Positivo do seu jeito

Tecnologia

WhatsApp: como evitar que me adicionem em grupos sem permissão

2 de setembro de 2021

por: MKT Positivo

O WhatsApp oferece um recurso para que usuários evitem que sejam adicionados em grupos. A função nativa é uma alternativa para pessoas que não gostam de ser adicionadas em grupos de forma arbitrária. A configuração, entretanto, é desconhecida de muitos usuários do mensageiro. Pensando nisso, preparamos um tutorial onde ensinamos como impedir que me adicionem em grupos do WhatsApp no Android e no iPhone.

Você está usando o telefone para descontrair conversando com amigos e navegando nas redes sociais quando, de repente, é adicionado em um grupo de venda de produtos ou serviços. Nesse momento, uma chuva de mensagens começam a chegar ao seu telefone e você não sabe como isso aconteceu. Essa situação é bem chata, não é mesmo?

O WhatsApp não pode impedir que pessoas adicionem o seu número em grupos. O motivo, na verdade, é muito simples. O sistema entende que quando uma pessoa tem o seu número ele foi dado por você. Sendo assim, esse “contato” pode enviar mensagens e incluir o número em um grupo do qual é administrador – caso a opção “Todos” esteja selecionada nas configurações para grupos.

Por padrão, o mensageiro pode manter a opção “Todos” selecionada e, dessa maneira, qualquer pessoa poderá adicionar o seu número em um grupo. A configuração pode levar seu número para grupos de spam ou de outros assuntos que você considere inconvenientes.

Não se desespere com essa informação. Felizmente, o mensageiro oferece configurações de privacidade para que esse tipo de infortúnio seja evitado. O procedimento é simples mas, antes de começar, vamos falar mais sobre esse recurso de privacidade do WhatsApp. Vamos em frente.

Quais os benefícios de evitar evitar ser adicionado em grupos

Além de não ser mais inserido em grupos de vendas, trocas de produtos e outras situações indesejadas, o recurso também pode ajudar a evitar golpes. O WhatsApp é um dos principais alvos de criminosos virtuais no Brasil. Os golpes no mensagem seguem evoluindo e uma alternativa de segurança é manter seu número longe de grupos suspeitos.

O sistema de convites é a única forma de evitar que seu número seja incluído em grupos. Quando ativado, o recurso permitirá que você decida se quer ou não participar daquele grupo. Dessa maneira, caso ache que o conteúdo é suspeito, o usuário pode simplesmente recusar o convite.

A solução pode ser útil em diversas situações. Vamos exemplificar com uma situação. Uma pessoa desconhecida, que não está na sua lista de contatos, por algum motivo está tentando adicionar seu número em um grupo. Se não conhece essa pessoa, pense duas vezes na hora de decidir ou não aceitar esse tipo de convite.

O que acontece quando você ativar o recurso de convites para grupos

Em resumo, nenhuma pessoa poderá colocar você em um grupo, seja individualmente ou através de uma ação em massa. Ela precisará enviar o convite de forma individual e aguardar que a pessoa aceite ou não sua chamada para o grupo. O convite fica disponível por até três dias no aparelho antes de expirar. Sendo assim, o usuário fica com tempo de sobra para investigar se o convite veio de um amigo.

O WhatsApp está liberando a função aos poucos para os usuários. Se ela não estiver disponível para você, não se desespere. Em breve você será contemplado com o recurso. Lembre-se, no entanto, de manter o app atualizado para que novos recursos sejam efetivamente liberados em seu aparelho.

Como evitar que seu número seja incluído em grupos sem a sua permissão

Passo 1. Abra o WhatsApp e toque sobre a aba “Configurações” no canto inferior direito da tela. No aplicativo para Android, toque sobre o ícone de três pontos e acesse “Configurações”;

WhatsApp: como evitar que me adicionem em grupos sem permissão

Passo 2. Nesse momento, toque sobre a opção “Conta” para visualizar mais opções;

Passo 3. Agora, acesse “Privacidade” para conferir as funções de segurança do mensageiro;

Passo 4. Para continuar, toque sobre a opção “Grupos“;

Passo 5. Toque em “Meus Contatos”.

Pronto. Esse procedimento garantirá que pessoas que não estão em seus contatos não possam adicionar seu número sem a sua permissão em grupos. Assim você tem certeza que apenas seus amigos podem incluir seu perfil em grupos. Sendo assim, fica impossível ser adicionado em grupos de vendas – exceto se você tem algum amigo vendedor de produtos ou de serviços online.

Você também pode realizar uma configuração adicionando contatos em um “lista de indesejados”. A opção “Meus contatos, exceto” oferece a possibilidade de escolher contatos que não podem adicionar seu número em grupos. Se um amigo costuma adicionar você em grupos indesejados, adicione seu nome nessa lista.

Achou essa dica interessante? Então não deixe de navegar pelo portal Positivo do Seu Jeito para conhecer tutoriais, análises de softwares e notícias diárias sobre o que acontece no mundo da tecnologia. Use também a nossa barra de buscas para encontrar artigos que solucionem as suas principais dúvidas sobre dispositivos móveis, computadores, softwares e serviços da internet.