pessoa digitando

WhatsApp testa função para envio de mensagens temporárias: entenda

Pensando nos usuários que gostam de proteger sua privacidade ou apenas procuram economizar espaço, o WhatsApp lançou o recurso de mensagem temporária e a funcionalidade de visualização única.

O modo de visualização única permite que o usuário envie fotos e vídeos que desaparecerão da conversa no mensageiro logo depois que o receptor abrir aquele arquivo de mídia. Já as mensagens temporárias são as mensagens que desaparecem no aplicativo, conforme o período que o próprio usuário determinou. Para entender melhor como funcionam essas funcionalidades, confira o conteúdo de hoje!

O que é mensagem de visualização única no WhatsApp?

O novo recurso permite o envio de mídias temporárias, ou seja, os conteúdos irão desaparecer logo depois que forem visualizadas uma única vez, assim como já acontece no Instagram. Lembrando que para usar esse novo recurso, é necessário que seu aparelho possua a versão mais recente do aplicativo.

O usuário também consegue ativar essa opção em grupos.

Como funciona a visualização única?

Diversos fatores fazem parte dessa nova funcionalidade disponível no aplicativo. Para entender melhor cada uma, confira as informações abaixo:

• A mídia não poderá ser salva nas fotos e nem na galeria do usuário receptor da mensagem temporária;

• Você também não conseguirá ver a foto ou vídeo de visualização única após enviar o arquivo;

• Não é permitido: encaminhar, salvar, favoritar e nem compartilhar as mídias enviadas ou recebidas quando este recurso estiver ativado;

• Só será possível ter certeza se a pessoa receptora do arquivo abriu a mídia de visualização única se as confirmações de leitura estiverem habilitadas;

• Caso o arquivo de visualização única não seja aberto em até 14 dias após o envio, ele ficará indisponível na conversa;

• É necessário selecionar a alternativa de visualização única a cada vez que desejar usar esse recurso;

• É possível restaurar os arquivos de visualização única do backup caso ele seja feito antes da abertura do arquivo temporário. Caso o backup já tenha sido aberto, não será possível restaurá-lo!

Cuidados importantes sobre a opção de visualização única do WhatsApp

É importante se atentar a alguns fatores antes de utilizar esse recurso no seu aplicativo, confira abaixo:

• Use esse recurso somente com pessoas em quem você confia. Caso a pessoa com quem você está conversando estiver utilizando a versão mais recente do aplicativo, as mensagens estarão protegidas com o bloqueio de captura de tela por questões de privacidade. Contudo, se a pessoa estiver usando alguma versão mais antiga do WhatsApp, pode ser que ela ainda consiga realizar a captura de tela, mesmo no modo de visualização única;

• É importante lembrar que as pessoas podem salvar os arquivos de mídia por outros métodos, por exemplo, tirando uma foto ou gravando a tela do celular usando outra câmera;

• Os arquivos de mídia que são protegidos com criptografia podem ficar nos servidores do mensageiro por algumas semanas após o envio da mensagem;

Caso alguém denuncie uma foto ou um vídeo recebido por meio da visualização única,  esse arquivo será encaminhado ao WhatsApp. 

E o que são as mensagens temporárias?

Já as mensagens temporárias são aquelas que desaparecem no aplicativo. Atualmente é possível escolher se elas vão “sumir” após 24 horas, 7 dias ou 90 dias. O recurso pode ser ativado para diversas conversas e, quando estiver ativo, as mensagens enviadas nessas conversas vão sumir após o período selecionado anteriormente. Lembrando que esse recurso só afeta as novas mensagens de uma conversas, ou seja, as antigas não serão afetadas.

Para aprender como ativar e desativar as mensagens temporárias, acompanhe as informações destacadas abaixo:

Como ativar as mensagens temporárias?

Nas conversas individuais, ambos os participantes conseguem ativar as mensagens temporárias. Aprenda como fazer:

Passo 1. Abra uma conversa no WhatsApp;

Passo 2. Clique no nome do contato;

Passo 3. Clique em “Mensagens temporárias”;

Passo 4. Escolha um período, “24 horas, 7 dias ou 90 dias”;

Passo 5. Escolha as conversas em que você deseja habilitar esse recurso;

Passo 6. Por último confirme a opção.

Novos testes em andamento

De acordo com o site WABetaInfo, o mensageiro está testando novas opções de tempo para as mensagens temporárias, que serão: 1 ano, 180 dias, 60 dias, 30 dias, 21 dias, 14 dias, 6 dias, 5 dias, 4 dias, 3 dias, 2 dias, 12 horas, 6 horas, 3 horas e 1 hora.

Por enquanto, essa novidade só está sendo testada na versão WhatsApp Beta para desktop, mas o WABetaInfo garante que a Meta está desenvolvendo as novas opções para as versões de Android e também do iOS.

Conforme explicamos neste conteúdo, o aplicativo oferece várias opções para quem deseja mais privacidade em suas mensagens, mas é sempre importante manter a cautela, independente dos recursos oferecidos pela plataforma. E, para continuar por dentro dos recursos do WhatsApp, confira os outros conteúdos postados sobre ele em nosso blog!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Amigas sorrindo enquanto comem pizza no exterior de um restaurante.

Atualização do Google Maps ilustra cardápios de restaurantes automaticamente

Professora gravando um vídeo longo para o TikTok.

TikTok estuda aceitar vídeos de até 30 minutos em sua plataforma

Todos os membros de uma família composta por mãe, pai e 3 filhos usando seu celulares olhando para cima.

Google Family Link: app para controlar tempo dos filhos no celular

Ícone do Microsoft Copilot ao lado do ícone do ChatGPT em uma tela de computador.

Microsoft Copilot Pro ou ChatGPT Plus: qual é o melhor?

Microempresária na porta de seu estabelecimento comercial segurando um tablet.

12 ferramentas de inteligência artificial para criar um logo para sua empresa

Mulher segurando seu Kindle com a tela de carregamento inicial do Amazon Kindle.

Como enviar um arquivo PDF para o Kindle

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.