Positivo do seu jeito

Dicas

Como enviar vídeos grandes pelo WhatsApp

14 de julho de 2020

por: MKT Positivo

A comunicação via WhatsApp se tornou uma ferramenta quase “oficial” para os brasileiros. Isso porque estima-se que mais de 100 milhões de pessoas tenham o aplicativo instalado em seus celulares no país.

Porém, quando se trata de compartilhar conteúdo, a plataforma ainda tem algumas limitações. Não é possível enviar vídeos com mais de 45 segundos de duração ou 16 MB de tamanho, por exemplo. Porém, é possível contornar esse problema recorrendo a aplicativos complementares de conversão de vídeo.

Neste tutorial, vamos aprender o passo a passo de como reduzir o tamanho de um vídeo para compartilhá-lo no WhatsApp.

Como enviar vídeos grandes pelo WhatsApp

Compactando arquivos de vídeo no Android

Infelizmente, o próprio WhatsApp ou o sistema operacional Android não contam com recursos nativos para redução da qualidade de vídeo. Porém, é simples encontrar apps de terceiros gratuitos que façam esse trabalho. Para esse tutorial utilizaremos o Video to MP3 Converter.

Passo 1. Baixe e instale o app Video to MP3 Converter na Google Play.

Passo 2. Abra o aplicativo e toque na opção “Trim & Compress”.

Passo 3. Selecione o arquivo de vídeo armazenado em seu smartphone que precisa ser convertido.

Passo 4. Por fim, escolha a resolução de saída e o formato. Quanto menor a resolução, menor será o tamanho final do arquivo.

Segundo os desenvolvedores, é possível reduzir o tamanho de um arquivo em até 90% utilizando o aplicativo. Ao final da conversão, uma mensagem indica quanto de espaço foi economizado com a redução de resolução.

Compactando arquivos de vídeo no PC

Se o vídeo estiver salvo no computador, então não há como utilizar o aplicativo Video to MP3 Converter. Entretanto, existem serviços online que são capazes de realizar a mesma função, sem que você precise baixar nada. Nesse caso, a melhor opção é o serviço Cloud Convert.

Passo 1. Pelo navegador, acesse o site do Cloud Convert.

Passo 2. Clique em “Select File” e escolha a origem do vídeo. Além de importar arquivos do PC, você pode ainda obtê-los a partir de uma URL ou de serviços de armazenamento na nuvem como Google Drive, Dropbox e OneDrive. As opções são as seguintes:

  • – From my computer
  • – By URL
  • – From Google Drive
  • – From Dropbox
  • – From OneDrive

Passo 3. Em seguida, escolha o formato de saída. No caso dos vídeos, as opções são as seguintes extensões: AVI, FLV, MKV, MOV, MP4, WEBM e WMV.

Passo 4. Ao lado do formato de saída, um ícone de ferramenta indica a possibilidade de customizar uma série de aspectos técnicos do vídeo, como frames por segundo, largura, altura e bitrate.

Passo 5. Clique em “Convert” e aguarde. Ocorrerá o upload do vídeo, a compactação e, por fim, ele estará disponível para download já no novo formato.

Passo 6. Clique em “Download” para baixar o vídeo.

Pronto! Agora é só enviar o conteúdo via WhatsApp novamente. Se o tamanho final estiver abaixo de 16 MB ele será encaminhado sem maiores problemas. Caso contrário, volte aos compactadores e reduza ainda mais a qualidade ou corte-o em duas partes até que seja possível o envio.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.