Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Acabou: 5 apps e serviços que serão encerrados em 2021

Todos os dias dezenas de novos apps e serviços chegam ao mercado, mas nem todos têm a sorte ou a competência de cair nas graças do consumidor. Assim, depois de um certo tempo, eles acabam sendo descontinuados ou são substituídos por alternativas mais interessantes.

É o caso dessa pequena lista que preparamos, levando em consideração apps e serviços que deixarão de existir em 2021. Alguns já tiveram o fim decretado há um bom tempo e 2021 marcará apenas o desligamento do serviço; outros podem até causar uma certa surpresa para alguns usuários, mas muito provavelmente já não vinham bem há um bom tempo.

Skype for Business

Quando o MSN Messenger foi descontinuado pela Microsoft, a aquisição do Skype representava o futuro da plataforma. Por muitos anos, especialmente antes da era mobile, o serviço foi uma referência entre os mensageiros, especialmente pelos recursos de ligações VoIP que oferecia.
Em 2021 o Skype passará a fazer parte apenas da história. Segundo a Microsoft, 31 de julho de 2021 é a data limite para que o serviço pare de receber atualizações de segurança. A empresa deverá focar seus esforços no Microsoft Teams que, além de disponibilizar os mesmos serviços, tem integração completa com o pacote Office.

Periscope

O Periscope foi criado pelo Twitter como uma alternativa para os usuários realizarem transmissões ao vivo, mas nunca vingou, apesar de todos os esforços de marketing e publicidade. Desde o mês de dezembro de 2020 já não é mais possível criar uma conta na plataforma.
Porém, quem já utilizava o serviço antes, poderá continuar fazendo isso somente até o mês de março. Quem possui moedas recebidas em lives deve resgatar o saldo até o final de abril. Esse também é o prazo para download de conteúdos gravados que você queira guardar. Depois disso, tudo ficará inacessível.

Microsoft Silverlight

O Silverlight é uma espécie de plugin para vídeos, que funciona nos mesmos moldes do Adobe Flash. Assim como o concorrente, ele também será descontinuado em 2021, uma vez que esse tipo de tecnologia não funciona muito bem em dispositivos móveis.
As versões mais recentes dos principais navegadores já não são compatíveis com ele, portanto era questão de tempo até que a Microsoft decretasse o fim oficial dele. O último dia de funcionamento do Silverlight será em 12 de outubro de 2021. Há tempo ainda para você baixar vídeos que utilizam esse formato e convertê-los para outras versões.

Internet Explorer

O navegador Internet Explorer, que no passado chegou a ser o browser mais utilizado no mundo, há muito tempo já não tem a mesma força de antes. Prova disso é que a própria Microsoft decidiu apostar no Edge, versão que vem embarcada no sistema operacional Windows 10.
Assim, o Internet Explorer como conhecemos será completamente encerrado a partir de 17 de agosto de 2021. Alguns serviços da própria empresa, como o Microsoft Teams, já não funcionam no browser desde o ano passado. Migrar para outros serviços é fácil: Microsoft Edge, Google Chrome e Mozilla Firefox são algumas das opções.

Google Hangouts

O serviço Google Hangouts é outro que termina em 2021, mas seus recursos continuarão existindo incorporados a outros aplicativos. A função de conversas por texto será descontinuada, dando lugar ao Google Chat, aplicativo que hoje está disponível apenas para assinantes.
Se você tem informações salvas no Hangouts e está com medo de perdê-las, não se preocupe: a migração será feita de forma automática. Em outras palavras, morre apenas o nome “Hangouts”, uma vez que as funções se transformam e permanecem ativas no novo aplicativo.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter