Positivo do seu jeito

Tecnologia

5 principais tecnologias russas que revolucionaram o mundo

14 de junho de 2018

por: MKT Positivo

A Rússia é a bola da vez. O país recebe a partir deste mês mais uma edição da Copa do Mundo e conhecer alguns detalhes da cultura local nunca é demais. Associada sempre a uma enorme riqueza cultural, não podemos nos esquecer também das tecnologias russas.

Você sabia que há muitas invenções que nasceram naquele que territorialmente é maior país do mundo? A lista é imensa, mas abaixo escolhemos cinco das principais tecnologias cujo DNA tem uma mente russa por trás do seu desenvolvimento.

®GIPHY

1. Trem elétrico

A invenção dos trens elétricos foi um fator determinante para o mundo dos transportes no final do século XIX. A história da criação do trem elétrico não tem uma data precisa de início, mas estima-se que tudo ocorreu entre 1874 e 1876.

®PIXABAY

Foi nessa época que o inventor russo Fyodor Pirotsky conduziu uma série de experimentos em que um trilho servia como condutor direto enquanto o outro funcionava como um condutor reverso. Os primeiros experimentos foram conduzidos alguns anos depois em um trilho próximo à cidade de Sestrorestk – e eles deram certo.

A primeira linha de trem elétrica foi construída em 1881, em Berlim, na Alemanha, tendo como base o projeto criado por Pirotsky.

2. Gravador de vídeo

É da Rússia também o primeiro equipamento do mundo capaz de gravar vídeos da TV. A ideia surgiu da mente de Alexander Poniatoff, que começou uma fábrica nos Estados Unidos chamada Ampex nos anos 50. Foi dessa companhia que saiu o primeiro gravador de videotape.

®PIXABAY

Seu produto se manteve na liderança do mercado internacional por quase cinquenta anos e só decaiu com o fim da era do VHS. Ainda hoje, grandes empresas de home vídeo usam patentes de Poniatoff para produzirem os seus equipamentos.

3. Helicóptero

Quem vê helicópteros se deslocando com muita facilidade nas grandes cidades não imagina que essa invenção surgiu das mãos de um russo.

Foi Igor Sikorsky que, em 1910, criou um protótipo de um dispositivo com rotor orientado que conseguiu sair do chão.

Porém, ele usou essa técnica para criar, em 1912, o primeiro hidroplano do mundo.

®PIXABAY

Com a Revolução Russa, em 1917, Sikorsky se mudou para os Estados Unidos e lá criou a sua própria empresa: a Sikorsky Aero Engineering Company. Depois de muitos anos de pesquisa, ele conseguiu criar um helicóptero experimental que levantou voo em 1939.

O curioso é que o design elaborado por ele permanece sendo utilizado em mais de 95% dos modelos de helicóptero fabricados hoje.

Ainda em 1942 ele viria a criar o primeiro helicóptero para dois passageiros, numa prova que sua mente se manteve inventiva por muitos anos.

4. Baterias solares

Sabe aqueles equipamentos que usam a luz solar para obter acumular energia? Se você tem qualquer um desses em sua casa agradeça ao físico russo Alexander Stoltov. Foi ele que, no final dos anos 1880, elaborou a teoria do efeito fotoelétrico após uma série de experimentos.

®PIXABAY

Esse princípio ainda hoje é a base para a produção de células solares. Foi Stoletov quem criou a primeira célula solar com base no efeito fotoelétrico externo e descobriu a proporcionalidade entre a intensidade da luz e a corrente induzida.

Além disso, seu nome é associado a muitas outas contribuições para a ciência no campo de ferromagnetismo.

5. Borracha sintética

Essa é daquelas invenções sobre as quais você pode nunca ter parado para pensar, mas não seria possível imaginar o mundo moderno sem a borracha sintética.

Ela é utilizada para a fabricação de pneus, de qualquer meio de transporte, além de vedações, isolamentos e dispositivos médicos, para citar apenas algumas áreas.

®PIXABAY

A primeira borracha artificial comercialmente viável foi a resina de polibutadieno, sintetizada pelo método desenvolvido pelo químico russo Sergei Lebedev.

Ele obteve os primeiros espécimes de borracha sintética em 1910. Seu livro “Pesquisa em polimerização de hidrocarbonetos de etileno”, publicado em 1913, forneceu as bases para a síntese comercial de borracha artificial.

Fonte(s): RBTH e Uncubed