Projeto de internet 5G já está sendo discutido no Brasil. Conheça as diferenças e características da rede.

Hoje em dia estar o tempo todo conectado à internet não é mais uma opção, é uma necessidade. Já parou para pensar que sem internet os nossos smartphones, computadores e demais aparelhos perdem grande parte da sua utilidade? E que sem as funcionalidades que estamos acostumados, como Whatsapp, aplicativos e redes sociais, nós ficamos completamente perdidos e sem saber o que fazer?

5G
® GIPHY

O fato é que estar sempre conectado pode ser um grande desafio no nosso país, uma vez que, em algumas regiões, a cobertura das redes de internet móvel ainda são muito limitadas ou inexistentes. É o caso da rede 4G que, segundo uma pesquisa realizada pela Telebrasil [http://www.telebrasil.org.br/sala-de-imprensa/releases/8187-em-novembro-de-2016-4g-chega-a-mais-de-1-1-mil-municipios] no início deste ano, está presente em somente 20,78% dos municípios brasileiros.

5G
® GIPHY

O 4G e o 3G são as duas redes de internet móvel mais utilizadas no Brasil, sendo que o 3G representa a terceira geração e o 4G a quarta, ou seja, a última geração. Para entender mais sobre redes de internet móvel clique aqui.

5G
® GIPHY

A quinta geração da internet móvel (5G) ainda não está disponível mundialmente, porém alguns países já começaram a se planejar e discutir projetos para implantação. Um deles é o Brasil, que no início do ano se reuniu com os principais representantes e empresas da área para lançar o “Projeto 5G Brasil”, que visa analisar propostas para o desenvolvimento de infraestruturas compatíveis com esta nova geração de internet móvel, além de incluir o país nas discussões internacionais sobre o tema.

Mas afinal, o que o 5G tem de diferente do 4G? Bem, a principal diferença é a velocidade. A internet móvel de quinta geração será muito mais rápida, cerca de 20 Gbps de tráfego de download e 10 Gbps de upload por área, enquanto o 4G tem picos de apenas 1 Gbps. Vale lembrar que esta velocidade será dividida de acordo com a quantidade de pessoas utilizando em determinada distância.

5G
® GIPHY

Outra diferença diz respeito à capacidade da internet 5G: as especificações determinam que ela deve suportar 1 milhão de dispositivos conectados por km². Olhando para a nossa realidade atual parece ser muito, porém este número já é considerando um futuro onde computadores, tablets e smartphones irão dividir a internet com eletrodomésticos, automóveis, casas e etc.

A internet 5G também irá trazer mudanças na velocidade de resposta e na mobilidade. Por exemplo, hoje ao acessar algum site ou app no 4G, o tempo de resposta é de aproximadamente 50 milissegundos. Com o 5G será possível reduzir esse número para 1 milissegundo. Quanto à mobilidade, a quinta geração da internet móvel irá garantir qualidade de conexão mesmo quando estivermos em altíssimas velocidades, como em um trem ou carro.

Homem dirigindo o carro enquanto sua mulher mostra a tela do celular e ele diz "não posso agora" em inglês
® GIPHY

Vale ressaltar que, enquanto a internet já 5G está sendo testada em alguns países, no Brasil este processo irá demorar um pouco mais por conta das regulamentações necessárias para implementação.

Nós já estamos ansiosos, e você?

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.