O modelo de tecnologia como serviço avançou rapidamente no mercado de ofertas pontuais para se tornar o modelo mais prático e eficiente para inclusão de alternativas modernas em empresas competitivas.
Além de soluções digitais, o Hardware as a Service surgiu como uma grande oportunidade de aproveitar o mesmo modelo para aquisição de computadores e infraestrutura.
Quer entender mais sobre esse modelo e suas vantagens? Continue lendo este artigo especial sobre o assunto!
O que é Hardware as a Service?
Hardware as a Service é um modelo de aquisição de equipamentos tecnológicos físicos e outros serviços relacionados a ele por meio de um método de assinatura, sem a necessidade de investir na aquisição desses ativos.
Por serviços relacionados, entende-se a inclusão de softwares produtivos, implementação em rotinas corporativas e suporte para uso e manutenção das máquinas ao longo da vigência do contrato.
É um tipo de oferta que segue a tendência atual da mudança de investimentos em capital (CAPEX) para serviços (OPEX), aumentando a flexibilidade de investimentos e a capacidade competitiva na era digital.
Como funciona?
O Hardware as a Service tem em sua base um funcionamento muito parecido com outras abordagens seguindo o mesmo método — SaaS, PaaS, IaaS etc.
A grande diferença é que, ao contrário destes, o HaaS envolve também o fornecimento e gerenciamento de ativos físicos de tecnologia, como computadores, servidores, periféricos e intermediários.
Essa relação começa na assinatura do contrato. Ao adquirir um serviço de hardware, a empresa tem acesso a esses equipamentos e softwares atrelados (dependendo do contrato) em uma relação de parceria que depende bastante de serviço para serviço.
Em alguns casos, o cliente pode solicitar ao fornecedor modelos específicos de computadores e outras máquinas para atender a demandas identificadas internamente.
Já em uma relação maior de serviço proporcionada pelo HaaS, esse negócio pode solicitar a participação do fornecedor como consultoria. A empresa parceira mergulha na sua rotina para identificar necessidades e oportunidades, sugerindo as melhores implementações de tecnologia para abordar esses pontos.
A partir do fornecimento, a relação se torna mais de suporte. No HaaS, você recebe gerenciamento de ativos e manutenção como parte do suporte — tanto para garantir o desempenho a longo prazo como para avaliar a necessidade de ajustes no hardware ofertado.
Dessa forma, o Hardware as a Service se torna uma oportunidade de transformação digital sem o risco de grandes investimentos em tecnologia. Você recebe exatamente o que precisa e pode adaptar essa oferta de acordo com a demanda.
Qual é a diferença entre Hardware as a Service e outsourcing?
Desde o começo da popularização do HaaS, existe uma dúvida muito comum sobre como ele se diferencia do já consolidado outsourcing de TI. Embora sejam serviços que se complementem, não são exatamente a mesma coisa.
O outsourcing de TI é uma proposta mais abrangente sobre a gestão tecnológica dentro de uma empresa. Nele, empresas buscam o suporte para todas as áreas relacionadas a mapeamento, planejamento e implementação de soluções para resultados de negócio.
Podemos dizer que o Hardware as a Service é uma oferta especializada dentro desse guarda-chuva maior do outsourcing. É um serviço focado e dedicado à implementação de ativos físicos e sua utilização dentro da empresa.
Com esse direcionamento, o HaaS é mais eficiente no que faz, trazendo ainda mais retorno para o investimento tão necessário em computadores e dispositivos que consolidam a produtividade digital, servindo de ferramenta de trabalho para os colaboradores.
Assim, o hardware como serviço é um contrato mais prático e operacional de dimensionamento, implementação e manutenção de máquinas. Aliado ao outsourcing e a um papel estratégico da TI interna, forma um ambiente mais dinâmico e competitivo na era da transformação digital.
Por que investir no Hardware as a Service?
Agora que você entende melhor o que é HaaS e sua relação com o outsourcing de TI, é hora de falar sobre os benefícios práticos desse serviço para empresas que investem nele.
Veja as razões que tornam tão importante a busca por Hardware as a Service dentro de empresas digitalizadas.
Redução de custos com hardware
A grande vantagem do Hardware as a Service que vem conquistando tantas organizações em setores públicos e privados é a possibilidade de contar com computadores e infraestrutura de última geração sem a necessidade de fazer grandes investimentos.
No modelo de locação de computadores, a assinatura amortiza os custos com hardware, eliminando a barreira inicial de aquisição que muitas vezes impossibilita a atualização de parques tecnológicos.
Com essa flexibilidade, o orçamento da TI pode ser utilizado de maneira mais inteligente, integrando aquisição de ativos, contratação de recursos e capacitação dos profissionais.
Oferta personalizada de tecnologia
Quando você investe em uma parceria de qualidade para o HaaS, não tem apenas o modelo mais flexível de pagamento, mas pode flexibilizar a própria oferta de hardware para atender exatamente ao que você precisa.
Nessa relação próxima desde a implementação, é possível analisar e discutir com o fornecedor as melhores opções para serem incluídas no seu parque tecnológico. Especificações, formatos, quantidade, tudo isso pode ser personalizado de acordo com a demanda. Assim, você evita desperdiçar dinheiro no que não precisa ou ter uma aquisição insuficiente.
E isso se torna uma customização constante, ao contrário dos ciclos pontuais de atualização. Se alguma estação de trabalho ou processo não está bem otimizado com as máquinas atuais, é possível acionar o serviço para fazer mudanças nos computadores e equipamentos disponíveis.
Manutenção facilitada
Um grande benefício de contratar Hardware as a Service é que a manutenção fica por conta da própria fornecedora dos equipamentos. Ou seja, é do interesse dela também que essas máquinas estejam sempre funcionando em seu pico de desempenho e segurança.
Isso sem contar no monitoramento ativo do estado de computadores e uma maior agilidade na hora de cumprir cronogramas de manutenção.
Isso reduz o índice de falhas e diminui consideravelmente o tempo ocioso de terminais de trabalho — que podem até paralisar processos quando indisponíveis por períodos longos.
Adaptação a diferentes modelos de produtividade
O processo de transformação digital acelerado durante a pandemia vem mudando a dinâmica de trabalho nas empresas.
Hoje, a relação entre profissionais e delegação de metas curtas de projeto vem se tornando prioridade acima do cumprimento de horas fixas de trabalho dentro do escritório.
Se antes um negócio podia investir em um lote de computadores iguais, por exemplo, hoje é preciso mais variação entre form factor (desktop, notebook, all-in-one etc.) e especificações de modelos para atender a diferentes funções e rotinas de trabalho.
Os notebooks corporativos demonstram isso: modelos que precisam de robustez, segurança e desempenho para serem utilizados tanto dentro quanto fora da empresa. Com essas dinâmicas variando de acordo com as estratégias, é preciso ter mais variação nas opções de trabalho.
Atuação estratégica da TI
Em modelos tradicionais de aquisição de ativos tecnológicos, a TI interna de uma empresa ou instituição pública acaba sobrecarregada pelos processos de implementação, monitoramento e manutenção.
Isso diminui a capacidade da equipe de assumir um papel mais estratégico na tomada de decisões: o de analisar tendências e objetivos de mercado e buscar soluções de tecnologia que levem todos os departamentos no caminho ideal para alcançá-los.
O Hardware as a Service tira esse peso de gestores de TI, que podem se dedicar ao core business e criar uma cultura de inovação dentro do negócio.
Mais segurança
A união de equipamentos personalizados a cada função e a manutenção ativa de um time especializado facilita o gerenciamento de ativos atualizados e seguros dentro da empresa.
Muitas brechas de segurança hoje são causadas por softwares e sistemas desatualizados, explorados por cibercriminosos que estudam correções não aplicadas. Com HaaS, você garante que a empresa está sempre com a última versão dessas ferramentas, blindando ainda mais seu sistema de dados.
Essa segurança se estende também para o próprio hardware. Com o fornecimento de máquinas mais modernas e voltadas para o uso corporativo, a possibilidade de invasão física é muito menor.
Ciclos de atualização mais rápidos
É raro que empresas — ou ainda mais instituições públicas — consigam fazer ciclos curtos de atualização de parque tecnológico. Um processo demorado, caro e que exige muito esforço e planejamento da TI.
Com o Hardware as a Service, esses ciclos podem ser reduzidos consideravelmente. Assim que surge a necessidade de novos computadores, servidores e dispositivos, uma reunião entre fornecedora e cliente leva a uma mudança nos modelos disponíveis.
Assim, o negócio nunca fica para trás em um mercado cada vez mais rápido. Um investimento na otimização produtiva, na segurança administrativa e na experiência do usuário.
Como a Positivo atua nesse sentido?
O programa Positivo As A Service é o melhor HaaS no mercado brasileiro hoje, não apenas por suas condições de contrato, mas por ser a união entre o fornecimento de uma marca que é referência no país com suporte especializado e inteligência de negócio.
Ao contar com a positivo como parceira, você recebe soluções customizadas para o perfil da empresa e as posições de trabalho, com modelos de computador corporativos de alta performance e softwares com as últimas atualizações no mercado.
Nosso foco não é apenas no fornecimento de tecnologia, mas em um modelo dinâmico e eficiente de relacionamento. Para isso, oferecemos atendimento personalizado sem custos adicionais de manutenção e atendimento diretamente na sua empresa.
Isso porque acreditamos que negócios inteligentes, com TI estratégica e sem limitações na linha de crédito, podem inovar com muito mais facilidade, trazendo a transformação digital ainda mais para a realidade do mercado e de consumidores.
Que tal, então, investir já em Hardware as a Service? Entre no site da Positivo e conheça nossas soluções!