Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

hdmi-21a-o-que-e-novidades

HDMI 2.1a: conheça o novo recurso da versão mais recente da tecnologia

Durante a CES 2022, considerada a maior feira de tecnologia de consumo do mundo, o HDMI Licensing Administrator (HDMI LA) anunciou o mais novo padrão para a tecnologia HDMI, batizada de HDMI 2.1a.

A nova tecnologia promete trazer melhorias em relação às versões anteriores de HDMI, sendo o recurso SBTM a sua principal novidade. Traduzida do inglês, a sigla significa “Mapeamento de Tom Baseado na Fonte”, e promete melhorar a experiência de usuários e a qualidade das imagens, especialmente em jogos.

Seja você alguém que costuma passar horas em frente a tela jogando ou não, vale a pena ficar antenado sobre as novidades que vem por aí com o HDMI 2.1a. Por isso, criamos este artigo para te deixar a par sobre essa nova tecnologia.

Como funciona o HDMI 2.1a?

Com os avanços tecnológicos, TVs, produções audiovisuais, serviços de streaming e consoles de jogos passaram a produzir seus conteúdos em altas resoluções e qualidade de imagem cada vez mais aprimoradas. A tecnologia HDMI precisou acompanhar essa evolução, oferecendo um suporte para que esses conteúdos possam ser transmitidos da melhor maneira possível.

O principal diferencial do HDMI 2.1 em relação às suas versões anteriores está no fato dele conseguir suportar imagens com resolução 4K a 120 Hz e 8K a 60Hz, além de operar outros recursos tecnológicos como redução de tempo de tela em jogos.

Agora, através do SBTM, o HDMI 2.1a promete ir além, pois o novo recurso consegue mapear as tonalidades de cor no display, permitindo a exibição de conteúdos diferentes na mesma tela. Com ela, os dispositivos que estejam conectados, como uma smart TV e um console, por exemplo, irão dividir o mapeamento de cores, permitindo a exibição simultânea de conteúdos em HDR e SDR.

O SBTM permite que a fonte envie um sinal de vídeo para os dispositivos, aproveitando ao máximo a capacidade HDR da tela onde o HDMI 2.1a está conectado. Assim, há um melhor ajuste para aproveitar todo o potencial de cada tela.

O HDMI 2.1a ainda permite que dispositivos com tecnologias mais simples, sem suporte para HDR, possam reproduzir imagens neste formato sem que haja uma distorção nos tons e no brilho das cores, aumentando a qualidade das imagens que estão sendo reproduzidas.

O recurso irá operar normalmente com as tecnologias HDR10, HLG e HDR, sendo necessário somente que os dispositivos de entrada e saída de vídeo tenham suporte para o HDMI 2.1a, que pode ser inserido inclusive por uma atualização de firmware em monitores e smart TVs.

hdmi-21a-o-que-e-novidades

Nova versão é benéfica para todos os usuários?

Como destacado anteriormente, os novos recursos do HDMI 2.1a ganham maior utilidade para aqueles que queiram melhorar sua experiência nos jogos digitais. Isso se deve pelo fato de não ser mais necessário ajustar manualmente o brilho e contraste nos monitores e TVs, pois a tecnologia SBTM realiza esses ajustes de forma automática.

Mesmo não sendo um jogador assíduo, contar com a nova tecnologia é uma boa opção, especialmente pelo fato dela ser o melhor que o mercado tem a oferecer até o momento. Sem falar que através do SBTM, seus dispositivos poderão executar a melhor qualidade de imagem possível, melhorando a sua experiência ao ver qualquer conteúdo, seja no seu computador, TV ou outro dispositivo conectado no cabo.

Atenção a nomenclatura HDMI 2.1a

O HDMI LA tem sido alvo de diversas críticas pelo modo como define a certificação de aparelhos com suporte às diferentes versões de HDMI. Usuários afirmam que há uma brecha que permite que fabricantes e vendedores mal-intencionados enganem seus consumidores ao vender um produto que não possui as tecnologias mais recentes como se tivessem.

Isso se deve pelo fato das especificações do HDMI 2.1 serem consideradas apenas opcionais aos recursos da sua versão anterior, o 2.0. Com isso, é possível vender aparelhos sem suporte ao 2.1 afirmando que eles possuem tecnologia igual ou semelhante.

Há no mercado fabricantes de monitores que vendem seus produtos como se eles tivessem entrada 2.1 quando na realidade eles são somente compatíveis com a versão 2.0. Especialistas temem que o mesmo possa vir a ocorrer em relação ao HDMI 2.1a quando ele for lançado. A tecnologia ainda não possui data de lançamento, mas deve ser introduzida no mercado ainda neste ano.

Por isso, caso você queira contar com a nova tecnologia num futuro próximo, precisará ficar atento às especificações e detalhes técnicos dos aparelhos que deseja comprar, para saber se eles realmente terão suporte aos recursos que serão introduzidos, como o SBTM.

Enquanto o HDMI 2.1a não chega ao mercado, você pode dar uma olhada nos demais conteúdos do nosso blog. Temos dezenas de artigos, dicas e tutoriais que podem te ajudar a lidar com os seus aparelhos eletrônicos e transformar você num verdadeiro expert no mundo da tecnologia. Seja bem-vindo e conte com a gente.

Links: Mundo Conectado, Promobit

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
mapa-da-china-antigo

Calças mais velhas do mundo têm 3 mil anos

foto-do-sol-em-altissima-qualidade-divulgada-pela-ESA

Agência Espacial Europeia divulga foto do Sol em altíssima qualidade

logotipo-3d-do-instagram-em-fundo-roxo

Instagram: 4 apps para baixar vídeos da rede social

mulher-apresentando-slide

4 sites e serviços para fazer slides online

familia-assistindo-lancamentos-da-netflix

Veja os principais lançamentos da Netflix para maio de 2022

mulher-escondendo-fotos-e-videos-com-senha-no-celular

4 apps para ocultar fotos e vídeos no celular

Inscreva-se na nossa

Newsletter