Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

usb-tipo-c-21-o-que-e-como-funciona

USB Tipo-C 2.1 vem aí: entenda o que muda e quais são as novidades

O novo USB Tipo-C 2.1 é o novo modelo de conexão para dispositivos externos. A tecnologia, que em breve estará em diversos dispositivos do mercado, foi desenvolvida para padronizar as conexões e oferecer maior velocidade na troca de dados. Gostou dessa novidade? Então fique conosco para saber o que muda no USB-C 2.1 e seus principais benefícios.

Anunciada em setembro, a nova tecnologia surge apenas como uma nova nomenclatura, mas como um novo padrão que pode se estabelecer no futuro. A novidade foi apresentada pelo fórum de implementação da tecnologia USB, o USB-IF. Os desenvolvedores apresentaram a revisão oficial com as especificações da tecnologia.

Usuários mais experientes sabem que hoje é muito complicado identificar os diferentes padrões de USB. No passado, essas conexões apresentavam um ou, no máximo, dois tipos de cabos com o mesmo conector. O USB Tipo-C 2.1, apesar de trazer boas novidades, aumenta a confusão e dificulta ainda mais o reconhecimento dos modelos de cabos.

Pensando nisso, preparamos um artigo onde apresentamos o USB Tipo-C 2.1, suas diferenças para seu antecessor e seus principais benefícios para os usuários.

Principais diferenças entre o USB Tipo-C para o padrão 2.1

Chama atenção a capacidade de potência do novo padrão. Os conectores atuais Tipo-C possuem capacidade de 10 Watts, enquanto o Tipo-C 2.1 apresenta os incríveis 240 Watts de potência. O padrão anterior já era suficiente para transmitir dados e fornecer energia para smartphones.

Considerado o padrão mais moderno de USB, o Tipo-C é encontrado em dispositivos modernos, como smartphones e computadores. Portanto, é natural que ele recebesse uma atualização para que novos recursos fossem assimilados. Assim como aconteceu com o USB 2.0, esse padrão ainda deve perdurar por algum tempo, dado a quantidade de aparelhos que permite conexões Tipo-C.

Principais características do USB Tipo-C

Para adotar a tecnologia, que também é chamada de Extended Power Range (EPR), as fabricantes precisam seguir requisitos especificados pelo UBS-IF. A principal mudança está no cabo que deve suportar a potência de até 48 volts (5×48 = 240) e suportar até 5 amperes.

Eles também devem apresentar um capacitor de amortecimento nas extremidades, evitando assim que a energia seja armazenada quando ele for desconectado. Os cabos também precisam indicar que suportam o EPR e serem compatíveis com todos os dispositivos que seguem o padrão Tipo-C.

A experiência com o novo padrão poderá ampliar a autonomia de dispositivos diversos, até mesmo quando conectados em dispositivos que consomem muita energia, como notebooks gamers e outros aparelhos. É esperado, inclusive, que o novo Tipo-C 2.1 seja usado no futuro para padronizar carregadores de notebooks.

O mesmo também deve acontecer com os smartphones. Com exceção do iPhone, da Apple, os smartphones devem adotar a tecnologia para que eles possam ter suas baterias carregadas de forma mais rápida. A velocidade também será melhorada na transmissão de arquivos.

É importante salientar que o novo padrão não interfere na velocidade quando utilizado em conexões antigas. Sendo assim, ainda será possível a ligação entre USB 2.0 com a nova potência.

Como organizar tantos padrões diferentes de USB

A maioria dos usuários tem dificuldades para identificar cada padrão USB presente no mercado. Em alguns casos, a conexão não muda em nada, o que torna a confusão ainda mais intensa – como acontece em padrões USB mais antigos. O novo Tipo-C 2.1 usa o mesmo tipo de conexão de seu antecessor. Ou seja, mais confusão para os usuários.

Foi pensando nisso que a USB-IF criou logotipos diferentes para que as tecnologias sejam definidas. As imagens foram criadas para definir a velocidade de conexão e a potência de cada padrão do USB Tipo-C.

usb-tipo-c-21-o-que-e-como-funciona

Investir em cabos com certificação

A nova tecnologia, por trabalhar em uma potência maior, exigirá a utilização de cabos específicos. Sendo assim, deixam o jogo os Standard Power Range e entram em cena os Extended Power Range. Os novos cabos EPR são uma evolução e substituirão em breve o antigo padrão SPR.

Usar produtos certificados é a melhor forma de garantir a segurança ao conectar diferentes dispositivos em computadores, por exemplo. Portanto, busque sempre por acessórios que exibam os logotipos certificados pela USB-IF em suas embalagens.

Os produtos sem certificação podem causar problemas em dispositivos e, até mesmo, no próprio USB-C. Sendo assim, invista em acessórios de qualidade para evitar problemas com os seus aparelhos.

Gostou das dicas? Fica atento às atualizações do portal Positivo do Seu Jeito para conhecer novos equipamentos, softwares e serviços da web. Use também a nossa barra de busca para encontrar artigos que possam solucionar suas dúvidas em smartphones, computadores e plataformas na web. Estamos aqui para te ajudar!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter