Positivo do seu jeito

Dicas

Nostalgia pura: 9 screensavers clássicos do Windows

27 de junho de 2018

por: MKT Positivo

Alguns screensavers clássicos do Windows são lembrados até hoje pelos usuários. Naquela época, utilizar esse recurso era importante, pois caso a tela ficasse com a mesma imagem estática por muito tempo os monitores corriam o risco de sofrer o efeito burn-in que deixava rastros fantasmas .

O tempo passou e os protetores de tela foram saindo de moda, mas existe muita gente que não se esquece deles. Nesse artigo, selecionamos alguns dos modelos consagrados pelo sistema operacional da Microsoft e que certamente você deve ter visto por aí. É hora de viajar no tempo e matar a saudade:

1. Canos 3D

Quando o PC ficava inativo por um bom tempo, um dos screensavers clássicos que apareciam era o dos canos tridimensionais. Tubulações coloridas eram construídas de forma incessante, mostrando o que na época parecia ser um alto nível de realismo nas imagens construídas digitalmente.

2. Labirinto

Conhecido em inglês como “Maze 3D”, o screensaver do labirinto foi muito popular na época das versões 95 e 98 do Windows.

As imagens mostravam a câmera se deslocando por um labirinto cercado por paredes de tijolo de forma aleatória. Para muitos, o cenário lembrava os dos clássicos games Wolfestein e Doom, sucessos incontestáveis naquela época.

3. Johnny Castaway

Quem teve a oportunidade de utilizar PCs no início dos anos 90 certamente deve ter conhecido um dos melhores protetores de tela já feitos. Johnny Castaway era um náufrago em um ilha e, sozinho em seu mundo particular, ele fazia diversas ações.

Muita gente ficava horas apenas assistindo o que ele era capaz de fazer. Foi um grande sucesso na época da versão 3.11 do Windows. Talvez este seja o screensaver mais icônico do mundo!

4. Estrelas no céu

Outro protetor de tela muito popular era o de estrelas no céu. A impressão que se tinha era a de estar a bordo de uma nave espacial vendo as estrelas surgirem no espaço à medida que íamos avançando pela imensidão.

Mas apesar de ser um screensaver bastante criativo, era considerado pouco eficiente.

5. Janelas voadoras

Podemos considerar as janelas voadoras como uma adaptação do screensaver das estrelas no céu. No entanto, no lugar de mostrar os astros o que se via era o logo do Windows multiplicado dezenas de vezes.

Esse protetor de tela conseguia ser mais eficiente e também é uma criação da época do Windows 3.11.

6. Casa Mal-Assombrada

Esse protetor de tela estava presente no Windows 98 e fez muita gente ficar vidrada em frente da telinha. O que se via era uma casa mal-assombrada, na qual as luzes eram acesas de forma aleatória.

Muitos acabavam se assustando mesmo pelo fato do screensaver ter som. Um pássaro ou mesmo o som de um órgão apareciam com frequência para “animar” o ambiente.

7. Fundo do Mar

É bem provável que se você viu esse protetor de tela na época em que ele foi lançado, na primeira vez achou que estava vendo imagens reais. Isso porque os peixinhos no fundo do mar eram muito realistas e davam mesmo a impressão de terem transformado a tela do seu monitor em um aquário.

8. Matrix

Com o sucesso do filme Matrix, lançado em 1999, muitos softwares utilizaram o visual do filme como inspiração. O protetor de tela na cor verde, com números e letras correndo pela tela como se um programa estivesse sendo executado virou uma verdadeira febre e figurou entre os programas mais baixados da época.

9. Texto giratório

Por fim, fechando a nossa lista, não poderíamos deixar de mencionar o clássico texto giratório. Era possível personalizar o que você queria que aparecesse escrito na tela.

Além disso, existia a opção de deixar a hora certa flutuando por ali. Embora fosse simples, era quase que um padrão nas máquinas e, por isso, era amplamente utilizado.

Fonte(s): UOL e Catraca Livre