ícone do WhatsApp sobre um fundo escuro

Como enviar vídeos grandes pelo WhatsApp

Uma pesquisa feita em 2021, revelou que no Brasil havia mais de 120 milhões de contas ativas do WhatsApp, o que tinha colocado o país em segundo lugar no mundo com o maior número de usuários, perdendo apenas para a Índia. 

ícone do WhatsApp girando

Já uma nova pesquisa feita neste ano de 2022 apontou que pelo menos 165 milhões de brasileiros, são usuários do mensageiro, o que levou o Brasil a ser o país no mundo que mais utiliza o Whatsapp.

Porém, quando se trata de compartilhar conteúdo, os usuários ainda encontram algumas limitações, por isso, no artigo de hoje iremos explicar como reduzir o tamanho de um vídeo para que você compartilhe no WhatsApp, confira!

Como compartilhar vídeos grandes pelo WhatsApp?

É simples encontrar aplicativos gratuitos e que fazem o trabalho de redução de vídeos. Confira abaixo como compactar vídeos no seu Android e também no PC.

Compactando vídeos no Android

O próprio WhatsApp ou o sistema operacional Android não contam com recursos nativos para redução da qualidade de vídeo. Aprenda abaixo como compactar vídeos no Android:

Passo 1. Baixe e instale o app VidCompact na Google Play;

como comprimir vídeos com o VicCompact passo 1

Passo 2. Abra o aplicativo e toque na opção “Trim & Compress”;

como comprimir vídeos com o VicCompact passo 2

Passo 3. Selecione o arquivo de vídeo armazenado em seu smartphone que precisa ser convertido;

Passo 4. Por fim, escolha a resolução de saída e o formato. Quanto menor a resolução, menor será o tamanho final do arquivo.

Segundo os desenvolvedores, é possível reduzir o tamanho de um arquivo em até 90% utilizando o aplicativo. Ao final da conversão, uma mensagem indica quanto de espaço foi economizado com a redução de resolução.

Compactando arquivos de vídeo no PC

Se o vídeo estiver salvo no computador, então não há como utilizar o aplicativo VidCompact. Entretanto, existem serviços on-line que são capazes de realizar a mesma função, sem que você precise baixar nada. Nesse caso, a melhor opção é o serviço CloudConvert.

Passo 1. Pelo navegador, acesse o site do CloudConvert;

Passo 2. Clique em “Select File” e escolha a origem do vídeo

como comprimir vídeos no CloudConvert passo 2

Além de importar arquivos do PC, você pode ainda obtê-los a partir de uma URL ou de serviços de armazenamento na nuvem como o Google Drive, Dropbox e OneDrive. As opções são as seguintes:

  • From my computer;

Passo 3. Em seguida, escolha o formato de saída. No caso dos vídeos, as opções são as seguintes extensões: AVI, FLV, MKV, MOV, MP4, WEBM e WMV;

como comprimir vídeos no CloudConvert passo 3

Passo 4. Ao lado do formato de saída, um ícone de ferramenta indica a possibilidade de customizar uma série de aspectos técnicos do vídeo, como frames por segundo, largura, altura e bitrate;

como comprimir vídeos no CloudConvert passo 4

Passo 5. Clique em “Convert” e aguarde. Ocorrerá o upload do vídeo, a compactação e, por fim, ele estará disponível para download já no novo formato;

como comprimir vídeos no CloudConvert passo 5

Passo 6. Clique em “Download” para baixar o vídeo.

como comprimir vídeos no CloudConvert passo 6

Pronto! Agora é só enviar o conteúdo via WhatsApp novamente. Se o tamanho final estiver abaixo de 16 MB ele será encaminhado sem maiores problemas. Caso contrário, volte aos compactadores e reduza ainda mais a qualidade ou corte-o em duas partes até que o envio seja possível.

Agora que você virou um expert em enviar vídeos grandes pelo WhatsApp, que tal também adquirir mais conhecimento sobre outros assuntos? Não deixe de dar uma olhada no nosso blog! Temos diversas matérias com dicas, informações e tutoriais incríveis te esperando!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.