
Neste artigo, vamos falar de um assunto delicado para o gerenciamento de pessoas em uma rotina empresarial: a necessidade de passar feedbacks positivos e negativos a colaboradores dentro de uma equipe ou projeto.
Como esta é uma prática fundamental para o crescimento dos funcionários e da empresa, um mau gerenciamento desses feedbacks pode gerar problemas para ambos.
Quer entender melhor como funciona essa relação? Então, acompanhe o texto e confira algumas dicas para garantir os benefícios desse processo!
A importância dos feedbacks
Medir performance, identificar erros e acertos e discutir sobre o que poderia ser feito de forma diferente são etapas inerentes ao aprendizado. Isso significa que, para aprimorar o nosso trabalho, precisamos passar constantemente por uma avaliação das nossas ações, além de pensar em perspectivas para ações futuras.
Em um cenário corporativo, esse aprimoramento é o que garante a constante evolução de produtividade e processos, fazendo com que cada colaborador tenha como foco a otimização do seu trabalho, se esforçando para sempre exercer suas funções da melhor forma.
Entretanto, a forma como os feedbacks são feitos pode prejudicar mais do que auxiliar a sua equipe. Isso porque um gerenciamento ruim dessas avaliações pode causar frustrações, pressões desnecessárias e um sentimento de competição tóxica, que limita a produtividade de todos os profissionais.
O feedback profissional é uma forma de mensurar e repensar o trabalho de cada pessoa dentro de um ambiente de trabalho. Por isso, podemos dizer que o sucesso de um bom feedback está no equilíbrio entre identificar problemas e apontar soluções.
Nesse contexto, as críticas construtivas sempre serão uma solução saudável para o ambiente corporativo: seja positivo ou negativo, o feedback precisa visar a construção de práticas melhores de trabalho a partir das qualidades já existentes.
Como dar feedbacks positivos e negativos
Há gestores que falham no gerenciamento de suas equipes ao pensar que devem tratar feedbacks de maneiras diferentes — por exemplo, falar descontraidamente ao fazer uma boa avaliação e, quando é necessário indicar pontos de melhoria, adotar uma postura mais séria.
A melhor forma de contribuir para a não acomodação, em um momento de sucesso, nem desânimo em relação a um fracasso é elaborar um sistema padronizado e inteligente para o compartilhamento de feedbacks. Não existe uma única maneira certa para se fazer isso, mas algumas dicas são muito importantes para garantir uma boa estratégia. Veja a seguir!
Crie uma metodologia para seus feedbacks
Os feedbacks são vistos de forma mais profissional pelos colaboradores quando seguem uma metodologia clara e padronizada para todas as avaliações.
O ideal é compartilhar e pedir apoio da equipe na elaboração dessas rotinas de feedbacks. Dessa forma, todos saberão como isso será feito e a transparência do processo proporcionará confiança na gestão do time.
Saiba quando dar feedbacks individualmente ou em grupo
Uma das atitudes mais danosas para um ambiente de trabalho é expor falhas e erros de uma pessoa para outros colaboradores desnecessariamente. Por isso, bons gestores sabem diferenciar quando o feedback é voltado a uma pessoa ou a toda a equipe e age de acordo.
Geralmente, avaliações de performances individuais correspondem a um tipo de abordagem diferente: alguns preferem dados mais objetivos sobre seu desempenho, enquanto outros (principalmente iniciantes na carreira) necessitam de uma conversa mais educativa e construtiva sobre pontos fracos e como resolvê-los.
Portanto, o feedback individual depende mais do feeling e das habilidades de liderança pessoal do gestor. Já feedbacks positivos e negativos relativos ao desempenho coletivo ou situações impessoais do projeto precisam ser expostos ao grupo para que todos reconheçam suas responsabilidades e apontem possíveis soluções.
Reconheça os diferentes perfis presentes na equipe
Conhecer a equipe é vital para o sucesso de um gestor. Personalidades, humores, relação que você tem com o colaborador: tudo isso afeta na forma como cada pessoa recebe uma avaliação.
Alguns profissionais podem ter sua produtividade prejudicada, por exemplo, após receber uma crítica ruim. Já outros se acomodam quando recebem uma boa avaliação. Então, considerando que as pessoas são diversas e a forma escolhida para a comunicação pode mudar tudo, a sensibilidade e a empatia do gestor faz toda a diferença nesse momento.
Tenha sempre como base a metodologia elaborada, mas adapte a conversa e a forma de expor a avaliação de acordo com a forma que cada colaborador lida com esse processo. Este é um trabalho lento, de conhecimento e ajustes ao longo do tempo, mas que será valido.
Prepare-se para o momento da conversa
O seu preparo para uma sessão de feedback começa no conhecimento sobre a equipe e passa por outras ações importantes, que antecedem o início da conversa.
O ideal é estudar os dados, entender como podem ser melhorados e guiar a conversa por esse caminho. Ter um roteiro ou, pelo menos, uma pauta do que será discutido ajuda bastante a manter a objetividade da conversa.
Sempre complemente uma crítica com um possível plano de ação
Não é produtivo indicar a falha de um profissional sem apontar um caminho para corrigi-la. Da mesma forma, pouco adianta parabenizar o sucesso sem, em seguida, apontar os próximos objetivos a serem alcançados.
Todo feedback deve levar a uma próxima ação e toda avaliação deve vir acompanhada por projeções para os indicadores no futuro. Isso vale para todas as situações: se o feedback é positivo, negativo, individual ou em equipe.
Dentro do contexto de TI, é como um desenvolvedor analisa a performance de seu código: a busca constante por aprimorar resolvendo pontos fracos e reforçando pontos fortes.
Como implementar uma cultura de feedback
Uma cultura de feedback forma um ambiente em que toda a equipe sabe que está sendo avaliada — entendendo que a sua análise não visa apontar erros, mas sim contribuir para o crescimento de todos como uma equipe.
Por fim, uma última dica para obter sucesso nessa prática é: você precisa dar liberdade para que os colaboradores também possam avaliar o seu trabalho, além do próprio desempenho, e se sintam à vontade para expor suas opiniões.
Um ambiente de trabalho aberto ao diálogo, com uma cultura de aprimoramento permanente, tem tudo para obter sucesso na produtividade e na qualidade de seus projetos.
E você, como vem implementando o feedback na sua empresa? Os perfis na sua equipe são muito diferentes uns dos outros? Como você lida com esse cenário? Deixe um comentário e divida suas impressões e experiências!