Positivo do seu jeito

Dicas

Como instalar um controle USB no Windows 10

13 de Março de 2020

por: MKT Positivo

A melhor maneira de aprimorar a experiência dos jogos no Windows 10 é utilizando um controle. Por mais que mouse e teclado sejam formas mais adequadas para certos tipos de jogos, como FPS, em muitas outras modalidades você poderá obter mais precisão se tiver um joystick.

Porém, como instalar um controle USB no Windows 10? A boa notícia é que o sistema operacional da Microsoft conta com recursos específicos que visam facilitar esse procedimento, especialmente no que diz respeito aos joysticks padrão do Xbox One e do PlayStation 4. Nesse tutorial vamos aprender como fazer isso.

Como instalar um controle USB no PC?

No passado, não era possível instalar um controle USB no Windows se o usuário não baixasse programas específicos para tornar os dispositivos compatíveis entre si. Porém, isso mudou no Windows 10, especialmente nas últimas atualizações liberadas pela plataforma. Hoje o processo é muito mais intuitivo e não requer o download de nenhum programa.

Passo 1. Conecte o controle em questão ao PC via cabo USB.

Passo 2. Aguarde alguns segundos. O próprio sistema operacional Windows 10 reconhecerá o dispositivo em questão e fará a configuração automática do controle. A mensagem “Configurando um dispositivo” será exibida no canto inferior direito da tela.

Passo 3. Quando o processo for finalizado, surgirá a mensagem “Dispositivo configurado”.

Sim, é simples assim. Basta conectar o controle ao PC para que o sistema operacional Windows 10 se encarregue de fazer o resto.

Como configurar um controle USB no PC?

Em geral, a maioria dos controles, uma vez instalados, não requerem nem mesmo algum tipo de configuração adicional. Porém, pode ser que você queira fazer isso para deixar as coisas ainda mais personalizadas. Nesse caso, será preciso configurar o controle manualmente.

Passo 1. Abra o menu Iniciar do Windows 10 e procure pela opção “Painel de Controle”.

Passo 2. Depois, vá em “Hardwares e Sons” e, em seguida, clique em “Dispositivos e Impressoras”.

Passo 3. Dentro desse menu, clique com o botão direito do mouse na opção com um ícone de controle. Escolha “Propriedades”.

Passo 4. É aberta uma nova janela para calibragem dos botões. Esse é um processo bastante intuitivo no qual você poderá modificar os itens como desejar. Em “Configurações”, faça as edições que julgar necessárias. Em “Testar”, verifique se os comandos recém-configurados estão funcionando.

Passo 5. Ao concluir o processo, clique em “Aplicar” para finalizar a configuração.

É importante ressaltar que você deve instalar e configurar um controle antes de iniciar um jogo, e não durante a execução do game. Se você estiver jogando em uma plataforma como o Steam, por exemplo, recomendamos que você o feche completamente, instale e configure o controle. Somente depois disso reabra o serviço e o jogo em questão.

Isso ocorre devido porque, ao iniciar um jogo, são carregadas também as informações sobre os controles instalados. Se você optar por instalar um controle com um jogo em execução, então as novas configurações só serão aplicadas quando o game for reiniciado.