WhatsApp: como usar figurinhas do teclado do Google (Gboard)

Proprietários de smartphone Android que utilizam o teclado do Google (Gboard) receberam uma boa novidade no início deste mês. A partir de agora há no WhatsApp como usar figurinhas do teclado.

O teclado do Google é o primeiro entre os teclados alternativos a ter stickers compatíveis diretamente com o mensageiro. É bem provável que daqui em diante mais aplicativos se tornem compatíveis com esse recurso, mas por enquanto a novidade chegou apenas ao Gboard.

Vamos aprender como utilizar esse recurso que, em um primeiro momento, está disponível apenas na versão de testes do WhatsApp.

®GIPHY

Instalando a versão de testes do WhatsApp

Primeiramente, tenha em mente que ter apenas o WhatsApp instalado não é suficiente para utilizar esse recurso. É preciso ter acesso à versão de testes mais recente do aplicativo. Ser um dos privilegiados com acesso ao WhatsApp Beta não é difícil.

  • Passo 01: Acesse esse link para fazer seu cadastro no programa de Beta do WhatsApp. Importante: nem sempre há vagas disponíveis. Eventualmente novas oportunidades são liberadas, portanto teste sempre até que consiga encontrar uma chance.
  • Passo 02: Se houver vagas, toque em “Become a tester”.

whatsapp-como-usar-figurinhas-do-teclado-gboard-passo-2Você receberá via Play Store uma notificação informando que o WhatsApp está disponível para atualização. Atualize o aplicativo.

Utilizando as figurinhas do Gboard no WhatsApp

Se você já utiliza o teclado do Google (Gboard) não é preciso baixar nada. Porém, se ainda não tem o app, baixe o Gboard na Play Store.

  • Passo 01: Em uma conversa qualquer no WhatsApp, abra o Gboard e toque no ícone de figurinhas.

como-usar-figurinhas-do-teclado-gboard-passo-1

  • Passo 02: Será aberta uma lista com diversas opções. Aquelas imagens indicadas com uma seta no canto esquerdo indicam imagens animadas.

como-usar-figurinhas-do-teclado-gboard-passo-2

  • Passo 03: Escolha uma figurinha e toque sobre ela para abri-la no editor do WhatsApp. Aplique alterações, se assim desejar, e toque em “Enviar”. A figurinha escolhida será enviada como um GIF animado.

como-usar-figurinhas-do-teclado-gboard-passo-3

  • Passo 04: Ainda dentro da lista de figurinhas, toque no sinal de “+” para visualizar mais conteúdo. São dezenas de pacotes de stickers disponíveis para você fazer o download.

como-usar-figurinhas-do-teclado-gboard-passo-4

Figurinhas são a maior febre do WhatsApp

Desde que o WhatsApp adicionou o recurso que permite aos usuários adicionarem figurinhas às conversas, a ferramenta se tornou uma verdadeira febre entre os usuários brasileiros. Parte desse sucesso se deve ao fato de que é possível criar as suas próprias figurinhas.

Por essa razão, a ampliação desse recurso incluindo as figurinhas do Gboard não é nenhuma novidade. Ao menos por enquanto, a funcionalidade está disponível para os usuários da versão beta. Porém, quando isso acontece, é questão de tempo para que o recurso seja incorporado no WhatsApp disponibilizado para todos os usuários.

O período de testes de uma funcionalidade serve para duas coisas: primeiro, descobrir se os usuários aprovam ou não a ideia; e, segundo, para corrigir eventuais problemas em testes com um grupo mais limitado de usuários. Assim, quando a função for ampliada para todos, menores são as chances de algo dar errado.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.