Positivo do seu jeito

Tendências

Aplicativo CDT: entenda como funciona o app que traz os documentos CNH Digital e CRLV

4 de setembro de 2019

por: MKT Positivo

Desde dezembro de 2018 os brasileiros podem optar por carregar apenas a CDT (Carteira Digital de Trânsito) em substituição à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Apesar dessa possibilidade existir há quase um ano, ainda é grande o número de motoristas que não sabem como funciona o aplicativo CDT. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, listamos aqui tudo aquilo que você precisa saber sobre o documento para dirigir tranquilo e respeitando aquilo que determina o Código Nacional de Trânsito.

aplicativo-cdt-como-funciona
®GIPHY

Baixando o aplicativo oficial

Apenas um aplicativo é reconhecido oficialmente como substituto da CNH: é a Carteira Digital de Trânsito (CDT). O app pode ser baixado gratuitamente na Play Store.

Assim como os documentos que substitui, a CDT é válida em todo o território nacional, mas pode não ser aceita no exterior. Portanto, se você planeja ir para outro país no qual a CNH brasileira seja aceita, a recomendação continua sendo a de levar o documento original impresso.

Cadastrando seus documentos no aplicativo

A utilização da CDT é completamente gratuita, mas antes o usuário precisará realizar um cadastro “.gov.br”. Todo o procedimento pode ser feito pelo aplicativo, confira o passo a passo:

Passo 01: Se você já possui um cadastro “.gov.br”, basta digitar seu CPF e a sua senha. Se ainda não tem, então toque em “Entrar com .gov.br”.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 02: Em seguida, role a tela para baixo e toque em “Crie sua conta”.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 03: Preencha o formulário com nome completo, CPF, telefone celular para receber SMS e endereço de e-mail. Aceite os “Termos de Uso e Política de Privacidade” e toque em “Continuar”.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 04: Depois, valide os dados selecionando as opções corretas que serão exibidas, como “nome da mãe”, “dia de nascimento” e “mês de nascimento”.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 05: Para habilitar o cadastro, a senha gerada pode ser enviada de duas formas: por e-mail ou SMS. Escolha a que for mais conveniente e toque em “Continuar”.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 06: Por e-mail ou via SMS você receberá um link de autenticação cuja validade é de apenas 15 minutos. Clique nele para prosseguir.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 07: Você será direcionado para a última tela de cadastro. Nela, digite seu CPF e uma senha.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 08: Agora, volte ao aplicativo CDT. Faça login com seu CPF e senha recém-cadastrados.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 09: Em seguida, toque em “Autorizar” para aceitar os termos de uso do serviço “Carteira Digital de Trânsito”.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 10: Agora é chegada a hora de adicionar a sua CNH à plataforma. Toque no sinal de “+”, no canto inferior direito e escolha “CNH Digital”.

aplicativo-cdt-como-funciona

Passo 11: Informe o número de registro da CNH e o código de segurança do documento (localizado na canto inferior direito, sobre um código iniciado com a sigla do seu estado). Depois, toque em “Baixar CNH”.

Passo 12: Em seguida, cadastre uma chave de acesso de quatro dígitos.

Pronto! Sua CNH Digital está habilitada no aplicativo e, a partir de agora, já pode ser usada como substituta da versão impressa. Para incluir o CRLV, basta repetir o procedimento, selecionando “CRLV Digital” logo após tocar sobre o sinal de “+”.

É importante lembrar que só é possível cadastrar uma CDT por celular. Se você tentar registrar uma nova CNH no mesmo aparelho o documento cadastrado anteriormente será apagado da plataforma.

Evite multas: mantenha seu documento sempre por perto

Dirigir sem portar a Carteira Nacional de Habilitação é uma infração leve segundo o Código Nacional de Trânsito. Ela gera uma multa de R$ 88,38 além de três pontos na CNH. Imprevistos podem acontecer e caso você se esqueça do documento, tendo o celular em mãos poderá apresenta-lo para um agente de trânsito se necessário.

A autenticidade da CDT é confirmada por um QR Code vinculado ao documento. Portanto, eventuais tentativas de clonagem ou falsificação do aplicativo não serão reconhecidas quando lidas pelos agentes de trânsito, o que tornará o motorista sujeito a multas.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.