Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

WhatsApp Beta: o que é e como ter acesso à versão de testes do mensageiro

WhatsApp Beta: o que é e como ter acesso à versão de testes do mensageiro

Você já ouviu falar sobre a versão “beta” de algum aplicativo? Para quem não sabe, essa é uma das últimas etapas de desenvolvimento de um software, na qual um grupo pequeno de pessoas testa as novidades e envia feedbacks. O WhatsApp Beta é um exemplo de app destinado para este fim, ele está disponível para um determinado número de usuários e pode ser testado em algumas plataformas. 

O uso das versões de teste pode entregar alguns benefícios como ter acesso a funcionalidades exclusivas antes de todo mundo. Se você tem interesse em integrar esse grupo seleto, descubra nas linhas a seguir como ser beta do WhatsApp.

O que é versão beta? 

Como mencionado, a versão beta de um aplicativo é uma fase do desenvolvimento que torna o app disponível para um público selecionado. Neste período as pessoas podem testar novas ferramentas, funcionalidades e afins. À medida que elas navegam pelo software, elas podem observar se a plataforma e os recursos são funcionais, eficientes e fáceis de navegar.

Os feedbacks enviados por eles aos desenvolvedores são de suma importância para entregar um bom produto final para as pessoas, agora em larga escala. Por isso, a experiência de uso e todas as pontuações feitas são válidas – e elas podem contemplar diversos aspectos do app. 

Para além de aprimorar o programa, apps como o WhatsApp Beta são uma boa estratégia de divulgação das novidades, o que pode fomentar a expectativa do público em relação às atualizações. Vale mencionar também que a prática é super recorrente no mundo tecnológico, principalmente por conta da possibilidade de testar antes de lançar oficialmente um software.

No caso do WhatsApp, a versão de teste do mensageiro está disponível para Android, iOS e também para PC (nos sistemas Windows e macOS). A exemplo de funções que os usuários puderam testar com exclusividade, podemos mencionar adição de reações com emojis para as mensagens, assim como em outras redes. 

Outros recursos como selecionar quem pode ter acesso ao visto por último e a foto de perfil também marcaram presença na versão beta. É importante ressaltar que, apesar do benefício de ter acesso a tudo isso em primeira mão, um aplicativo em fase de testes como o WhatsApp Beta pode apresentar engasgos durante o funcionamento. 

Isso acontece pois a versão disponibilizada ainda não foi totalmente finalizada. E apesar de apresentar gargalos, o público que deseja ter acesso a ela precisa ter em mente que ele pode (e certamente irá) engasgar em algum momento. 

Como usar o WhatsApp Beta

Se você já está por dentro de tudo o que pode acontecer no app de testes e ainda desejar fazer parte, basta seguir o passo a passo a seguir. As linhas abaixo reúnem instruções de como fazer o download no Android e posteriormente no iOS.

Download no Android 

Passo 1: Acesse a Google Play Store e busque “WhatsApp Messenger” na barra de pesquisa da loja;

Passo 2: Na aba de resultados, clique sobre o nome do app;

Passo 3: Já na parte de download do mensageiro, role a tela para baixo até encontrar a opção “Participar do programa beta”. 

Passo 4: Logo em seguida, toque em “Participar”.

Passo 5: Por fim, é preciso atualizar o app para conseguir usar a nova versão. Para isso, toque no ícone de perfil localizado no canto superior direito;

Passo 6: Por fim, acesse “Gerenciar apps e dispositivos” e atualize o mensageiro.

Download no iOS 

Passo 1: Entre na App Store e faça o download do app “TestFlight”;

Passo 2: Feito isso, acesse o link testflight.apple.com/join/s4rTJVPb;

Passo 3: Já na página direcionada, clique em “Accept”;

Passo 4: Para finalizar, aperte em “Install” e logo em seguida acesse o botão “Open”.

Pronto! Agora você já sabe como fazer parte do WhatsApp Beta. Mas é preciso destacar que nem sempre há vagas para participar do teste. Para contornar o problema, alguns internautas usam a plataforma BetaManiac, um app que notifica os usuários sobre aplicativos que liberam espaço para novos colaboradores.  

Disponível para Android, o BetaManiac surge como uma opção para quem quer monitorar não só o WhatsApp Beta e suas novidades, mas todas as plataformas que liberam esse formato de testes. 

Versão de teste de outros softwares

Vale reforçar que a prática de liberação de versões beta já é uma tradição na informática. Por isso, não só os aplicativos contam com essa possibilidade, mas também os sistemas operacionais presentes nos celulares, por exemplo. 

Os sistemas mais recentes, como Android 12 e iOS 15, liberaram vagas para um tempo de testes por usuários. Como esperado, os feedbacks apontaram gaps nas plataformas que puderam ser corrigidos a tempo, antes que os sistemas fossem amplamente distribuídos para os aparelhos. 

Outro exemplo dentro desse universo de teste são os games. De Among Us ao Minecraft, existe a possibilidade de jogar com novos personagens, ferramentas e outras otimizações antes do lançamento oficial. 

Para quem gosta de jogos, essa é uma oportunidade legal de ficar sempre por dentro das novidades. Por outro lado, quem é do time dos que estão sempre plugados no celular, vale considerar a versão de teste do mensageiro. Se você se encaixa nesse grupo, pode explorar essa realidade de perto agora que sabe como ser beta do WhatsApp!

Se você é fã do mundo conectado e faz questão de acompanhar detalhes sobre internet, redes sociais e muito mais, não deixe de conferir os conteúdos do nosso blog. Aqui a gente reúne tudo o que você precisa saber para ficar por dentro dos detalhes tecnológicos. 

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter