Positivo do seu jeito

Dicas

Twitter Spaces: o que é e como funciona?

12 de Maio de 2021

por: MKT Positivo

O Twitter Spaces é uma ferramenta de interação por salas de bate-papo por áudio. O recurso apresenta aos usuários do Twitter uma maneira de conversar com pessoas em uma conferência ao vivo. Assim como toda novidade, o Spaces pode trazer dúvidas aos usuários. Quer saber como usar o Twitter Spaces? Então fica com a gente.

Twitter Spaces: o que é e como funciona?

Lançado em 2020, o Spaces foi criado para ampliar as possibilidades de conversas, proporcionando aos usuários ir além das palavras escritas em um thread. As salas de voz surgiram como uma alternativa para ampliar vínculos entre pessoas no ambiente virtual do microblog. 

Através delas, os usuários podem comentar assuntos do cotidiano, iniciar debates complexos ou conversas descontraídas – assim como já fazem normalmente ao compartilhar seus tuítes.

O diferencial do Twitter Space está no sistema de anfitrião, oradores e ouvintes. Apenas os oradores podem se comunicar por voz dentro de uma sala. Outros membros ficam na audiência e participam como ouvintes, mas podem pedir para falar, desde que o anfitrião da sala permita sua entrada como orador.

O anfitrião é a pessoa que cria a sala. É ela que organiza os participantes, aceita pedidos de novos oradores e determina quando a conversa será finalizada. 

O Twitter Space pode ser acessado por usuários de smartphones com Android e no iPhone (iOS). Mantenha o aplicativo atualizado para garantir que a funcionalidade esteja disponível em sua conta.

Como surgiram os chats de áudio

A possibilidade de iniciar chats de voz em aplicativos é algo que até então não chamava atenção das pessoas. Foi durante a pandemia do novo coronavírus que um aplicativo chamou atenção por ganhar popularidade instantânea com esse recurso. O Clubhouse ganhou muitos adeptos por oferecer chats, salas e grupos onde pessoas poderiam debater temas diversos.

Foi a partir desse aplicativo que muitos usuários perceberam a utilidade de uma sala de conferência por voz. Paralelamente, o recurso também chamou a atenção de grandes empresas de tecnologia que passaram a oferecer o recurso em alguns aplicativos. 

Dentre as gigantes do ramo, o Twitter saiu na frente ao oferecer o Spaces sem restrições para sistemas operacionais específicos, como aconteceu com o Clubhouse que, em sua primeira versão, era um app exclusivo para o iPhone.

Quem pode iniciar uma sala no Twitter Spaces

O recurso não está liberado para todos os usuários. A possibilidade de hospedar uma sala ainda é restrita para usuários com mais de 600 seguidores. Portanto, o uso das salas ainda é limitado. Isso, no entanto, não impede que qualquer pessoa acesse uma sala, mesmo que seja participando como um ouvinte dos debates.

Twitter Spaces: o que é e como funciona?

Segundo o Twitter, a restrição foi criada para que os usuários tenham uma experiência satisfatória nas salas. Isso acontece porque apenas os seguidores do perfil anfitrião poderão visualizar a sala na tela inicial do aplicativo. Sendo assim, usuários com poucos seguidores teriam maior dificuldade de conseguir espectadores.

É a pessoa que inicia a sala que administra tudo que nela acontece. Este anfitrião que deve tornar outros participantes oradores e tomar decisões importantes, como enviar a pessoa de volta para a audiência, banir quem estiver causando problemas e finalizar a sala.

Também segundo a rede social, o recurso será liberado aos poucos para mais usuários e novas formas para ampliar a descoberta de salas serão desenvolvidas. 

Como iniciar uma sala no Twitter Spaces

Como dissemos anteriormente, você poderá iniciar uma sala se tiver mais de 600 seguidores em seu perfil. O procedimento, como veremos a seguir, é simples e funciona no Android e iOS.

Passo 1. Abra o app do Twitter e mantenha pressionado o botão azul na parte inferior da tela;

Passo 2. As opções de compartilhamento serão exibidas na tela. Nesse momento, seleciona a opção “Espaços”;

Passo 3. A janela de configuração da sala será exibida. Digite um nome para o espaço que seja uma síntese do assunto que será debatido e, em seguida, pressione o botão “Inicie seu espaço”;

Passo 4. Você poderá convidar amigos para participar usando o recurso de compartilhamento da sala. Seus seguidores poderão visualizar sua sala na tela inicial do aplicativo e entrar para participar como ouvintes;

Passo 5. Você será o administrador e poderá indicar pessoas que poderão usar o microfone do celular para falar na sala.

Como entrar em uma sala do Twitter Spaces

As salas iniciadas por seus contatos no Twitter são apresentadas na tela inicial do aplicativo. Você poderá navegar nessa visualização para encontrar um debate que queira participar.

Passo 1. Toque sobre a descrição de uma sala na parte superior da tela inicial;

Passo 2. A tela de apresentação da sala será aberta. Nesse momento, pressione o botão “Ingressar neste espaço”;

Passo 3. Feito isso, você entrará na sala como ouvinte. Há duas formas de se tornar um orador. A primeira é através do anfitrião que pode alterar o seu status. Outra forma é pedir para falar. Para isso, toque sobre o botão “Solicitar” e aguarde até que o administrador aceite o pedido.

Como podem ser usadas as salas no Twitter Spaces

As salas do Twitter Spaces são um ambiente de debate onde cada usuário pode expor seu ponto de vista e podem, inclusive, funcionar como um podcast que se desenvolve em tempo real. A forma como cada sala é utilizada é definida pelos usuários. No entanto, é necessário seguir as diretrizes de uso da plataforma que impede, por exemplo, a disseminação de conteúdos abusivos, discursos de ódio e outros temas sensíveis.

O Twitter tem planos para liberar salas de áudio pagas. Dessa maneira, os administradores poderão monetizar o recurso e cobrar ingressos para que pessoas participem dos debates. O valor da entrada será definido pelo anfitrião e uma porcentagem da arrecadação ficará com o Twitter.

A monetização será uma alternativa para palestrantes, músicos e pessoas que ministram treinamentos online. O recurso pode, no futuro, tornar o Twitter uma plataforma multifacetada, onde usuários poderão se divertir e ganhar dinheiro organizando eventos exclusivos.

Gostou dessa novidade? Então não deixe de navegar pelo portal Positivo do Seu Jeito para encontrar novos conteúdos sobre tecnologia.