Como fazer o backup completo do seu celular Android

Muitas pessoas pensam que backup é algo exclusivo de computadores e notebooks, mas você já parou para pensar na quantidade de dados e arquivos que estão armazenados no seu celular? Hoje ter uma cópia de segurança de tudo aquilo que guardamos nos nossos Smartphone é tão importante quanto fazer backup do computador.

Antes de aprofundar neste assunto, é preciso ter em mente que backup é um termo em inglês utilizado para definir “Cópia de Segurança”, que geralmente está atrelado a determinados dados ou arquivos. Como o próprio nome sugere, o backup é uma forma de manter as informações seguras no caso de perda ou dano do equipamento.

® Shutterstock

Você deve estar pensando que não tem nada de tão importante no seu Android a ponto de necessitar de uma cópia de segurança, mas pense bem nas suas fotos, vídeos e contatos: será que você não gostaria de manter algum desses arquivos salvos caso seu smartphone estrague ou seja perdido? A seguir iremos mostrar algumas formas de realizar este backup nos celulares Android.

® Shutterstock

BACKUP DOS DADOS E CONFIGURAÇÕES

Existem diversas formas de fazer backup em smartphones Android, porém iremos começar falando do backup padrão do Google: uma opção super bacana que salva conteúdos, dados e configurações do seu dispositivo Android direto na nuvem. Assim, se você precisar trocar de smartphone, poderá restaurar as informações do backup em qualquer dispositivo Android.

O legal é que você pode decidir o que será salvo e sincronizado. Para isso, vá nas configurações do seu Android e procure a opção “Contas”. Em seguida, selecione a sua conta do Google e escolha os dados que devem ser salvos. Depois, é só voltar às configurações e procurar a opção “Fazer backup e redefinir” para finalizar o processo.

O que é salvo:

– Dados do Contatos do Google
– Configurações do Google Agenda
– Redes e senhas de Wi-Fi
– Planos de fundo da tela inicial
– Configurações do Gmail
– Apps instalados pelo Google Play
– Configurações da tela
– Configurações de idioma e de entrada
– Data e hora
– Configurações e dados de apps não criados pelo Google (pode variar de acordo com aplicativo)

BACKUP DAS FOTOS

® Shutterstock

Para realizar cópias de segurança das suas fotos, use o aplicativo Google Fotos. Ele sincroniza e salva na nuvem todas as suas fotos e vídeos da galeria, assim você pode acessar a partir da sua conta do Google. O Google Fotos é gratuito e possui espaço ilimitado 😉

BACKUP DE ARQUIVOS

® Shutterstock

Planilhas, apresentações e arquivos de texto e músicas podem ser salvos no Google Drive. Para isso baixe o aplicativo na Play Store e salve todos os seus documentos. Assim, você poderá acessar a partir de qualquer dispositivo: notebooks, celulares ou tablets. O Google Drive disponibiliza um armazenamento gratuito de até 15 GB.

Lembre-se: o ideal é realizar cópias de segurança regularmente, se possível uma vez por mês. Só assim você terá garantia de ter todos os seus arquivos bem guardados, sem se preocupar caso ocorra um imprevisto.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.