google-maps-como-usar-modo-navegacao-moto

Google Maps: conheça o novo recurso de navegação e cálculo de rota para motos

Tem mais novidades no Google Maps. O aplicativo anunciou nesta semana a chegada do “Modo Motocicleta”, que permite ao usuários visualizar rotas e trajetos levando-se em consideração a estimativa de tempo para motos.

Além disso, uma nova integração com aplicativos de viagem, como Uber ou Cabify, permitirá que os usuários possam acompanhar a rota durante uma corrida e visualizar em tempo real se o motorista está fazendo o caminho certo ou não.

Todas as novidades serão incorporadas automaticamente ao aplicativo na versão para Android. Portanto, para ter acesso à novidade, é preciso forçar a atualização do app na Play Store. Como sempre ocorre, o Google libera novidades em seus serviços em ondas, de forma que nem todos os usuários recebem o recurso no mesmo dia.

google-maps-como-usar-modo-navegacao-moto

®GIPHY

Como usar o Modo Motocicleta no Google Maps

É bastante simples. O Modo Motocicleta é mais uma alternativa que aparecerá ao lado das já existentes na hora de selecionar o tipo de trajeto que você pretende fazer – a pé, de carro, de ônibus e, agora, de moto.

A iniciativa surgiu a partir de um pedido dos usuários. Os trajetos realizados de moto frequentemente têm alternativas de trânsito aos carros ou percorrem vias mais calmas, fazendo com que o tempo de trajeto seja menor. Ao estimar o tempo do ponto de vista das motos, o Google Maps oferece uma opção mais precisa.

“A gente sabe que carros e motos trafegam de forma diferenciada”, comenta André Kowaltowski, gerente de produto do Google Maps. “Pensando em São Paulo, 15% da frota dos veículos da cidade é de motos. Por isso, hoje lançamos essa novidade, o Modo Motocicleta, onde mostramos rotas otimizadas e estimativas diferenciadas de tempo.

Usamos a IA para separar o fluxo de trânsito em tempo real, o que anda mais rápido ou mais devagar, para identificarmos o que é moto e o que é carro”, explica.

google-maps-como-usar-modo-navegacao-moto

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2018 o Brasil tinha mais de 26 milhões de motocicletas registradas. A ideia é oferecer uma alternativa mais interessante para esse público.

O recurso poderá ser particularmente útil para aqueles que trabalham de motocicleta com entregas, reduzindo o tempo de chegada dos pedidos.

Essa alternativa é interessante para quem tem os dois veículos e deseja saber se há alguma diferença entre um e outro na hora de encarar o trânsito.

Como usar o Modo Aplicativo no Google Maps

Já o Modo Aplicativo, outra novidade desta atualização do Google Maps, é indicado para aqueles que querem ter um pouco mais de segurança na hora de viajar com carros de aplicativo, como o Uber ou o Cabify.

Ao sair do ponto de partida, o Google Maps informa o melhor trajeto caso o usuário toque na opção “Viajar com segurança”. A partir de então, o Google informará sempre que o motorista sair mais de 500 metros do trajeto ideal. Para isso, é preciso ativar também o recurso “Alerta de desvios de trajeto”.

google-maps-como-usar-modo-navegacao-moto

É possível ainda compartilhar a sua localização com outros usuários. Portanto, em caso de emergência, se torna mais simples informar a outras pessoas qual é a direção em que você está sendo levado.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Pessoa usando o celular para fazer pagamento por aproximação em uma maquininha.

Positivo Tecnologia integra terminais inteligentes de pagamento com aplicativo Urbanky

Mulher trabalhando com tecnologia em um escritório muito moderno.

12 profissões na área de tecnologia para ficar de olho

Homem segurando um globo terrestre nas mãos simbolizando a alfabetização digital.

O que é a alfabetização digital e por que é importante?

Pessoa segurando um celular com o X aberto na tela, ao fundo dá para ver desfocado o passáro do Twitter.

X libera chamadas de áudio e vídeo no Android

Garota brava porque sua conta no Instagram foi hackeada.

Instagram: como recuperar contas hackeadas

Adolescentes encostados na parede mexendo no celular.

Instagram: atualização do app alerta adolescentes a fecharem o app durante a noite

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.