Você já parou para pensar que praticamente toda a base da prática de TI que temos hoje está ligada de alguma forma ao fundador da Microsoft? Assim como aconteceu com outros pioneiros da época, foi o empreendedorismo e a vontade de mover o mundo que o tornou uma referência capaz de extrapolar a área da tecnologia.

Será que você pode ter o mesmo impacto na sua empresa? Neste post, vamos apresentar 7 conselhos de Bill Gates que podem ajudar você nessa jornada, tanto para melhorar o seu sistema quanto a sua visão profissional, dando um impulso novo na sua carreira! Confira!

1. Tenha objetivos claros e faça tudo para persegui-los

O primeiro dos conselhos de Bill Gates que apresentaremos aqui não foi dito por ele, mas é uma atitude que demonstra muito o que é preciso para ter sucesso em uma carreira tecnológica.

O contrato assinado entre a IBM e a Microsoft para utilização do MS-DOS na gigante da tecnologia é um marco na história da computação, mas o que nem todo mundo sabe é que Gates simplesmente não tinha o que entregar naquele momento.

O que se tornou o clássico sistema operacional ainda era um protótipo, impossível de saber se poderia funcionar no prazo dado pela IBM. Mas isso não o impediu, pois sabia muito bem quais eram seus objetivos.

A sua ideia parecia inconcebível na época: produzir um computador pequeno e eficiente o suficiente para que cada pessoa tivesse o seu próprio hardware. Com essa ideia em mente, ele convenceu a IBM de que seria capaz de entregar um SO comercial que permitisse essa revolução e correu atrás de um software embrionário que se tornaria o MS-DOS — pagando $ 75 mil.

O que podemos concluir com isso é que nem sempre a empresa tem os recursos ou a disponibilidade para aprimorar a TI ou dar sinal verde para novos projetos que poderiam beneficiá-la.

Nesses momentos, é seu papel identificar o que e como fazer para aumentar a eficiência da TI e de todo negócio. Quando há vontade, encontra-se um caminho. Você precisa ficar de olho nas oportunidades e ter a coragem de arriscar.

2. Saiba dizer não

Segundo a filosofia que Bill Gates assumiu depois de transformar sua empresa de garagem em uma gigante mundial, é importante seguir seus instintos e agarrar todas as oportunidades que surgirem. No entanto, é preciso saber quando parar.

Não é raro que pessoas em papel de gerenciamento dentro do escritório percebam que um projeto está sendo dirigido para a direção errada, mas insiste no erro com medo de parecer indeciso ou por simples teimosia de que uma hora aquele plano dará certo.

3. Aceite todos os feedbacks

Outra coisa difícil para quem já alcançou uma posição de destaque na sua área é aceitar as críticas. Mas isso é tão importante que até Bill Gates, um dos mais bem-sucedidos profissionais de tecnologia da história, faz questão de ouvir e assimilar feedbacks.

Como ele afirma em um de seus livros, abraçar as más notícias significa entender em quais pontos o seu trabalho e o seu sistema podem ser aprimorados. O importante é saber separar as críticas construtivas e incorporá-las de verdade no seu trabalho.

É esse processo de autoconhecimento e autoavaliação que faz qualquer pessoa crescer em sua carreira. Portanto, não leve feedbacks para o lado pessoal ou se sinta ofendido. Use essas críticas como degraus na sua escada para o sucesso.

4. Nunca pare de aprender

Se estamos falando de crescimento profissional, estamos falando sobre nunca parar de aprender. Essa é uma dica frequente nos conselhos de Bill Gates. O bilionário é conhecido por ser um leitor ávido — inclusive, mantém uma área em seu blog para conversar sobre suas leituras e indicar obras que acha relevante.

Quando você analisa esses livros, fica clara mais uma dica: procure ler conteúdos que abordem outros temas além da tecnologia, com títulos sobre economia, comportamento, estilo de vida e até ficção.

O que tirar disso? Aprender é um processo contínuo e nunca pode se limitar a apenas sua área profissional. Expandir seus conhecimentos é uma forma de ganhar visão de negócio e criatividade. É encontrar novas saídas para problemas antigos com os quais a sua TI convive.

5. Aprimore sempre

Aprimorar é um processo contínuo e interminável. Aprimore os seus conhecimentos, a sua carreira, a sua equipe e o seu sistema.

Em um discurso na faculdade de Harvard, Bill Gates disse que “o mais importante é nunca parar de pensar e trabalhar”. A ideia é que um profissional de sucesso está sempre se perguntando o que pode fazer para melhorar.

Isso vale para a sua carreira e para a sua TI. Esteja sempre se atualizando, se informando sobre novas tecnologias e processos e perguntando como você pode traduzir essas novas ideias em soluções práticas para a sua empresa.

6. Gerencie pessoas tão bem quanto as máquinas

Falamos bastante sobre aprimorar a tecnologia em um negócio como caminho para o sucesso, mas Bill Gates nunca se esquece da importância de gerir, também, as pessoas. Ele mesmo já assumiu que cometeu mais erros nessa área do que em qualquer outra.

Não dá para mudar o mundo sozinho, nem mesmo os rumos da sua empresa. Ter uma equipe entrosada, com profissionais empoderados e incentivo à colaboração é o caminho mais rápido para uma TI eficiente e produtiva.

Portanto, inclua seus colaboradores nas suas decisões. O resultado é uma proliferação de insights e ideias criativas que você talvez não conseguisse conceber sozinho. A união torna qualquer sistema mais ágil, eficiente, seguro e confiável.

7. Saiba ajudar os outros

São conhecidas as contribuições de Bill Gates para o bem da humanidade fora do mundo corporativo por meio de sua fundação. Então, vamos deixar esse como o último conselho desta lista.

A consciência de que sua empresa está inserida em uma sociedade complexa e desequilibrada ajuda você a pensar e incentivar ideias em todos os departamentos sobre ações que possam melhorar a vida de todos.

Podem ser programas sociais, projetos de educação e conscientização ou qualquer ajuda a instituições e melhorias públicas no seu entorno.

Talvez pareça algo muito longe da realidade da TI, mas quanto mais a tecnologia se torna importante na vida das pessoas, mais poder você tem para mudá-las.

Seja no âmbito pessoal, profissional ou social, os conselhos de Bill Gates apontam todos para um comportamento só: a vontade do gestor de TI de estar sempre buscando se desenvolver, interna e externamente, aprendendo sem parar e com uma visão coletiva do que faz um profissional ter sucesso em sua carreira.

E aí, ficou inspirado? Você já pratica algum desses conselhos ou conhece alguma ideia de Bill Gates que não comentamos? Então, conte para a gente nos comentários!

Escreva um comentário

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.

Share This