O SLA de suporte em TI é uma excelente ferramenta para aumentar a segurança da sua empresa e do cliente, além de proporcionar um alinhamento mais confiável entre as expectativas de ambos. Ao trabalhar com projetos de TI, isso conta muito.
No post de hoje, trouxemos uma série de informações relevantes sobre o assunto e dicas que vão ajudar a otimizar esse departamento na sua empresa. Quer saber mais sobre o tema e ficar por dentro de tudo? Então, continue a leitura e aproveite!
O que é o SLA de suporte em TI?
O SLA é uma sigla para Service Level Agreement, um acordo sobre o nível mínimo de qualidade considerado aceitável para realizar a entrega para o cliente. Isso não diz respeito apenas às soluções que a empresa desenvolve, mas também ao relacionamento estabelecido com o público.
São diversos fatores que podem ser trabalhados por meio do SLA de suporte em TI, como:
- os serviços contratados;
- os prazos acordados desde o princípio;
- as responsabilidades de ambas as partes;
- as expectativas quanto aos resultados;
- o detalhamento dos custos, entre outros.
Qual é a importância do SLA de suporte em TI para empresas?
O uso de SLA de suporte em TI é o que garante o melhor alinhamento entre as expectativas do cliente e do fornecedor. Com ele, é possível analisar com calma todas as especificidades de um projeto, apontando eventuais ajustes antes mesmo que ele comece a ser executado.
Além disso, o SLA é uma ferramenta de segurança para a empresa. Ela limita os pedidos fora do escopo que os clientes tentam fazer mesmo após o acordo já estar pronto. Assim, cada parte sabe o que deverá ser cumprido e o que é acessório.
Ele também contribui para a redução de retrabalhos, custos desnecessários e dispêndio de energia em pontos que não são tão relevantes. Isso pode aumentar, inclusive, a credibilidade da sua empresa, que tem mais liberdade para entregar aquilo com o que se comprometeu.
Por que o SLA de suporte é necessário para a área de TI?
O SLA de suporte corporativo é fundamental para o setor de TI, já que providencia uma série de benefícios que fazem total diferença no dia a dia de trabalho. A seguir, listamos as principais entre elas. Veja só!
Mais controle sobre as demandas
Se você quer acabar com aquela cascata de demandas intermináveis sobre a sua equipe de TI, gostará de aderir ao SLA. Com ele, sua empresa só precisa cumprir com aquilo acordado no momento do contrato, seja ele formal ou não. Obviamente, isso também é uma grande vantagem para o cliente, que sabe que não receberá uma entrega inferior ao combinado.
Ganho de satisfação do cliente
Trabalhar com demandas imprevistas afeta todo o fluxo de trabalho, sobrecarregando seus times e comprometendo o seu desempenho. Por isso, se você quer manter seus clientes satisfeitos, foque em trabalhar com o público certo e que não se incomode com o compromisso de um SLA. Isso contribuirá até mesmo para enriquecer o seu posicionamento nas negociações de pedidos.
Comunicação eficiente
Quando as propostas e expectativas estão alinhadas, a comunicação com o cliente se torna mais objetiva e fluída. Isso evita problemas como desentendimentos, frustrações, ruídos e muitos outros. Quando você determina quais são os processos que serão executados, consegue comunicar com clareza as etapas ao cliente, aprimorando até mesmo a sua experiência.
Como aprimorar essa área da empresa?
Um bom SLA de suporte em TI precisa seguir algumas boas práticas para ser considerado verdadeiramente eficiente. Elencamos algumas delas a seguir. Acompanhe!
Explique o afeta a resolução de uma demanda
Sempre que o cliente fizer uma solicitação, é importante que ele esteja a par dos recursos necessários para que seu pedido seja cumprido. Isso envolve dinheiro, tempo e esforços. Dar a ele uma previsão de como o projeto se desenrolará é uma excelente maneira de alinhar as expectativas.
Use previsões realistas
Tenha total atenção no momento de estabelecer parâmetros para o cliente. É preciso falar sobre prazos realmente executáveis, a fim de que não sejam criadas condições para uma potencial frustração. Desse modo, se preferir, coloque um intervalo de tempo de sobra.
Considere todos os custos
Montar uma infraestrutura capaz de resolver o problema do cliente envolve custos. Considere todos os seus dispêndios nesse processo, principalmente se não quiser comprometer a lucratividade do negócio. Dessa forma, você não provoca a insatisfação do consumidor nem compromete o seu orçamento.
Como a locação de equipamentos pode ser uma boa solução?
Optar pela locação de equipamentos de TI pode otimizar muitos aspectos da operacionalização do seu negócio. Quer saber como? Veja só!
TI mais estratégica
Sem precisar se preocupar com os aspectos operacionais da implementação de tecnologia modernizada, você pode direcionar a atenção do departamento para questões estratégicas, com mais potencial de retorno. Além disso, essa é uma excelente maneira de contar com suporte especializado a qualquer momento, sem precisar interromper as atividades rotineiras.
Gestão do parque tecnológico
Com a locação de equipamentos você também usufrui de todo o suporte para a gestão do seu parque tecnológico. Isto é, qualquer problema identificado com as máquinas poderá ser prontamente resolvido por profissionais qualificados e à disposição. Além disso, você pode cuidar da infraestrutura proativamente, prevenindo e evitando grandes problemas.
Trabalho otimizado
As atividades diárias e as condições de trabalho também melhoram significativamente com a locação de equipamentos de TI. Isso, é claro, porque você vai dispor de suporte constante para modernizar as máquinas e até oferecer estruturas alternativas — como o trabalho remoto ou o anywhere office, por exemplo.
Gestão qualificada de dados
Já considerou trabalhar com dados seguros sobre os computadores da sua instituição? Isso certamente ajudaria a identificar gargalos, falhas e problemas nos equipamentos, possibilitando uma substituição rápida, sem comprometer o desempenho da equipe.
Como você viu, o SLA de suporte em TI é uma decisão estratégica no negócio, que pode ajudar a valorizar seu time, ao mesmo tempo em que protege o cliente. Felizmente, você já sabe como usar isso a favor da sua empresa da melhor maneira possível.
Gostou do que viu por aqui? Então, aproveite para conhecer o Suporte Positivo e entrar em contato!