A busca por alta performance é cada vez mais crucial para o sucesso de uma empresa no mundo contemporâneo. Com a crescente concorrência, novos participantes no mercado e a evolução tecnológica, é fundamental adotar práticas mais eficientes para se destacar.
Esse cenário emerge da tendência que conhecemos como transformação digital. Ela é também vista como a Quarta Revolução Industrial, sendo potencializada pela evolução de soluções, como Inteligência Artificial, Big Data e Internet das Coisas.
Essas soluções permitem um planejamento estratégico mais agressivo e preciso, assim como facilitam a sua implementação. Quer saber como utilizá-las a fim de ter uma empresa de alta performance? Confira nosso post!
Qual é a importância da alta performance na empresa?
Imagine um cenário em que a alta performance não é uma prioridade nas operações rotineiras da sua empresa. As entregas são atrasadas, as tarefas levam muito mais tempo do que deveriam, os clientes reclamam e os concorrentes estão ganhando mercado.
Agora, imagine o oposto: a sua empresa é altamente eficiente, as tarefas são concluídas rapidamente, as entregas são pontuais e os clientes estão satisfeitos. Então, qual dessas situações você prefere?
Em um cenário em que a alta performance não é uma prioridade, os processos são lentos e cheios de erros. Já quando os colaboradores estão trabalhando em alta performance, as entregas são feitas no prazo, a qualidade dos produtos e serviços é garantida e, como resultado de todo esse empenho, seus clientes ficam satisfeitos.
Como identificar pontos de melhoria para garantir alta performance?
Existem diversas maneiras de identificar pontos de melhoria nas atividades da empresa, desde análises de dados até conversas com os colaboradores. Confira, nas próximas linhas, nossas dicas para identificar esses pontos de melhoria e garantir a alta performance:
Analise os dados
Cada vez mais as empresas têm adotado processos orientados por dados, em uma cultura data driven. Dessa forma, utilize ferramentas de análise de dados para identificar gargalos, padrões e oportunidades de melhorias em processos.
Realize reuniões periódicas
Faça reuniões para discutir problemas e desafios, avaliar o desempenho das equipes e propor melhorias. Garanta que todos os colaboradores tenham voz e sejam ouvidos não apenas em reuniões em equipe como também nas individuais.
Faça pesquisas com os colaboradores
Os colaboradores podem fornecer insights valiosos sobre pontos de melhoria. Realize pesquisas internas para entender as dificuldades que eles enfrentam em suas atividades e saber de que forma os problemas podem ser resolvidos.
Faça benchmarking
O benchmarking é uma técnica que envolve a comparação de práticas e métricas da sua empresa com outras do mesmo segmento. Também é possível fazer bench entre times de uma mesma corporação.
Busque utilizar as informações coletadas para visualizar as melhores soluções e aplicá-las nas atividades da sua organização.
Avalie os processos
Analise os processos da sua empresa para identificar possíveis gargalos e ineficiências. Utilize ferramentas como o mapeamento de processos para visualizá-los e entendê-los melhor, a fim de buscar uma performance superior.
Monitore as métricas
Monitore regularmente as métricas de desempenho da sua empresa para identificar pontos de melhoria. Utilize indicadores como o tempo de ciclo e o tempo de entrega para avaliar o desempenho dos processos atuais.
Como manter a alta performance na empresa? Confira 7 dicas!
Alcançar e manter um patamar de alta performance pode ser um desafio constante para gestores e equipes. É preciso estar atento às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes, além de fazer uma busca contínua por melhorias em processos e resultados.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 7 dicas práticas para manter a alta performance. São estratégias testadas e aprovadas por empresas líderes em seus segmentos, que podem ser aplicadas em diferentes áreas e departamentos. Acompanhe e comece a colocá-las em prática!
1. Conte com soluções tecnológicas de alta performance
A otimização da capacidade produtiva sempre esteve intimamente ligada à tecnologia. A Primeira Revolução Industrial ocorreu após a invenção e adoção das máquinas a vapor. Já a Segunda foi iniciada com o avanço de motores de combustão com derivados do petróleo e a eletricidade. A Terceira surgiu com a popularização dos computadores e da internet.
Em todas elas, houve empreendedores visionários que aproveitaram as mudanças para revolucionar processos e operações dos seus negócios. A Ford, por exemplo, criou as esteiras de montagem e uma das maiores empresas estadunidenses. Já a Toyota aproveitou a tecnologia computacional para monitorar e automatizar seus processos produtivos.
Agora, estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial, uma transformação digital da economia com soluções, como:
- inteligência artificial — uso de softwares de automação com capacidade de aprendizado. Eles podem executar diversas tarefas repetitivas e aprender a como realizá-las de forma mais eficiente;
- Big Data — aplicações capazes de coletar e processar dezenas de gigabytes de dados por hora. Assim, podem ser identificados padrões e informações estratégicas sobre seus processos internos, o mercado e seus competidores, por exemplo;
- Internet das Coisas — uso de máquinas e equipamentos com sensores conectados à internet. Com isso, é possível coletar centenas de dados e automatizar processos.
Para se destacar, você precisa pensar estrategicamente na tecnologia a fim de otimizar sua cadeia de produção ou de serviços. Isso é imprescindível para ganhar competitividade.
No entanto, para que essas aplicações funcionem de forma eficiente, você também precisa de hardwares com excelente capacidade de processamento. Caso contrário, o potencial produtivo de um software se perde devido à lentidão de rodá-lo nos seus sistemas.
2. Aposte em mão de obra qualificada
Hoje em dia, as empresas de alta performance têm uma visão extremamente estratégica da mão de obra. Elas veem a contratação de funcionários como gestão de conhecimento. Porém, o que isso significa?
O que acontece quando uma empresa tem um colaborador mal qualificado? Ela precisa investir capital em capacitação básica. Enquanto se qualifica, o colaborador não trabalha com a produtividade plena. As operações se tornam mais lentas e susceptíveis a erros. Entre as consequências, seus clientes ficam insatisfeitos, entre outros problemas.
Quando você contrata uma mão de obra qualificada, os resultados são opostos. No dia a dia, esse colaborador acaba compartilhando seu conhecimento com os colegas. Com isso, surgem também oportunidades para otimizar processos.
Um colaborador qualificado tem um efeito multiplicador, podendo tornar seu negócio cada vez mais eficiente. As taxas de erros são menores, os clientes ficam mais satisfeitos, as operações se tornam mais ágeis e baratas. Então, na hora de contratar, lembre-se de que sua empresa também está gerindo conhecimento.
3. Garanta uma boa comunicação
Na estratégia de gestão de conhecimento, está uma comunicação eficaz, que envolve:
- seus funcionários saberem rapidamente quais são as mudanças operacionais que podem impactar no seu trabalho;
- a possibilidade de eles se comunicarem em tempo real com outros colegas. Desse modo, podem resolver impedimentos por meio de metodologias mais ágeis;
- as lideranças explicarem claramente para todos os setores quais são os objetivos estratégicos, os indicadores de performance (KPIs) e as metas que devem alcançar.
Essas medidas evitam que os processos fiquem lentos devido aos problemas de visibilidade. Afinal, um dos fatores que mais drenam a eficiência é as pessoas se perguntarem constantemente para quem e para que estão realizando determinada tarefa.
4. Padronize o fluxo
Existe um ditado latino que diz “repetitio est mater studiorum”, que pode ser traduzido como “a repetição é a mãe do aprendizado”. No mundo corporativo, isso deve ser um mantra, pois as empresas com processos padronizados tendem a colher resultados muito melhores.
Quanto mais seus colaboradores realizam um processo sempre da mesma forma, melhores eles ficam nas tarefas. Afinal, as sinapses neurais são reforçadas pela repetição. Dessa forma, ocorrem menos erros e o fazer fica mais automático. Além disso, quanto mais previsível é um processo, há menos estresse e ansiedade — dois outros grandes drenos da produtividade.
5. Realize análises contínuas
A informação é um dos grandes ativos empresariais. Ao realizar análises contínuas dos pontos fortes e fracos, das ameaças e das oportunidades, os responsáveis pelo seu negócio podem:
- entender onde estão os gargalos produtivos e tomar ações corretivas com mais agilidade;
- comparar seu desempenho com o dos seus concorrentes e fazer um planejamento estratégico para estar sempre um passo à frente deles;
- realizar análises preditivas que mostram se os seus objetivos corporativos serão conquistados com base nos indicadores atuais;
- entender a performance operacional atual e utilizar os dados para motivar os colaboradores.
6. Ofereça feedbacks práticos
Quando se trata de melhorar a performance da sua equipe, outra estratégia é oferecer feedbacks práticos e específicos. Porém, para que um feedback seja realmente útil, é importante que você seja criativo e pense fora da caixa.
Imagine que um dos colaboradores do seu departamento está enfrentando dificuldades em se adaptar a uma nova ferramenta de TI adquirida na modalidade Hardware as a Service. Em vez de simplesmente oferecer feedbacks genéricos e abstratos, você pode explorar a criatividade e sugerir:
- um jogo de simulação em que o colaborador tenha que lidar com situações em que a ferramenta é necessária para que ele possa se acostumar com seu uso;
- um treinamento personalizado para ajudá-lo a compreender melhor as funcionalidades da ferramenta;
- um grupo de discussão em que colaboradores experientes possam compartilhar suas experiências e, dessa forma, dar apoio aos menos experientes.
Com essas dicas, você pode contribuir para um número menor de paralisações ou realização de manutenções corretivas na rotina dos colaboradores.
7. Integre os processos para atingir a alta performance
Para entender a importância da integração, é preciso compreender que a maioria das empresas tem diferentes departamentos ou áreas que são responsáveis por atividades específicas, como vendas, marketing, produção, logística e financeiro.
Cada uma dessas áreas geralmente tem seus próprios processos, que muitas vezes são independentes e não se comunicam adequadamente com os processos das outras áreas. Portanto, quando os processos não estão integrados, podem surgir diversos problemas, como a duplicação de esforços, a falta de sincronia entre as atividades e impactos no gerenciamento de tempo.
Para atingir a integração, é preciso que a empresa esteja comprometida em criar uma cultura de colaboração e trabalho em equipe. Também é importante investir em sistemas que possibilitem a comunicação entre os diferentes departamentos da empresa.
Em todos esses pontos, a tecnologia é uma aliada. A transformação digital tem trazido resultados excelentes por permitir maior integração, uma comunicação mais eficaz e uma gestão de conhecimento inteligente. Com as soluções da Positivo Empresas, você terá hardwares de alta performance em computadores empresariais para rodar e gerir todos os seus processos de forma eficiente.
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