Felizmente, a carreira deixou de ser estática. Hoje um profissional pode aproveitar sucessivas oportunidades em várias empresas e chegar ao seu objetivo mais rápido e agregando uma bagagem maior de experiências. Mas, para se destacar em um processo seletivo e receber essas propostas, nem sempre um bom currículo é suficiente — o que torna a habilidade para fazer networking imprescindível.

E você, sabe qual é a importância de estabelecer uma boa rede de contatos profissionais no mercado de TI? Quer descobrir como ela pode ajudá-lo a obter reconhecimento e ter acesso a boas oportunidades?

Então não perca este post. Vamos explicar por que você deve começar a investir em networking agora mesmo e as melhores formas de ampliar essa rede de contatos. Confira!

Qual é a importância do networking no mercado de TI?

Quer você seja autônomo ou trabalhe vinculado a uma empresa, o networking é extremamente importante para quem atua no mercado de TI.

O networking nada mais é do que a prática de estabelecer um relacionamento com outros profissionais que contratam profissionais da sua área ou atuam nela, seja na mesma função ou em atividades referentes a ela.

Mas por que o networking é tão importante? Por mais que você seja tecnicamente competente, tenha uma excelente bagagem no currículo e certificados interessantes, pode ser que em um processo seletivo isso apenas o iguale a outros candidatos.

Portanto, seja na hora de preencher uma vaga ou buscar um profissional autônomo, muitos contratantes vão em buscas de indicações e referências. É nesse momento que a sua rede de contatos pode fazer a diferença.

É esse grupo de pessoas que reconhece a sua competência — clientes, colegas e admiradores — que vão indicar seus serviços, contratá-lo ou lembrar do seu nome quando souberem de um novo posto de trabalho.

Por isso, o networking é essencial para o sucesso de profissionais de qualquer área, o que inclui o setor de TI.

Como fazer networking com sucesso?

Agora que você já entendeu como é importante criar uma rede de relacionamentos profissionais, não poderíamos deixar de dar algumas dicas de como fazer isso de forma eficiente. Então, fique de olho nas nossas sugestões!

1. Participe de eventos

Estar onde os seus pares estão e adquirir conhecimento é uma fórmula infalível para o bom networking. Sua presença em congressos, palestras, eventos e cursos é uma forma não só de contatar pessoas, mas de mostrar seu interesse no aperfeiçoamento.

Afinal, na hora de indicar ou contratar alguém essas pessoas vão querer ter a certeza de que estão dando oportunidade a um profissional competente e atualizado, que se preocupa em estar oferecer soluções inovadoras e diferenciadas.

Além disso, esses encontros são uma excelente oportunidade para interagir com profissionais mais experientes. Você pode ter a chance de apresentar ou falar sobre seu trabalho, despertando o interesse deles.

2. Produza conteúdo

Nós sabemos que as pessoas têm perfis completamente distintos e isso acontece também na área de TI. No entanto, muitos dos profissionais que trabalham na área são conhecidos por serem tímidos, o que às vezes dificulta a interação.

Uma excelente alternativa para se tornar conhecido sem um relacionamento tão pessoal — pelo menos a princípio — é a produção de conteúdo. Você pode falar sobre os temas que domina sem encarar um público e mesmo assim se expressar.

Acredite: essa ferramenta é muito valiosa. Ter um site ou blog sobre a sua área de TI mostra sua competência profissional e ajuda a fortalecer sua imagem ou, quem sabe, transformá-lo em referência no setor.

Se você é mais descontraído, pode criar até mesmo um canal no YouTube. Use uma abordagem apropriada para o público que deseja atingir, descomplicando assuntos que são difíceis para as pessoas em geral ou mostrando a importância de determinadas práticas para o setor.

O que importa é que você faça o seu nome se tornar relevante na sua área por meio do compartilhamento de conhecimentos ou de projetos. Para isso, não tenha medo de abordar temas úteis e de interesse de quem está ligado à área.

3. Use as redes sociais

Se o seu foco é o mundo corporativo, não pode deixar de marcar presença nas redes sociais. Algumas delas permitem destacar suas novas conquistas profissionais, como o LinkedIn. Ela também reúne muitos possíveis contratantes, o que é muito útil.

Para fazer bom uso dessa rede, mantenha seu perfil atualizado. Acrescente certificações, habilidades adquiridas e projetos realizados. Fique por dentro as palavras-chave mais procuradas por recrutadores do setor de TI e use-as em sua página.

4. Contribua para o crescimento de outros

Um fator importante para um bom networking é o tratamento dos contatos como uma verdadeira rede de apoio. Não seja interesseiro e pense apenas em vantagens pessoais, mas demonstre que tem interesse também no crescimento de outros.

Faça isso dividindo conhecimento, como já falamos. Além disso, compartilhe artigos interessantes no LinkedIn, que possam contribuir para o aprendizado e crescimento de outros profissionais.

Quando houver uma vaga ou job disponível, não se esqueça de indicar outros profissionais que você segue e que têm um perfil adequado para aquele trabalho. Seja um propulsor também da carreira dos colegas.

5. Desenvolva parcerias

Uma boa dica é usar seu networking para estabelecer parcerias. Seus colegas podem ter conhecimentos e competências complementares aos seus. Então, por que não se unir a eles em projetos?

Esse tipo de parceria e indicações mútuas pode render muitos trabalhos. Além disso, ela mostra muito mais do que a teoria que você afirma saber — cria a chance de demonstrar como você consegue aplicá-los na prática para alcançar bons resultados.

Então, não perca tempo! Se aparecer um projeto interessante, pesquise o portfólio dos seus contatos, encontre aqueles que podem realizar o que o cliente precisa e aposte nessa parceria.

6. Conecte-se a pessoas estratégicas

Usando extremo bom-senso, aproveite as redes sociais e eventos para se conectar a profissionais experientes e reconhecidos em sua área de atuação. Porém, tome cuidado com a estratégia de aproximação.

Seja extremamente profissional em sua postura ou comportamento. Demonstre admiração pelo trabalho dessa pessoa, acompanhe suas descobertas e reconheça a relevância de suas contribuições, mas sem parecer tiete ou interesseiro.

E agora, está pronto para fazer networking e aumentar suas chances de progredir no mercado de TI? Gostou das dicas? Então comece agora mesmo a colocá-las em prática!

Aproveite suas redes sociais, compartilhe este post e marque aqueles amigos que precisam de uma forcinha para ampliar sua rede de contatos. Eles vão gostar!

Escreva um comentário

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.

Share This