como-remover-a-senha-pin-windows-10

Como remover a senha de segurança e o PIN para acessar o Windows 10

O PIN de segurança do Windows 10 é uma solução encontrada pela Microsoft para que os usuários não precisem validar o acesso ao sistema operacional digitando a senha da conta Microsoft, cuja verificação é online. Porém, há como remover a senha PIN do Windows 10.

Essa medida tem seus pontos positivos e negativos. Por um lado, a dispensa dela permite que o boot do sistema operacional seja ainda mais rápido. Se você utiliza o Windows 10 em uma máquina exclusivamente sua, sem risco de que outras pessoas a acessem, essa pode ser uma alternativa. Por outro lado, a ausência do PIN é uma camada de segurança a menos.

Se apesar desse risco essa parece ser uma boa solução para você, vamos aprender neste artigo o passo a passo de como remover a senha de segurança e o PIN para acessar o Windows 10.

como-remover-a-senha-pin-windows-10

Removendo a senha de segurança e o PIN do Windows 10

O passo a passo para remover a senha de segurança e o PIN do Windows 10 é bastante simples e os procedimentos tomarão menos de um minuto.

Passo 01: Abra o Menu Iniciar e clique no ícone de “Configurações”.

Passo 02: Em “Configurações”, localize a opção “Contas”.

Passo 03: Na lateral esquerda do menu de “Contas”, clique em “Opções de entrada”.

Passo 04: Role a tela para baixo para encontrar a opção “PIN do Windows Hello”. Neste submenu, clique em “Remover”.

Passo 05: Uma caixa de diálogo será exibida com a seguinte mensagem: “Tem certeza que deseja remover seu PIN? Ter um PIN torna mais fácil entrar no Windows, efetuar pagamento e conectar-se a aplicativos e serviços. Se você estiver usando o reconhecimento facial ou de impressão digital, ele vai parar de funcionar se você remover o PIN”. Clique novamente em “Remover”.

Passo 06: Para finalizar o procedimento, entre com a sua senha da conta Microsoft.

Pronto! A partir de agora o seu sistema operacional carregará mais rápido, pois uma vez que o PC for iniciado não haverá a necessidade de passar pela tela de boas-vindas e nem de digitar o PIN de segurança.

Como já mencionamos, se você compartilha o seu computador com alguém ou mora em um lugar no qual outras pessoas podem ter acesso à sua máquina, então é melhor manter o PIN habilitado. Isso vale também para notebooks, pois você nunca sabe quando o utilizará fora de casa e deixá-lo sem senha deixa os seus documentos e arquivos mais expostos.

PIN e senha: entenda a diferença

Enquanto a senha está vinculada a todos os serviços online da Microsoft, o PIN está vinculado apenas a um dispositivo. Na prática isso significa uma camada extra de segurança, pois mesmo que os dados da sua conta Microsoft sejam comprometidos, os arquivos locais salvos na sua máquina estarão à salvo.

Você pode ainda configurar um PIN específico para cada dispositivo – ideal para quem usa um PC em casa e outro no trabalho, por exemplo, ainda que ambos vinculados a uma mesma conta Microsoft.

O PIN do Windows Hello tem o suporte de um chip TPM (Trusted Platform Module), que é um processador protegido por criptografia projetado para realizar operações criptográficas. O chip inclui vários mecanismos de segurança física para torná-lo resistente a adulterações nas funções de segurança do TPM por software mal-intencionado.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.