
O descarte sustentável é uma estratégia que, nos últimos anos, vem sendo aplicada com o objetivo de preservar o meio ambiente. Trata-se de um processo que permeia debates relacionados à gestão de resíduos sólidos e às questões ambientais. Esse assunto ganhou espaço devido aos altos níveis de produção e ao acúmulo do lixo eletrônico, que resulta da obsolescência programada.
Materiais que não são recicláveis e que não são descartados de forma adequada prejudicam a natureza. Por isso, há discussões no mundo inteiro sobre a sustentabilidade, que já passou a ser considerada como um diferencial para as empresas que a adotam. Neste conteúdo, vamos fornecer as principais informações sobre o descarte sustentável de produtos tecnológicos.
Deseja entender mais sobre como é realizado o processo de descarte ecológico? Continue a leitura e veja a importância desse assunto!
O que é o descarte sustentável de produtos tecnológicos?
O descarte sustentável de produtos tecnológicos é a destinação final que é dada aos equipamentos originados pela tecnologia. Os materiais eletrônicos — ou e-lixos — são compostos por substâncias tóxicas e nocivas ao meio ambiente e à saúde humana. Nesse grupo, estão incluídos os monitores, notebooks, celulares, computadores, baterias e carregadores, entre outros.
O mapeamento da produção de resíduos deve ser feito pelas empresas que detêm o controle e a administração dos bens produzidos. Os consumidores desses produtos precisam ser orientados sobre o que fazer com esses materiais quando eles deixam de ser úteis.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) responsabiliza os produtores, comerciantes e usuários pela destinação dos itens. O empreendedor deve mapear os seus produtos e declará-los por meio da Declaração de Resíduos Sólidos.
É possível contratar uma consultoria para promover hábitos sustentáveis e garantir o descarte apropriado desses materiais, visto que algumas empresas se especializaram em descarte ecológico e cuidam de todo o processo. Elas retiram os produtos, os descaracterizam, separam e fazem a destinação final.
Qual a importância de fazer o descarte sustentável de produtos tecnológicos?
É muito importante fazer o descarte sustentável de produtos tecnológicos, porque essa prática reduz os danos ao meio ambiente. Além do mais, esse processo ajuda no crescimento da empresa, tendo em vista que ela ganha visibilidade por meio do marketing verde. É um caminho prático e que está disponível para os clientes sem que eles tenham que sair de casa.
Liberação de espaço
O descarte ecológico garante que o espaço das empresas fique livre de equipamentos que já não funcionam ou não são mais utilizados. No lugar desses materiais, pode-se criar um espaço de lazer, por exemplo. Por outro lado, se eles forem enviados para a reciclagem, poderão ser desmontados e reaproveitados. Caso os equipamentos ainda funcionem, doe-os para uma instituição filantrópica.
Proteção do solo
Descartar corretamente os lixos eletrônicos impede que o lençol freático e o solo sejam contaminados por metais pesados. Tablets, celulares, notebooks e computadores jamais devem ser jogados fora como se fossem lixo comum. Eles são compostos por arsênio, cádmio, mercúrio, chumbo e outros produtos químicos extremamente nocivos à natureza.
Controle de doenças
Resíduos sólidos que são descartados de maneira indiscriminada se tornam vetores de doenças e favorecem o surgimento de outras pragas, por ficarem acumulados em um local inadequado. Se não houver seleção e controle desses materiais, pode ocorrer a proliferação de insetos como o mosquito da dengue, baratas, ratos e animais venenosos, que prejudicam a saúde pública.
Credibilidade no mercado
Fazer o descarte sustentável gera confiabilidade à sua empresa, que ganha credibilidade no mercado. Uma organização que se preocupa com o meio ambiente está mais propícia a ter sucesso, pois cumpre os requisitos ambientais, evita multas e conquista o público que já está bem-informado. Assim, a organização promove a sua imagem diante da sociedade e ganha a preferência dos consumidores.
Obtenção de lucros
É possível obter lucros no mercado de resíduos por meio do descarte sustentável, já que esses equipamentos inúteis podem ser comprados. Além de vender o que não utiliza, a empresa pode comprar resíduos de outras organizações e reaproveitá-los para reduzir os gastos com matéria-prima. Não é necessário ofertar um grande volume de materiais para fazer parte desse mercado.
Como esse descarte deve ser feito?
As empresas podem fazer parcerias com outras organizações que cuidam do descarte sustentável. Inclusive, existem seguradoras que apoiam a causa verde e atendem demandas individuais dos consumidores segurados que são adeptos dos hábitos sustentáveis. Depois de escolher a melhor opção, você pode agendar a coleta dos itens eletrônicos que pretende descartar.
Geralmente, os atendimentos são feitos conforme a necessidade do solicitante e por intermédio de uma central que fica disponível no WhatsApp, chat, telefone e e-mail. Após realizar o agendamento, é efetuada uma confirmação com o envio de fotografias dos colaboradores que vão coletar o material, para aumentar a segurança das partes envolvidas.
No horário agendado, a equipe vai até o endereço indicado e faz a retirada dos equipamentos descartados mediante identificação. Os profissionais levam consigo ferramentas e equipamentos de proteção individual, caso sejam necessários para desmontagens. Depois da retirada, os resíduos são transportados para um centro de triagem onde serão separados por tipos.
A seguir, as peças são direcionadas para a empresa recicladora e podem voltar para o mercado em outros produtos. Vale destacar que algumas organizações oferecem um certificado de destinação responsável, para comprovar que você está cumprindo a legislação vigente, ajudando a preservar o meio ambiente da poluição e evitando a contaminação de recursos naturais.
Como é realizado o processo de descarte ecológico?
Como você pôde ver, existe um processo organizado para fazer o descarte ecológico, o qual é composto por quatro etapas. A primeira delas é denominada retirada, que se trata da ação realizada pelos profissionais que recolhem o resíduo descartado no horário, data e local informados pelo cliente. O seu agendamento pode ser feito online ou por aplicativo.
Em seguida, vem o procedimento de triagem. Nessa fase, o resíduo que já foi retirado é levado até uma agência especializada no descarte ecológico. Ela vai conduzir o processo de triagem do lixo eletrônico, separando os equipamentos de telefonia, informática e eletrodomésticos uns dos outros. O próximo passo é a descaracterização.
A descaracterização é a desmontagem dos equipamentos, ou seja, o processo inverso da sua montagem. Nesse momento, os resíduos voltam a ser matéria-prima, já que as carcaças poderão ser recicladas e reaproveitadas. Na última fase, os materiais são direcionados para tratamento e reciclagem.
Entendeu o que é descarte sustentável de produtos tecnológicos e descobriu se está fazendo isso da maneira correta? A Positivo é uma empresa especializada no fornecimento de equipamentos e já aderiu à Green IT ou — TI Verde. Isso mostra que ela se preocupa com a sustentabilidade e a diminuição do impacto ambiental. Além disso, trabalha com fornecedores que atendem às leis ambientais vigentes.
Você se importa com o descarte sustentável e almeja preservar o meio ambiente para ter uma vida mais saudável? Então, conheça e faça parceria com a Positivo!