Que tal navegar na internet com um pouco mais de velocidade e, de quebra, aumentar a sua privacidade? Essa é a proposta do DNS Cloudflare, novidade que foi revelada neste mês e está acessível para todos os usuários. Para saber como acelerar a sua internet usando o DNS Cloudflare, nós preparamos um tutorial para explicar a você como acelerar a internet com todos os detalhes.
Antes, vale uma explicação: DNS é uma sigla para Domain Name Service e a sua função é de converter as URL que conhecemos – como www.google.com – em endereços de IP – como, por exemplo, 172.217.10.46. Para as máquinas, fica muito mais fácil processar as coisas dessa forma.
Em geral, a maioria dos usuários usa o serviço de DNS padrão fornecido pelo provedor. Ele é automático na maioria dos casos, a menos que você o configure para utilizar um endereço específico. E é aí que entra em cena do DNS da Cloudflare.
Você pode obter instruções detalhadas de como usar o DNS da Cloudflare no site oficial. Porém, aqui, vamos explicar o passo a passo simples do que você precisa fazer para ativá-lo em sua máquina. Basicamente o que você precisa fazer é acessar a configuração de rede do seu sistema.
Passo 1: no Menu Iniciar, selecione a opção Painel de Controle (Engrenagem no Windows 10).
Passo 2: depois, escolha a opção Rede e Internet. Em seguida, clique em Central de Rede e Compartilhamento e, por fim, escolha a opção Alterar as configurações do adaptador.
Passo 3: sobre a conexão (Ethernet ou WiFi), clique com o botão direito do mouse e escolha Propriedades.
Passo 4: então, escolha Protocolo IP Versão 4 ou Protocolo IP Versão 6 e clique em Propriedades.
Passo 5: anote os números de DNS ali existentes para futuras referências e, depois, clique em Usar os seguintes endereços de servidor DNS.
Passo 6: agora, substitua os endereços de DNS preferencial e alternativo pelos seguintes números:
Passo 7: clique em OK e feche essa caixa de diálogo. Ao reiniciar o seu navegador, as novas configurações de navegação serão carregadas.
Pronto, o DNS do Cloudflare foi configurado.
Quando usamos o DNS padrão, fornecido automaticamente pela rede, fica mais fácil para o provedor rastrear quais foram os endereços resolvidos, ou seja, quais foram os sites que você acessou. O que o DNS da Cloudflare faz é impedir que a operadora ou outros provedores de acesso consigam obter essa informação, por isso a maior privacidade na navegação.
Por fim, outro motivo para você usar o DNS da Cloudflare é o ganho de velocidade. A vantagem é de apenas alguns milissegundos, conforme indica o site DNSPerf, e não deve ser percebida com facilidade pelo usuário. Porém, pelo sim e pelo não, não custa nada acessar a rede por meio de um serviço que entrega uma velocidade um pouco maior, não é mesmo?