Por mais que uma instituição pública ou privada tenha uma equipe de tecnologia eficiente, a importância da informação para a produtividade moderna pode trazer desafios importantes na rotina desses profissionais.
É por isso que a assistência técnica de TI é cada vez mais importante para o sucesso de negócios e organizações. Neste artigo completo sobre o assunto, entenda os benefícios de ter um serviço técnico de TI na sua rotina e o que ele oferece. Continue lendo!
O que é assistência técnica de TI?
Assistência técnica ou suporte técnico de TI é um serviço especializado que envolve o gerenciamento do estado operacional e estratégico de equipamentos tecnológicos dentro de uma empresa.
O termo é bastante abrangente em relação ao tipo de atribuições que podem ser exercidas pela parceria terceirizada dentro das possibilidades desse conceito mais amplo.
Em geral, podemos dividir o suporte de TI em modelos baseados na proximidade e profundidade de atuação do serviço.
O mais comum é a contratação de uma assistência técnica propriamente dita, em que a prestadora é contratada pontualmente para analisar e solucionar problemas relacionados ao desempenho de hardwares específicos.
Porém, nos últimos anos, um modelo muito mais vantajoso vem se popularizando entre empresas privadas e instituições públicas, que segue a filosofia moderna de “As a Service”.
Nesse tipo, em vez de suporte pontual, a assistência se torna uma parceria de gerenciamento e manutenção de parque tecnológico. A empresa fornecedora do serviço pode participar de decisões que impactam diretamente na eficiência das máquinas.
Estamos falando de escolha de modelos mais adequados para cada função, investimento em computadores, além de diretrizes para uso e monitoramento constante de desempenho.
Dessa forma, o suporte técnico se torna um suporte operacional, facilitando a relação entre colaboradores e tecnologia. Uma abordagem muito mais completa do que um simples conserto.
Qual é a importância da manutenção nos equipamentos?
Historicamente, a manutenção de computadores e outros equipamentos sempre foi feita pelo departamento de TI. No entanto, à medida que a equipe de tecnologia se torna mais importante para o core do negócio, a assistência técnica de TI vem ganhando espaço ao trazer uma série de benefícios para essa rotina.
Veja então a importância de investir na manutenção como serviço por meio das vantagens que ela proporciona.
Reduzir custos
Assim como vários serviços que otimizam rotinas dentro de uma instituição, a assistência técnica deve ser vista como um investimento, não um gasto.
Afinal, a manutenção preditiva de computadores leva à correção de problemas de desempenho e defeitos antes que eles se tornem mais custos: quando é preciso trocar uma peça, mover o equipamento, substituir etc.
Aumentar a vida útil de equipamentos
Além de reduzir os custos de manutenção, um bom suporte garante que aquela máquina terá seu desempenho ótimo por mais tempo.
Principalmente em instituições públicas, que precisam aproveitar ao máximo o seu orçamento e que contam com ciclos de atualização mais longos, o sucesso produtivo está muito ligado à longevidade dos computadores adquiridos.
Evitar a obsolescência
Relacionado ao tópico anterior, podemos dizer que a manutenção preventiva e ativa mantém equipamentos eletrônicos úteis por mais tempo.
É claro que, em algum momento, essas máquinas ficam defasadas demais para o trabalho que desempenham. Mas a falta de cuidado com elas muitas vezes faz esse momento chegar mais cedo, exigindo trocas de peça e intervenções caras demais para valer a pena.
Agilizar processos
Equipamentos bem mantidos contam com mais desempenho. Essa é uma regra inegável no mundo da tecnologia.
E mais desempenho significa agilidade na hora de processar dados, realizar tarefas e se comunicar com outras posições dentro da empresa.
Diminuir o tempo de ociosidade
Um dos grandes problemas de se apoiar apenas em manutenções pontuais é que, muitas vezes, o que seria um pequeno problema é ignorado até que se transforme em uma dor de cabeça maior. Algo que seria resolvido em uma hora é ignorado até que o defeito exija dias sem acesso àquele equipamento.
A manutenção preventiva permite que os profissionais possam agir rápido para reduzir o índice de falhas e evitar terminais parados, talvez até a paralisação completa de departamentos que seria evitável.
Aumentar a segurança
A manutenção não serve apenas para os componentes físicos do computador. Também envolve atualizações, verificações de discos, patches em códigos.
Esse tipo de intervenção constante ajuda a empresa a manter computadores sempre na sua melhor versão para evitar e combater riscos cibernéticos — algo muito importante de ser observado desde a entrada em vigor da LGPD.
Planejar novos investimentos
Quando a manutenção é constante e ativa, a equipe de TI tem uma visão mais completa e contextualizada do estado técnico e de desempenho de seu parque tecnológico.
Isso significa que as oportunidades e necessidades de investimento ficam claras com antecedência, para que os profissionais responsáveis possam planejar novas aquisições com tranquilidade.
Quais os benefícios da assistência técnica de TI terceirizada?
Por tudo o que conversamos até aqui, fica claro que a manutenção de computadores não deve mais ser vista como algo pontual dentro de organizações eficientes. É um modelo de serviço que preza o gerenciamento e monitoramento para o máximo de retorno no investimento em tecnologia.
Para consolidar ainda mais essa ideia, veja os principais benefícios de contratar uma assistência técnica de TI terceirizada.
TI estratégica
Um dos pontos principais do outsourcing de TI é a mudança do papel da equipe de tecnologia dentro de uma empresa ou setor público. Se antes o departamento servia puramente para esse apoio, hoje suas atribuições são muito maiores.
A TI hoje precisa estar próxima dos tomadores de decisão. Seu papel não é só garantir o funcionamento dos equipamentos, mas fazer com que eles sejam a ponte entre estratégias e resultados práticos.
Assim, contratar uma assistência é o melhor formato para libertar a TI desse papel de suporte. A empresa terceirizada cuida da manutenção, enquanto o time interno pensa em mercado, produtividade e eficiência.
Gerenciamento do parque tecnológico
Algo que esse serviço traz para dentro de empresas e instituições é visibilidade: de inventário, de desempenho, de sinais de problemas que precisam ser abordados com antecedência.
O suporte técnico se torna, então, um apoio à gestão de parque tecnológico. A TI interna tem dados e processos detalhados sobre o estado atual das máquinas e pode se planejar de acordo, investindo em manutenção preventiva e extensão de ciclos de atualização.
Melhores condições de trabalho
A tecnologia hoje afeta diretamente a qualidade de trabalho, já que está presente em praticamente todas as tarefas e processos em empresas do setor de serviços e setor público.
Portanto, um acompanhamento especializado significa a garantia das melhores condições possíveis para que cada colaborador exerça a sua função.
Inclusive, a segurança e a confiabilidade que um suporte dá ao uso dessas máquinas permite até a flexibilização dessas posições, aumentando as oportunidades para trabalho remoto.
Melhor gestão de dados
Com a garantia de equipamentos confiáveis e seguros, a instituição como um todo ganha também mais confiança nos dados que são armazenados e processados nessa estrutura.
Na era da informação, ter essa segurança permite que tomadores de decisão sejam mais eficientes em suas posições, aumentando a agilidade de adaptação de negócios ao mercado.
Agilidade e confiabilidade de acesso a sistemas
Como já falamos anteriormente, a segurança da informação é um fator fundamental de sucesso nos dias de hoje. E, se isso é verdade, a assistência especializada faz toda a diferença nessa equação.
Computadores atualizados e sem brechas de segurança significam mais confiança nos dados e tranquilidade de acesso, aumentando a produtividade sem colocar em risco informações da organização e de terceiros.
Suporte para decisões de negócio
Como notamos, o suporte técnico moderno não é apenas uma ferramenta de manutenção. O serviço pode ser incluído em diversas fases da relação de uma empresa com a tecnologia, incluindo atualizações, aquisições e reformulação de infraestrutura.
Portanto, a assistência técnica pode dar essa base para decisões de negócio como investimento em computadores, contratações de outros serviços operacionais e até mesmo as melhores formas de utilizar os ativos à disposição.
Como funcionam os serviços da Positivo?
O grande diferencial da Positivo na relação com nossos clientes é exatamente essa visão global da relação entre seu parque tecnológico e seus resultados práticos.
É com esse conceito que oferecemos o Positivo As A Service. Desde a fase de planejamento, imergimos nas necessidades de um negócio ou instituição pública para traçar os melhores caminhos de investimento e manutenção no gerenciamento de ativos para a TI.
Além da consultoria, oferecemos a locação de computadores corporativos de alto desempenho, com soluções customizadas, para que você tenha acesso a terminais de ponta sem comprometer o orçamento da empresa.
Por fim, acompanhamos sua jornada em uma parceria de suporte próximo, ativo e preditivo, garantindo o seu sucesso em relação ao uso de tecnologia.
É o tipo de assistência técnica de TI que vai muito além da simples manutenção. Um serviço global de transformação digital, que ajuda você a atingir novos níveis de eficiência, automação e economia digital.
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