Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

funcoes-ocultas-android

10 funções escondidas no Android – e como acessá-las

Smartphones Android possuem diversos recursos e ferramentas que podem auxiliar seus usuários no dia a dia. No entanto, descobrir essas funções por si só exige curiosidade e tempo.

Se você deseja explorar ao máximo o que o seu celular pode te oferecer, mas não tem muita paciência de ficar fuçando cada item ou aplicativo do seu aparelho, esse artigo foi feito para você! Vamos te mostrar como melhorar sua experiência com o Android ao conseguir acessar 10 funções que estão escondidas no sistema operacional.

1. Fazer ligações pelo Wi-Fi

Essa função é ótima, especialmente em momentos quando o sinal da sua operadora estiver ruim ou fora do ar, e você precisar fazer uma ligação. O Android permite que você possa ligar para qualquer número, desde que seu telefone esteja conectado a uma internet sem fio.

Para fazer uma ligação via Wi-Fi, basta acessar o menu Configurações, ir em Conexões e em seguida, habilitar a opção Chamadas de Voz Wi-Fi. Celulares da Samsung ainda oferecem um atalho para este recurso, que está disponível na caixa de opções.

2. Ligações anônimas

Ainda no quesito ligações, o Android permite que seus usuários façam ligações anônimas sem que seja necessário o uso de um aplicativo. Para isso, você deve digitar #31# antes do número para o qual você deseja ligar.

3. Economia de bateria

Se você usa muito seu celular durante o dia, mas não quer ficar toda hora carregando ele, vai adorar essa função. O Android possui um recurso capaz de reduzir em 30% o consumo da bateria do smartphone.

Vale destacar que a ferramenta reduz o desempenho, nível de vibração, serviços de localização e aplicativos rodando em segundo plano para reduzir a energia gasta do aparelho, podendo com isso impactar a sua experiência de uso do celular.

No entanto, caso queira uma maior economia de bateria, vá em Configurações e ative a função Modo de economia de energia.

4. Saber quanto de bateria ainda resta

Mesmo que você configure seu celular para que ele informe a porcentagem de bateria disponível, isso nem sempre lhe dará uma noção exata sobre quanto tempo você ainda possui até que o dispositivo fique sem energia.

Para saber mais informações sobre a sua bateria, inclusive quantas horas seu celular conseguirá ficar ligado, vá em Configurações e encontre o campo Bateria.

Além de informar quanto tempo de uso a bateria tem até que seja necessária uma nova carga, o Android ainda informa quais apps estão consumindo mais energia. Assim, você pode fechar esses aplicativos e ter um tempo extra para usar seu celular.  

5. Inserir mensagem na tela de bloqueio

Você sabia que pode inserir uma mensagem personalizada na tela de bloqueio do seu smartphone Android? Esse recurso é ótimo e pode ser usado como uma forma de lembrete para uma atividade ou compromisso importante.

Essa função também pode ser crucial caso você perca o seu celular. Ao colocar uma mensagem informando para ligar para o número de alguém próximo a você, a pessoa que achar seu aparelho saberá quem deve ser contatado para devolver o telefone.

Para inserir uma mensagem na tela de bloqueio, basta ir em Configurações, Segurança e selecionar Mensagem de bloqueio. Escreva sua mensagem e toque em Salvar.

funcoes-ocultas-android

6. Manter o celular desbloqueado

Para aqueles que não possuem muita paciência em ficar toda hora desbloqueando seu celular, o Smart Lock pode se tornar uma ótima ferramenta. Ele identifica quando o aparelho está junto ao seu dono, graças a indicativos de segurança, e deixa de exigir uma senha ou biometria para que o celular seja desbloqueado.

Para conhecer mais como a ferramenta funciona e usá-la, vá em Configurações e clique em Segurança e, em seguida, em Smart Lock.

7. Encriptar arquivos

Você pode adicionar uma camada extra de segurança em todos os arquivos do celular através da criptografia. Para isso, você deve ir em Configurações, Segurança e selecionar a opção Codificação. No novo menu que se abrir, toque em Codificar telefone.

Vale destacar que essa função só pode ser adicionada se o seu smartphone estiver com 100% de bateria e conectado a um carregador.

8. Duplicar aplicativos

O Android permite que você duplique os aplicativos instalados no seu celular. O processo para ativar essa função varia um pouco conforme o fabricante do smartphone. Por isso, vamos listar os principais:

  • Samsung: vá em Configurações, Recursos avançados e em Dual mensager. Escolha o app que você deseja duplicar e toque em Instalar.
  • Motorola: vá em Configurações, Recursos, Aplicativos duplos e em Configurar. Escolha o app que você deseja duplicar e toque em Concluir.
  • LG: vá em Ajustes, digite Dual app no campo pesquisa. Em seguida, selecione a opção que aparecer, escolha o app que você deseja duplicar e toque em Instalar.

9. Acessar seus apps em outro celular

Esse recurso do Android é pouco conhecido, mas muito útil em alguns casos. Ele permite que você acesse aplicativos e arquivos do seu celular através de outro celular que tenha Android como sistema operacional.

Para isso, vá em Configurações, Usuários e toque em Convidado. O Android automaticamente irá alterar o smartphone para um usuário novo, mas com os apps instalados nele. Basta você fazer o login com a sua conta Google e em outros serviços, como WhatsApp e Facebook, para ter acesso às suas informações e dados.

10. Retornar para as configurações de fábrica

Caso você queira que seu smartphone volte para as configurações de fábrica, já há um jeito simples de realizar esse processo. Basta você digitar esse código: *#*#7780#*#* no campo onde você digita os números para realizar uma ligação. Vale destacar que esse processo só deve ser feito se você realmente deseja limpar seu celular dos seus dados.

Agora que você já conhece todos esses recursos, basta começar a usá-los no seu smartphone Android. E para receber mais dicas e informações sobre tudo relacionado a celulares e aplicativos, não deixe de dar uma olhada nos demais artigos do nosso blog.

Links: Tecnopush, TechTudo

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter