Diversidade e inclusão no setor de TI é uma pauta atual. Mas esse assunto precisa sair do campo da discussão e começar agora mesmo a ser colocado em prática, proporcionando oportunidades reais para todos os grupos sociais e étnicos.
O Brasil, por sua natureza, sempre teve uma grande diversidade de grupos. Mas não podemos negar que ainda há muita desigualdade quando pensamos nas minorias. Por isso, é necessário desenvolver estratégias que levem o setor de TI a contribuir com a mudança em nossa sociedade.
Acompanhe este post até o final e descubra formas práticas de assegurar a diversidade e inclusão no setor de TI!
O que significa um ambiente de trabalho diversificado
Um ambiente de trabalho diversificado é aquele em que há um equilíbrio na distribuição de cargos, em termos de gênero, raça, situação social, condição física, faixa etária e nível de escolaridade.
O governo vem criando políticas públicas para obrigar a inclusão de negros e pessoas com deficiência na empresas. No entanto, as empresas que realmente valorizam a diversidade não se guiam apenas por leis, e estão um passo à frente.
Um exemplo é a Google — expoente no mercado de TI —, que criou o programa Women Techmakers para incentivar uma maior participação de mulheres na área de tecnologia. Essa é um exemplo de iniciativa a ser seguida para a inclusão de todos os grupos sociais e étnicos.
Como é o atual cenário no setor de TI
De acordo com a pesquisa CIO 2019, realizada pela KPMG em conjunto com a Harvey Nash, de cada 5 profissionais da área de TI, somente 1 é mulher. O estudo também revela que apenas 12% dos postos de chefia do setor são ocupados por mulheres.
Já um estudo da Softex concluído em 2017 indica que o salário das mulheres no setor de TI é 11% menor do que o dos homens, mesmo em se tratando de ocupação de cargos iguais.
Esses dados são surpreendentes, considerando que mais da metade da população com nível de escolaridade superior, que é economicamente ativa, é composta por mulheres, segundo o IBGE.
Mas a discussão também precisa ser ampliada para as outras minorias, como negros e pessoas com deficiência.
Apesar de ainda não haver um estudo completo sobre o número de negros no setor de TI no Brasil, podemos usar como base a pesquisa americana intitulada Save Our Cities: Powering The Digital Revolution – State of Black America 2018, que mostra que, em 2018, apenas 5,8% dos negros dos EUA ocupavam postos de emprego na indústria da tecnologia.
Já em relação às pessoas com deficiência, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia divulgou em fevereiro de 2019 que o país registrou número recorde de contratação de PCDs. Em 2018, foram contratadas 46,9 mil pessoas com deficiência (incluindo empregos formais e aprendizes).
No entanto, de acordo com o último Censo (2010), no Brasil, existem mais de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que prova que ainda há muito trabalho a ser feito.
Como se preparar para a inclusão
Apenas ter a vontade de aplicar a diversidade e inclusão no setor de TI não é suficiente. Isso porque a infraestrutura e, principalmente, a cultura da empresa precisam ser preparadas para proporcionar as condições adequadas de recebimento das minorias.
Confira na sequência algumas iniciativas que podem ser colocadas em prática.
Coerência normativa
Regras, normas internas e métodos de trabalho devem ser inclusivos e não podem gerar impedimentos ou formas de discriminação.
Por isso, é fundamental que os líderes e gestores estejam a par da nova realidade a ser implementada na empresa e realmente vistam a camisa da inclusão e diversidade.
Adequação ergonômica
O ambiente de trabalho deve ser adequado às condições físicas dos indivíduos, de modo a evitar desconfortos e riscos à segurança e à saúde do trabalhador. Para atender à diversidade, o ideal é que a empresa disponibilize:
- cadeiras e mesas reguláveis;
- corredores largos;
- banheiros adaptados;
- móveis bem distribuídos, para evitar a criação de barreiras e obstáculos;
- rampas e elevadores adequados e com sinalização especial;
- equipamentos, ferramentas e demais materiais acessíveis a todos.
Boas práticas de convivência
Desenvolver ações de comunicação interna e treinamentos que eduquem os colaboradores quanto às melhores práticas na convivência com a diversidade é fundamental.
Mas para que a estratégia tenha sucesso é essencial que representantes das minorias dentro da empresa estejam engajados nas ações. Assim, respeita-se o lugar de fala de cada indivíduo e as estratégias se tornam muito mais objetivas e eficazes.
Afinal, nada melhor do que uma pessoa que já sofreu o preconceito para mostrar aos colegas quais são as melhores abordagens no trato com a diferença.
De que forma o TI pode ser propulsor na acessibilidade
A tecnologia da informação tem viabilizado diversas formas de acessibilidade. Cada vez mais, softwares e hardwares estão sendo pensados e produzidos visando facilitar o dia a dia de todas as pessoas.
A Internet das Coisas (IoT) e a tecnologia de reconhecimento de voz, por exemplo, têm permitido a automação por comando de voz, o que facilita o controle de máquinas e equipamentos por pessoas com limitações de mobilidade.
Placas e sinalizações interativas — ou que emitem sons especiais em pontos de ônibus, semáforos e estações de metrô — estão tornando as cidades inteligentes, acessíveis e inclusivas.
Já que a evolução da tecnologia está causando uma grande transformação digital, nada mais justo do que as próprias empresas de TI auxiliarem no fomento a essa nova realidade social.
Principais motivos para se apostar na diversidade
Muitos gestores não sabem, mas investir em diversidade e inclusão pode representar um grande salto na produtividade, na melhoria do ambiente de trabalho e, consequentemente, nos lucros da empresa.
Descubra, a seguir, alguns motivos para promover a diversidade e inclusão no setor de TI.
Melhoria da criatividade e inovação
A diversidade potencializa o lado criativo das equipes de trabalho, já que há o compartilhamento de diferentes pontos de vista, experiências profissionais e de vida.
Dessa forma, surge um campo fértil para a inovação disruptiva — que revoluciona produtos, serviços, processos e modelos de negócios.
Melhor percepção da marca
Quando uma empresa demonstra que valoriza e pratica a diversidade e inclusão, tanto os colaboradores quanto os clientes passam a ter uma melhor percepção da marca.
Isso impacta na aceitação dos produtos e serviços da organização, aumentando a competitividade no mercado.
Maior atração e retenção de talentos
Realizar boas práticas de diversidade e inclusão no setor de TI revela a responsabilidade social da organização. Isso torna a empresa mais atrativa para os melhores talentos, assim como facilita a retenção de profissionais de excelência e torna o ambiente de trabalho mais colaborativo.
Como vimos, ao mesmo tempo em que tecnologias têm sido desenvolvidas para promover maior inclusão e atendimento às diversidades, ainda há muito a se fazer para que o cenário de fato seja modificado nas empresas.
Então, comece agora mesmo a aplicar a diversidade e inclusão na sua empresa. Ainda que o cenário não esteja 100% pronto e adaptado para encarar essa nova realidade, pequenas ações já podem ser implementadas para começar a contribuir com esse aspecto da sociedade.
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