Na dúvida entre usar o WhatsApp ou o Telegram como mensageiro, que tal ficar com os dois? É cada vez maior o número de usuários que recorre não apenas a um, mas a dois aplicativos para troca de mensagens.
Isso se deve ao fato de que embora os serviços sejam concorrentes eles possuem algumas características distintas. No que diz respeito ao gerenciamento de canais, por exemplo, o Telegram se mostra mais eficiente, enquanto o WhatsApp atrai um número maior de usuários.
Porém, os problemas começam quando você tenta integrar os dois apps. Não é possível enviar um arquivo de áudio ou uma imagem de um serviço para outro – e isso é proposital, afinal nenhuma das duas empresas quer estimular a necessidade de ir para o concorrente.
Porém, existe um atalho um pouco mais trabalhoso que permite compartilhar arquivos entre um programa e outro. Neste tutorial, mostramos como fazer isso tanto no PC quanto no celular.
Passo 1. Abra a versão web do Telegram no PC.
Passo 2. Localize o áudio que você deseja encaminhar e clique em “Baixar”. O arquivo será baixado no PC.
Passo 3. Abra a versão web do WhatsApp no PC.
Passo 4. Faça o upload do áudio que você acabou de baixar diretamente para a conversa ou grupo com o qual o conteúdo será compartilhado.
Passo 1. No Telegram, localize onde está salvo um arquivo de áudio encaminhado ou recebido e toque no ícone de três pontinhos.
Passo 2. No menu que será aberto em seguida, escolha “Encaminhar”.
Passo 3. Agora, selecione o ícone do WhatsApp e, em seguida, escolha a conversa ou grupo para o qual ele será encaminhado.
Em número de usuários, o início do ano de 2021 foi promissor para aplicativos como Telegram e Signal. Isso porque o WhatsApp divulgou novas regras de privacidade e nelas se torna obrigatório o compartilhamento de dados do mensageiro com o Facebook. Isso fez com que muitos usuários repensassem o uso que fazem do serviço.
Um relatório divulgado pelas companhias Mobile Time e Opinion Box mostrou que o número de instalações do Telegram nos celulares brasileiros cresceu. Em janeiro de 2020 apenas 27% dos entrevistados tinha o Telegram instalado no celular, enquanto neste ano o índice subiu para 45%.
Apesar do crescimento, a pesquisa indica que o Telegram está consolidado na segunda posição, ainda bem distante do WhatsApp. A estudo indica ainda que a principal tendência nesse momento é que os usuários fiquem com os dois aplicativos ou invés de substituir um por outro.
Outros concorrentes, como o Signal, também entraram em cena nos últimos meses, mas a base instalada de usuários ainda não é suficiente para que ele se mostre uma ameaça.