Sinistro: robô em forma de lobo está ajudando nas colheitas de fazendeiros japoneses

Um curioso robô em forma de lobo está fazendo o maior sucesso em plantações de Kisarazu City, no Japão. Com um aspecto assustador, o autômato foi criado para impedir que animais se aproximem das colheitas. Embora ele assuste não só os animais, afinal o seu aspecto não é nada amistoso, os resultados têm sido bons para os fazendeiros.

Entretanto, apesar de tudo, a história do robô em forma de lobo é um pouco triste, conforme reporta o site Motherboard. Isso porque os lobos foram extintos no Japão por volta no início de 1800. Isso causou um desequilíbrio na fauna local e em algumas regiões há um excesso de javalis e veados – que adoram visitar as colheitas.

®GIPHY

Corrigindo um erro histórico

Se no passado eliminar os lobos foi um grande erro, financiado inclusive pelo governo japonês, no presente os fazendeiros encontraram um jeito, ainda que simbólico, de trazê-los de volta àquele que já foi o seu habitat natural. Por conta do sucesso das primeiras experiências, nos próximos meses o robô-lobo começará a ser produzido em escala comercial.

Os testes indicaram que o robô pode ser efetivo em um raio de um quilômetro – o que já é mais interessante do que uma cerca elétrica, por exemplo. Entretanto, em áreas maiores é preciso espalhar mais robôs em forma de lobo e, por conta disso, esses “espantalhos de aço” devem começar a crescer em número pelo país.

Os custos de um robô em forma de lobo

O custo de um robô em forma de lobo é de cerca de 514 mil yens (o equivalente a quase R$ 16 mil), um valor reconhecidamente alto. Contudo, a companhia que o desenvolveu também trabalha com outras formas de negócio, como a locação das máquinas. Teria sido mais barato não ter erradicado a espécie, é claro, mas agora é tarde demais para se pensar nisso.

®RUPTLY

O robô em questão mede 65 centímetros – o que em média faz dele uma réplica em tamanho natural de um lobo de porte médio. Ele emite diversos sons além do uivo de um lobo, como barulho de tiros, uivos e até mesmo voz humana, tudo para manter os animais que os fazendeiros consideram como pragas longe das colheitas.

Resta saber se a iniciativa vai dar certo quando for espalhada pelo resto do país. No entanto, as expectativas são bastante otimistas. Embora a tecnologia tenha encontrado um meio de “corrigir” um erro histórico, ela também serve como um alerta para que nos dias de hoje a matança indiscriminada de animais não resultem em um cenário como o do Japão, onde a extinção dos lobos trouxe muito mais problemas do que soluções.

®RUPTLY

O vídeo acima mostra o Super Monster Wolf em ação. Imagine esses olhos vermelhos brilhando na escuridão: se é assustador para nós, imagine para os animais.

Fonte(s): Ruptly (YouTube)

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher usando o celular para ajudá-la a preparar um prato.

7 apps para você aprender a cozinhar

Carregador de celular sobre uma superfície laranja.

9 cuidados para seu carregador durar mais

Mulher ouvindo música em fones de ouvido bluetooth.

Cuidados com fones de ouvido bluetooth

Mulher deitada no sofá assistindo os lançamentos da Netflix em seu tablet.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Abril de 2024

Imagem em 3D de uma mulher em pé utilizando novas tecnologias de realidade aumentada para trabalhar.

Como as tecnologias emergentes impactam o mercado

Robô desenhando fazendo alusão à criação de imagens por meio de Inteligência Artificial.

Guia prático para criar imagens no ChatGPT

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.