É fato que as novas tecnologias estão impactando cada vez mais o dia a dia das pessoas. E a chegada do Chat GPT já tem dado o que falar.
Esse modelo de inteligência artificial interage por meio de chat e possui a capacidade de responder diversas questões. Além disso, essa ferramenta consegue até criar textos.
Para entender melhor sobre essa plataforma tão comentada e aprender a utilizá-la, confira o conteúdo de hoje!
O lançamento do Chat GPT tem sido bastante comentado nos últimos meses. Resumidamente, o Chat GPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial. Ele foi feito por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA chamado OpenAI, onde há uma sede em San Francisco. Esse nome é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”.
O intuito do Chat GPT é que ele possa melhorar a experiência e os recursos ofertados por assistentes virtuais, tais como a Alexa ou o Google Assistente. O grande sucesso desta ferramenta consiste em disponibilizar ao usuário uma maneira simples de conversar e conseguir respostas.
A arquitetura do Chat GPT é baseada em uma rede neural denominada de Transformer e ela foi projetada especialmente para lidar com textos. Esse modelo de IA possui diversas camadas que possibilitam à plataforma o foco nas palavras-chave, aos contextos e aos vários significados que as palavras podem ter. Sendo um modelo muito avançado de geração de texto.
A organização OpenAI foi criada em 2015 e, em tese, é sem fins lucrativos, mas vem conseguindo bastante aportes financeiros de muitas empresas com o intuito de desenvolver a tecnologia. O conhecido Elon Musk é também um dos cofundadores da OpenAI, porém deixou a organização. Há outros nomes que estão na frente das operações: Peter Thiel. cofundador do Paypal, Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, entre outros profissionais.
Da mesma forma que toda inteligência artificial, a ferramenta é alimentada por informações coletadas na internet. Ou seja, o que está disponível na internet atualmente é a base de dados do algoritmo. O Chat GPT transforma as querys – as perguntas dos usuários– em respostas e faz isso baseado em padrões e no cruzamento das informações.
O que difere a plataforma é que as respostas podem ser mais criativas. Por exemplo, quando perguntar sobre algum tema, diferente do que acontece em um mecanismo de busca, que só retorna os resultados, o Chat GPT consegue contextualizá-los e criar textos, letras de música, poesias e muito mais.
Fora isso, o algoritmo pode ser integrado a outras ferramentas por meio de uma API, modificando ainda mais a experiência do usuário. De forma resumida, não será necessário acessar um site e fazer suas perguntas: elas conseguem ser incorporadas em serviços como o Microsoft Word, WhatsApp, etc.
Caso você ainda não tenha utilizado o Chat GPT, é só seguir o passo a passo abaixo:
Passo 1. Acesse o site oficial do Chat GPT;
Passo 2. Na página inicial, clique em “Try Chat GPT“;
Passo 3. Na próxima tela, clique em “Log In“, para realizar o login na plataforma;
Passo 4. O sistema permite três tipos de acesso: com uma conta Google, com uma conta Microsoft ou criando uma conta na plataforma. Selecione a opção que desejar;
Passo 5. Depois de realizar o login, na tela seguinte digite o seu nome e sobrenome e clique em “Continue“. Após fazer isso, concorde com os termos de uso do serviço e confirme que tem mais de 18 anos;
Passo 6. Adicione o seu número de telefone para verificação, lembre-se de inserir o DDD e o código do país. Depois, clique em “Send Code“;
Passo 7. Agora você já pode usar o Chat GPT e realizar as perguntas que você quiser no campo de busca, que está localizado no rodapé da página.
Por enquanto não é possível usar o Chat GPT para tomar as suas decisões. O motivo disso é que os próprios criadores da ferramenta destacam que as respostas dadas por ele podem não ser exatas e o mecanismo ainda está na fase beta. Ou seja, ainda que os resultados sejam bons, algumas falhas ainda tendem a acontecer.
Os textos gerados pela plataforma, ainda possuem uma qualidade abaixo do conteúdo feito por um profissional. Contudo, é esperado que a inteligência artificial evolua e com o tempo possa escrever textos mais completos.
As experiências iniciais com o Chat GPT apontaram que os conteúdos produzidos ainda possuem uma qualidade mais baixa em relação àquelas das publicações feitas por profissionais. Porém, o BuzzFeed anunciou a demissão de redatores, alegando que usará a ferramenta mais para criar conteúdos baseados em listas ou testes. Nem todo o público reagiu bem à essa mudança, mas teremos que aguardar os resultados para compreender qual será o verdadeiro impacto do uso desse tipo de tecnologia nas redações.
Outra questão importante é que as escolas e universidades estão atentas para evitar que seus estudantes usem a plataforma para fazer os trabalhos. É fato que permitir que uma inteligência artificial substitua o pensamento pode causar um impacto negativo no desenvolvimento de crianças e jovens.
Será que é chegada a hora das máquinas substituírem de vez a ação dos humanos em algumas tarefas e processos?
Para ficar por dentro sobre as novidades do Chat GPT e outras tecnologias, fique de olho nos conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito.
Fonte(s):