O ambiente empresarial tem muitas demandas. Enquanto uns atuam mais com softwares do pacote Office, outros precisam de ferramentas de edição de imagens, sistemas de programação, etc. Como equilibrar todos esses aspectos? A resposta está no notebook corporativo.
Fabricados especificamente para o âmbito de trabalho, esses equipamentos contam com configurações específicas e estrutura diferenciada. Com isso, fica mais fácil atender aos requisitos solicitados pelos usuários internos e garantir o máximo de eficiência.
Devido a esses e outros benefícios, neste post, vamos tratar dos impactos do computador corporativo e de sua contribuição para o sucesso empresarial. Além de, entender como o aluguel desses equipamentos pode ser uma boa solução. Que tal conferir mais sobre esse assunto? Acompanhe!
Notebook corporativo x doméstico: quais são as diferenças?
Existem inúmeros modelos de notebooks oferecidos pelo mercado, sendo que sua maioria está atrelada ao uso doméstico ou corporativo. Alguns fatores podem ser determinantes para obter escolhas mais assertivas, um deles é conhecer as principais diferenças entre um notebook corporativo e um notebook doméstico.
Em contra partida, outro fator não menos importante é analisar o perfil de negócio e suas necessidades diárias de uso. É uma diferença que independe da capacidade de memória, processamento, armazenamento e outras especificações — já que ambos podem ter a mesma configuração, porém uma construção voltada para um tipo de uso específico.
É o que menciona Gesiane De Lima, especialista de Produtos na Positivo Tecnologia. O objetivo das linhas corporativas está atrelado aos diferenciais que vão além da configuração básica. Diferenciais estes que estão direcionados para as características mais colaborativas ao uso profissional, resultando em necessidades diferentes em relação ao uso doméstico.
Por exemplo, uma estrutura de notebook adequada às rotinas e aos fluxos de trabalho, considerando períodos mais longos de jornadas — situações que impactam diretamente na produtividade e na facilidade de aplicação de diversas demandas.
Para que você entenda melhor essas características que vão além da configuração básica, traremos alguns elementos que diferenciam os dois modelos de equipamentos. Assim, você também saberá quais deles deve considerar na hora de escolher uma máquina para sua companhia.
Resistência e resiliência
Os notebooks corporativos precisam ser mais robustos nesses dois aspectos. Em relação à resistência, é importante que eles consigam se adequar a ambientes adversos para ter maior durabilidade.
Já a resiliência, se refere a situações de grandes variações de temperatura, movimento constante (especialmente quando há maquinário pesado ao lado) e acúmulo de poeira.
É assim que o ciclo de vida do computador será maior. Perceba que, em uma empresa, o ideal é que o equipamento dure em média 5 anos, algo difícil de alcançar com um dispositivo comum.
As próprias marcas, ao lançarem um novo modelo corporativo, comprometem-se a manter a máquina disponível por um período maior quando comparada a um notebook doméstico. Assim, é possível que os clientes aprimorem sua estrutura de hardware.
Um notebook doméstico, por sua vez, tem menor período de existência. Os modelos podem ficar disponíveis por apenas um ano e serem rapidamente substituídos por outros.
Vale a pena destacar que os materiais usados na fabricação também interferem na resistência. Nos corporativos, há mais alumínio e magnésio; enquanto, nos domésticos, o que prevalece é o plástico.
Segurança
As informações e a confiabilidade de dados devem ser o foco principal quando o assunto é segurança. Por isso, os equipamentos empresariais precisam de camadas extras de proteção, que devem ser escolhidas pelo gestor de TI de acordo com a demanda organizacional.
Algumas fabricantes, inclusive, chegam a desenvolver aparelhos com diferentes componentes integrados para preservação dos dados, como registro de impressão digital, cartões inteligentes e senhas escritas.
Manutenção e reparo
As máquinas usadas em empresas podem passar por manutenção e reparo com mais facilidade. Parafusos específicos, como os Torx, não são utilizados nos modelos corporativos. Então, o técnico precisa apenas de uma chave Philips para executar o conserto.
Periféricos e conexões
Os computadores corporativos possuem melhor performance e mais conectividade, para obter um funcionamento aprimorado, geralmente com inúmeras portas USB e de conexão. Além disso, os slots para Express Cards e Smart Cards são características direcionadas para esses modelos de computadores.
Outra facilidade dos dispositivos corporativos é a porta para docking stations, que permitem se conectar a monitores externos e aumentam o total de portas USB disponíveis. Na prática, o uso fica parecido ao de um desktop, situação que tende a elevar a produtividade do usuário.
Softwares pré-instalados
O notebook com finalidade doméstica vem cheio de programas pré-instalados, que consomem espaço da memória e nem sempre são adequados ao usuário. Com o computador corporativo, é diferente. Ele pode vir sem softwares ou ter apenas os que a empresa deseja.
Em suma, fica claro que as diferenças são gritantes. Por isso, o preço também é diferente. O notebook empresarial tende a ser mais caro, pois ele é mais resistente e durável, além de ter melhor custo-benefício.
Quais são as principais vantagens da utilização de um notebook corporativo?
Usar um equipamento doméstico na sua empresa definitivamente não é a melhor ideia — você deve ter percebido isso. No entanto, muitos gestores se perguntam se realmente vale a pena fazer a aquisição de máquinas corporativas.
A resposta é “sim”. Ao escolher um notebook fabricado para o uso empresarial, você tem um equipamento que foi pensado a partir de aspectos importantes para o mundo corporativo, como consumo de energia, adequação a espaços físicos, facilidade, praticidade, versatilidade e performance apropriada à função.
É a questão do custo-benefício, que citamos acima. O equipamento está preparado para ter a melhor otimização possível, a fim de que o colaborador seja capaz de extrair sua capacidade produtiva ao máximo.
Diante desse cenário, os principais benefícios de se utilizar um equipamento fabricado para o perfil corporativo são:
- redução de custos devido a uma menor necessidade de manutenção e facilidade de reparos, assim como por conta da maior vida útil do computador;
- velocidade mais elevada de processamento;
- configuração ideal para as necessidades da empresa, que une rapidez, segurança e outros recursos que contribuem para a melhoria dos fluxos de trabalho na organização.
A partir dos elementos citados, também fica evidente que o computador utilizado nas empresas precisa de algumas adaptações para garantir a melhor performance nesse ambiente.
O que um notebook corporativo deve ter?
A escolha de um equipamento ideal para sua empresa depende das necessidades de cada cargo e perfil de negócio. No entanto, existem alguns critérios que precisam ser analisados para garantir que o notebook se enquadre às dimensões da sua companhia. Confira quais são eles.
Segurança
Os dados são o ativo mais importante de uma organização. Várias tecnologias podem ser utilizadas, mas é preciso contar com diferentes camadas de proteção. Algumas possibilidades mais comuns são:
- sensor biométrico: requer a digital para acesso a arquivos particulares;
- gerenciamento remoto: é um serviço especializado que permite a atualização dos dados remotamente, sem comprometimento da eficiência;
- Trusted Platform Module (TPM): é um chip instalado na placa-mãe que codifica os dados e evita acessos não autorizados.
Tamanho e peso
A companhia pode escolher um aparelho adequado em formato e peso para aumentar, por exemplo, a mobilidade. Os mais comuns são os portáteis, que têm telas entre 13 e 17 polegadas, com peso de 1,81 kg a 2,94 kg. Mas, também existem os ultraportáteis, que reduzem a medida para 7 a 12 polegadas e são bem mais leves (entre 1,13 kg e 1,58 kg).
Teclado
Esse item nem sempre é contemplado na hora da escolha, mas faz a diferença. Os melhores exigem menor movimento dos dedos para digitar. Você consegue executar a atividade sem fazer esforço, e o som emitido é baixo. Dessa forma, consegue-se um ganho de produtividade e comodidade.
Além da ergonomia, teclados voltados para usos específicos em estações de trabalho podem oferecer funcionalidades extras, como a presença do teclado numérico, teclas de atalho e retroiluminação para ambientes com pouca luz ou uso noturno.
Orçamento
A compra em larga escala facilita a obtenção de descontos. Ainda assim, é preciso pensar em quanto se vai gastar no total, porque o montante é significativo. Nesse caso, o melhor é optar por uma marca nacional, como a Positivo, que oferece bom custo-benefício.
Com todos esses requisitos, seus colaboradores terão acesso a diversas vantagens e conseguirão produzir mais em menos tempo.
Como os colaboradores e a organização podem se beneficiar com esses notebooks?
Os computadores corporativos são essenciais por diversos aspectos, que também estão relacionados às pessoas. Um dos principais requisitos é a ergonomia, ou seja, a otimização das condições de trabalho a partir de métodos tecnológicos e desenho industrial.
As vantagens dessa prática para a empresa são:
- aumento da produtividade;
- valorização da cultura de segurança.
Já para os colaboradores, os benefícios são:
- diminuição das dores musculares;
- melhoria do desempenho.
Além disso, os notebooks corporativos conseguem aliar compatibilidade, segurança, performance e versatilidade. Na prática, isso significa que qualquer atividade pode ser realizada sem problemas de desempenho da máquina, com proteção das informações e integração ou acesso a sistemas e aplicativos.
Assim, você fornece os recursos necessários para a equipe e permite que os profissionais foquem em ações estratégicas, em vez de se preocuparem com o funcionamento ou disponibilidade do equipamento.
É por isso, que a equipe de TI também consegue ser mais produtiva, já que, fornece um nível de suporte mais aprofundado. Ao mesmo tempo, garante-se que os colaboradores dessa área criem ações inovadoras e identifiquem novas demandas da empresa.
Qual é a ligação entre os notebooks corporativos e o sucesso da empresa?
É evidente que, com a necessidade de produzir mais e melhor, as companhias estão em busca constante por maneiras de aumentar as chances de sucesso. E a tecnologia adotada tem relação direta com o êxito obtido.
Se um ERP, por exemplo, garante uma tomada de decisões estratégica porque centraliza os dados e facilita o acesso a eles, um notebook tem influência na produtividade, resultados alcançados e até na transformação digital. Essa é, portanto, uma maneira de se preparar para o futuro e conquistar competitividade.
Perceba que, para obter ganho de eficiência, mobilidade corporativa, melhoria nos processos e aumento de competitividade — requisitos indispensáveis para o sucesso —, é necessário verificar as demandas, inclusive os pontos críticos, o funcionamento da rede, os impactos da indisponibilidade e a importância de cada elemento.
O suporte oferecido pela marca também é um requisito essencial. Por isso, é uma boa ideia optar por uma fabricante brasileira, que conseguirá solucionar os problemas rapidamente e fornecer o apoio necessário à equipe interna.
Confira, abaixo, outros aspectos dos notebooks que reforçam o sucesso da empresa.
Segurança
Contar com camadas extras de proteção dos dados e poder implementar diferentes recursos oferece mais segurança. O gestor também consegue ter mais controle sobre as máquinas, porque o notebook deve ter opções de fábrica para o monitoramento e o acesso às informações presentes nele e na conexão com a nuvem. Assim, as permissões dos arquivos são fornecidas conforme a necessidade, para evitar que um documento seja, por exemplo, apagado por engano.
Custo-benefício
É imprescindível que o notebook tenha um preço compatível com os valores de mercado, mas também disponibilize funcionalidades importantes para a empresa. Isso quer dizer que é preciso que os equipamentos ofereçam benefícios verdadeiros, que possam ser revertidos em vantagem competitiva.
Vida útil
Ter um notebook durável é outro item que deve ser considerado — e também tem a ver com o custo-benefício. É preciso que o equipamento seja capaz de funcionar a longo prazo sem exigir muitas manutenções e reparos. Por isso, é indicado observar se o computador pode atender a companhia satisfatoriamente por, pelo menos, três anos.
Existe uma configuração ideal para notebooks corporativos?
Considerando todos os aspectos que vimos até aqui, fica claro que a configuração é um quesito altamente relevante para os notebooks empresariais. Eles devem ser mais duráveis, rápidos e bastante seguros, além de oferecer um bom processamento.
Então, como definir quais aspectos são os mais importantes na hora de escolher a sua máquina? Listamos todos eles em seguida.
Configurações de segurança
Ter esse critério em mãos é essencial para alcançar mais produtividade e eficiência. É preciso contar com um bom antivírus instalado e atualizado, além de uma ferramenta de gestão e monitoramento. No entanto, o próprio hardware pode contar com recursos de segurança, como leitores biométricos. Avalie, ainda, o nível de suporte da empresa, para garantir o melhor resultado quando necessário.
Restrições de acessibilidade
É outro nível de segurança. Nesse caso, passa pelo controle de acesso às informações, para evitar acessos não autorizados. Esse quesito é particularmente importante para empresas que trabalham especificamente com cloud computing.
Compatibilidade com softwares
Ter um bom notebook é sinônimo de contar com um equipamento que conseguirá abrir e executar todos os programas instalados. Caso contrário, ele será inútil ao negócio. Por isso, é necessário verificar se as configurações e o sistema operacional são compatíveis e conseguem executar os programas sem gargalos.
Integração com sistemas
Existem softwares voltados para o gerenciamento, a colaboração e o compartilhamento de informações. É o caso dos ERPs e dos CRMs, por exemplo. O recomendado é ter certeza de que há possibilidade de integração, para haver otimização, aumento da produtividade, redução de custos e melhoria na qualidade da entrega.
Anotou tudo que seu notebook corporativo precisa ter? Ainda é necessário saber quais são as vantagens de o gestor ter total controle sobre a rede.
Quais são os benefícios de um notebook corporativo para a segurança e o controle total da rede?
O gestor de TI precisa monitorar a rede e o uso dos equipamentos pelos colaboradores. Em tempos de computação em nuvem e Bring Your Own Device (BYOD), adotar ferramentas de segurança é uma maneira de evitar acessos não autorizados e impedir o vazamento de dados, que podem prejudicar a reputação organizacional.
Ter o controle da rede traz várias vantagens, como:
- segurança e proteção contra ameaças;
- redução do risco de perda das informações;
- diminuição do desperdício de tempo da equipe, devido ao acesso somente aos dados necessários;
- aumento da qualidade, da produtividade e do foco nas tarefas;
- redução das despesas com manutenção dos notebooks;
- fácil acesso a informações e dados de uso;
- melhoria de performance de softwares e hardwares e de toda a rede.
Com os notebooks certos, o gestor de TI consegue implementar várias práticas de segurança recomendadas, que fortalecerão a proteção do sistema como um todo. Assim, é possível:
- definir níveis de acesso;
- garantir um backup frequente, especialmente se for automatizado na nuvem;
- elaborar um plano de contingência para casos de emergência;
- implantar uma política de segurança, que indicará o que os colaboradores podem fazer.
Como você pôde perceber, contar com bons computadores empresariais é o primeiro passo para elevar a eficiência e a produtividade da sua empresa. Com isso, também fica mais fácil conquistar um aumento da vantagem competitiva.
E agora vamos mostrar como comprar notebooks não é a única alternativa para ter esse tipo de suporte para a sua produtividade.
Comprar ou alugar notebook corporativo?
Até poucos anos atrás, a atualização de um parque tecnológico só poderia ocorrer através da aquisição de novos modelos. É um ciclo de atualização já consolidado, onde as empresas fazem grandes compras para acessar novas capacidades e funcionalidades nas principais ferramentas de produtividade.
Esse modelo ainda é viável, mas exige uma boa pesquisa, pois sua empresa pode se comprometer com um modelo insuficiente por um longo período de tempo. Para empresas que buscam mais dinamismo em seu parque tecnológico, vem se consolidando a opção da locação de computadores.
Nesse modelo, a empresa faz um contrato de locação para receber os notebooks no seu escritório. Atrelado ao contrato, está toda a gama de serviços oferecida pela fornecedora — falaremos mais sobre eles no próximo tópico.
Essa é uma forma simplificada e flexível de contar com tecnologia de ponta nas empresas, sem a necessidade de grandes investimentos pontuais — perfeito, por exemplo, para empresas menores que podem adquirir equipamentos críticos para operação sem comprometer o fluxo de caixa.
Analisando o curso do mercado, onde a demanda por agilidade na adaptação vem crescendo cada vez mais, é possível encontrar a solução através da locação de equipamentos.
Quais as vantagens da locação de notebooks corporativos?
Para que você consiga analisar com mais propriedade a decisão de comprar ou alugar notebooks corporativos, fizemos uma lista com as vantagens desse novo modelo de investimento. Veja como pode ser uma escolha interessante em termos práticos e estratégicos.
Redução da barreira inicial de investimento
Um dos grandes desafios para a atualização de parques tecnológicos é o montante investido de uma só vez para conseguir readequar a oferta de computadores às novas demandas do negócio.
Mesmo com condições de compra facilitada em transações empresariais, o volume exige uma preparação e um capital garantido antes de se ter o retorno esperado com o investimento.
No caso do aluguel, não existe essa barreira. Assim que o contrato é assinado, a organização passa a desfrutar da atualização sem comprometer o caixa. Consegue, assim, aproveitar em menos tempo o ganho em eficiência e produtividade e ter o retorno antes do custo.
Diminuição dos riscos no planejamento de compra de ativos
Algo que acontece com frequência na atualização de computadores é o erro de análise de demandas. A consequência geralmente é uma empresa com equipamentos que ou não atendem a função para a qual foram comprados ou têm capacidade ociosa.
É por isso, que o cuidado no planejamento de compra precisa ser total, com uma projeção perfeita. Já na oferta de locação de computadores, existe espaço para ajustes finos.
Com a ajuda dessa parceria, você conta com profissionais capacitados que podem indicar os modelos mais apropriados para cada estação de trabalho — em especificações, formatos e características.
Atualização constante do parque tecnológico
Por exigirem um grande aporte de capital, os ciclos de atualização nas empresas costumam ser maiores do que o ideal. No fim da vida útil dos notebooks, é comum que a produtividade esteja abaixo do indicado ou funcionando à base de improvisos.
Isso atrasa processos, limita a capacidade de atuação de colaboradores e sobrecarrega a TI. Quanto menor for esse ciclo, portanto, mais eficiente é um negócio.
Como a locação tem foco na eficiência, investe na atualização constante de modelos, principalmente quando é responsável pelo fornecimento dos computadores. Assim, é possível garantir novas funcionalidades, capacidade de processamento e mais segurança sempre que essas novidades estiverem disponíveis no mercado.
Benefícios adicionais
A locação não oferece apenas as máquinas, mas toda uma rede de suporte que garante o retorno do investimento. Em um mesmo contrato, você leva para a empresa o parque tecnológico atualizado, a consultoria de profissionais especializados, suporte ativo e próximo da sua operação, manutenção especializada e monitoramento preciso de indicadores de uso.
Retorno maior sobre o investimento
Quando se colocam todas essas vantagens no papel e há uma comparação direta com a compra de computadores, é possível ver que o aluguel se consolida como um grande valor de custo-benefício.
Além do investimento menor, o retorno é mais rápido e abrangente. A empresa terá equipamentos mais novos e atualizados e uma base técnica agregada que permite aproveitar o máximo de suas capacidades.
Isso torna o trabalho da TI mais dinâmico e possibilita que a tecnologia realmente faça parte da rotina empresarial, o que significa tirar o peso do funcionamento dessas ferramentas, levando ao aproveitamento delas como soluções inovadoras de negócio.
Afinal, a transformação digital é uma realidade e dar esse poder produtivo aos colaboradores faz parte dela. Notebooks corporativos são flexíveis, eficientes e capazes de garantir esse dinamismo dentro e fora do escritório.
Que tal, então, contar com uma parceria para comprar ou alugar computadores e atualizar seu parque tecnológico? Visite agora o site da Positivo e conheça nossas soluções!