquidos uma cor diferente é refletida. Isso permite ao backlight, uma luz branca no fundo do painel, iluminar o display, formando as cores nos pixels e revelando a imagem que você vê na tela.

O que é IPS?

IPS é uma sigla em inglês para In Plane Switching. Explicando o termo, ele indica que os cristais líquidos da tela estão alinhados horizontalmente, quando o mais tradicional é que eles estejam alinhados na vertical. Essa característica faz com que as cores reproduzidas sejam mais fiéis às originais mesmo quando vistas sob ângulos diferentes de visão.

Sabe aquela sensação que temos que a TV está ficando opaca quando olhamos para ela da lateral? As telas IPS minimizam esse tipo de efeito, proporcionando uma sensação mais agradável ao espectador. Porém, essa tecnologia também tem o seu ponto fraco: em tons escuros, há maior dificuldade em distinguir as cores, o que pode atenuar o contraste.

Essas características podem não ser tão interessantes para quem joga ou assiste a filmes e séries em ambientes escuros. As telas LCD IPS são mais indicadas para ambientes amplos e em que seja necessário manter a mesma qualidade de imagem sob diferentes ângulos de visão. Para o uso individual, por exemplo, essa tecnologia é pouco significativa. 

O que é VA?

VA é uma sigla para Vertically Aligned, ou seja, “alinhado verticalmente”. Portanto, ao contrário do que ocorre no IPS, aqui a orientação dos cristais líquidos é na vertical. No caso dos monitores, há ainda duas variações dentro dessa categoria: PVA (Patterned Vertically Aligned) e MVA (Multi-domain Vertical Alignment).

Os painéis MVA oferecem um bom ângulo de visão, pretos mais intensos e melhor contraste do que os painéis IPS. Além disso, os dispositivos com essa tecnologia costumam ter menor tempo de resposta. Já os do tipo PVA podem ser considerados uma evolução do MVA.

Portanto, se a sua busca é por bons contrastes de imagem, os painéis do tipo VA podem ser mais interessantes. As fabricantes costumam apostar na tecnologia IPS para TVs, mas monitores e notebooks, em geral, se saem melhor com painéis do tipo VA.

Qual opção é a melhor?

Não há uma resposta exata para essa pergunta, mas baseado nas características de cada um dos painéis, podemos resumir a questão da seguinte forma. Nas TVs, em geral, o painel IPS é mais interessante. Isso porque não ficamos tão próximos a ela e muitas vezes assistimos aos conteúdos em ângulos laterais ao aparelho.

Já no caso dos monitores e notebooks, opte por aqueles que com painéis do tipo VA. Isso porque nesse caso o consumo de conteúdo é feito geralmente de forma individual e, nessas circunstâncias, um bom contraste faz mais diferença do que melhorias na visualização em ângulos de visão diagonais.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
É hora de repensar o aprendizado

É hora de repensar o aprendizado

lancamentos-netflix-janeiro-2022

Veja os principais lançamentos da Netflix para janeiro de 2022

O mercado de Instituições Públicas potencializa os negócios de empresas de tecnologia

Android-12-novos-recursos

6 recursos que estarão presentes no Android 12 e chegam ainda em 2021

gmail-como-apagar-historico-buscas

Como apagar o histórico de buscas no Gmail

windows-10-11-como-mudar-navegador-padrao

Windows 10 e Windows 11: como mudar o navegador padrão

Inscreva-se na nossa

Newsletter