Tenha medo: robô da Boston Dynamics já sabe abrir e segurar a porta para outros robôs passarem

Há quem diga que tudo aquilo que a ficção científica imaginar o homem é capaz de transformar em realidade. Pois se depender das pesquisas da empresa de robótica norte-americana Boston Dynamics, as coisas devem mudar mais depressa do que somos capazes de imaginar. Um vídeo publicado recentemente pela empresa mostra quando um robô abre a porta para outro passar.

O experimento, é claro, é feito de forma controlada, mas não deixa de ser interessante notar o quanto é impressionante ver autômatos se comportando de uma forma tão natural quanto seres humanos. O robô que aparece no vídeo atende pelo nome de SpotMini e, anteriormente, já foi visto na internet fazendo outras peripécias:

Um quadrúpede inteligente

O SpotMini, da Boston Dynamics, tem uma estrutura similar à de um cachorro e desde 2016 ele estrela alguns vídeos da companhia, impressionando a todos com as suas habilidades. Uma de suas patas – ou poderíamos chamar também de braços mecânicos – é erguido de forma a girar a maçaneta da porta e puxá-la para que outro robô possa passar.

Para nós seres humanos o ato de abrir uma porta é tão automático que nem nos damos conta com relação à complexidade desse mecanismo. É preciso segurar a maçaneta, verificar para qual lado ela deve ser girada e para qual lado a porta deve ser aberta. Para um robô, uma ação como essa é complexa e demanda muito trabalho dos seus desenvolvedores.

Os integrantes da Boston Dynamics garantem que o robô é capaz de abrir portas mesmo em situações mais extremas, como incêndios, por exemplo. No vídeo é feito um teste com um dos desenvolvedores incomodando o robô enquanto ele tenta abrir a porta. O resultado, contudo, é igualmente satisfatório.

Ainda não há motivos para se preocupar

Para os adeptos das teorias mais apocalípticas, como as que apontam para um futuro onde as máquinas serão capazes de se rebelar contra os seres humanos, a boa notícia é que todas as ações feitas pelo robô tinham um ser humano no controle. Via controle remoto, qualquer um é capaz de controlar os seus movimentos.

Isso é possível graças a uma câmera colocada em um dos braços do robô. Ela serve para que quem está no controle à distância possa encontrar a maçaneta da porta mesmo sob condições mais adversas. Além disso, o controlador pode observar itens como locomoção e equilíbrio do robô, permitindo que os seus movimentos fluam melhor durante as demonstrações.

No entanto, os pesquisadores são categóricos em afirmar que é possível programar os robôs para fazerem isso de forma autônoma, e é justamente com isso que muitas pessoas se preocupam.

Apesar da ficção científica muitas vezes servir como um estímulo para criação, há quem defenda a ideia de que esse é o “começo do fim” e que a “Skynet vem aí”. Será mesmo?

Fonte(s): Boston Dynamics (YouTube)

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.