
Você sabia que é possível trocar a aquisição pela locação de desktop? Esse modelo de serviço é cada vez mais utilizado no mundo, pelas vantagens e pela flexibilidade que gera para o gerenciamento de TI.
Se você está conhecendo só agora essa alternativa, continue a leitura deste conteúdo! Listamos as 7 dúvidas mais comuns sobre o assunto.
1. Quais são as vantagens do aluguel sobre a aquisição?
Quando apresentamos esse modelo a qualquer profissional de TI, é lógico que a primeira pergunta que surge é sempre o porquê. O melhor argumento a favor do aluguel está em uma mudança que você já deve estar colocando em prática na empresa.
Estamos falando da transição de investimentos em CAPEX (bens de capital) por OPEX (bens de serviço). Com o avanço na sofisticação de ofertas de serviços tecnológicos, está cada vez mais vantajosos trocar infraestrutura física por recursos entregues remotamente por assinatura.
Se muitas das necessidades de uma empresa podem ser virtualizadas, ter um bom desktop para desempenho de tarefas pesadas ainda é importante — só que isso não significa mais ter que comprar o equipamento.
Ao alugar, você ganha principalmente estes benefícios:
- a empresa troca o comprometimento em um grande investimento inicial por um planejamento mais previsível em modelos de assinatura;
- seus computadores estão sempre atualizados, sem precisar gastar muito em ciclos mais curtos de aquisição;
- a empresa parceira oferece suporte para a utilização das máquinas;
- o desktop com problemas pode ser substituído por um reserva, eliminando o tempo parado de estações de trabalho.
Esses são apenas alguns dos principais motivos que estão atraindo gestores de todo o mundo para a aposta na locação de desktop. São argumentos que estarão presentes nas próximas questões da nossa conversa, mas que de cara já dão uma ideia do porquê é interessante investir.
2. De que maneira a locação de desktop auxilia na redução de custos?
O menor investimento inicial é o ponto principal dessa questão. A atualização de computadores — ainda mais em grandes volumes — pode ser um comprometimento grande demais para as empresas que dependem desse capital em caixa para investir em outras áreas.
Não é só aí que o negócio ganha. Com um suporte terceirizado, a TI tem mais recursos (principalmente tempo) para lidar com ações relevantes de estratégia — tornar a infraestrutura contratada em um motor de inovação e produtividade para o negócio.
3. Quais são os benefícios fiscais da locação?
Essa é uma pergunta interessante e que muitos gestores de TI, por não serem da área contábil, nem se dão conta. A troca do modelo de aquisição por locação de desktop economiza também na hora de pagar impostos.
Isso acontece porque o valor pago na compra precisa ser contabilizado como um investimento em ativo — portanto, será taxado. Já no aluguel, esse gasto pode ser declarado como despesa mensal (pelo modelo de assinatura) — um gasto operacional que é dedutível no IR.
4. É preciso ter um contrato de locação para a empresa?
Sim. Um contrato de locação é fundamental não só por questões legais, mas para resguardar a sua empresa e garantir a entrega do que foi combinado.
O contrato de locação deve conter informações sobre valores, multas e prazos, bem como definir SLAs e todas as responsabilidades determinadas a cada parte.
É por meio dele que você vai exigir o cumprimento da entrega, da manutenção e do suporte. Sem contar que é uma tranquilidade a mais quando a fornecedora parceira demonstra a preocupação de detalhar todos os pontos de um bom serviço no papel.
5. Como funciona a rotina de manutenção em desktop alugado?
Isso vai depender muito do contrato assinado entre as duas partes. Geralmente a empresa que aluga desktop oferece, aliado a ele, um serviço de suporte que garante o atendimento de chamados e também a manutenção periódica dos equipamentos.
Essa agenda de manutenção pode ser feita em conjunto — se há mais proximidade entre os negócios. A ideia é adaptar as melhores práticas à rotina da empresa para não atrapalhar a produtividade.
Falando nisso, é bom lembrar que há responsabilidades também do seu lado. A maioria dos contratos de locação prevê multas, indenizações ou cobranças extras de manutenção caso o equipamento seja utilizado fora das recomendações de segurança para aquele aparelho.
6. A locação dá direito à atualização de softwares?
Novamente, isso vai depender do contrato. Existem modelos mais básicos em que a empresa aluga um equipamento com a configuração X de hardware + software até a próxima renovação ou atualização.
Se o serviço de suporte completo estiver atrelado ao aluguel, o contrato pode prever a atualização também de sistemas, aplicações e ferramentas dentro do computador — tirando mais ainda o peso de tarefas rotineiras e operacionais que a sua TI tem hoje.
7. Como decidir a melhor parceria para esse modelo?
Acompanhando todas as questões que levantamos neste artigo, você deve ter percebido que muito do sucesso de um contrato de aluguel de hardware tem a ver com a escolha do parceiro certo e a assinatura do melhor contrato para ambas as partes.
Para decidir a melhor alternativa no mercado, é bom pesquisar bastante as opiniões de outros clientes e estudar o que aquela empresa tem a oferecer.
Também é interessante analisar se os computadores que são disponibilizados estão dentro das suas necessidades dentro da empresa. De nada adianta economizar no aluguel para ter uma infraestrutura insuficiente.
Por último, é preciso estudar as cláusulas do contrato para entender o que aquela empresa oferece além da máquina — suporte, atualização, manutenção, serviços paralelos etc.
Quando você investe em locação de desktop, a melhor coisa a fazer é apostar no certo. Uma empresa de qualidade, que entrega o que você precisa com eficiência e proximidade no relacionamento em longo prazo é um passo certo para o seu sucesso.
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