homem escrevendo em um celular e um robô com headphones aparece acima da tela, fazendo alusão ao Chat GPT

Chat GPT: O que é e como usar?

É fato que as novas tecnologias estão impactando cada vez mais o dia a dia das pessoas. E a chegada do Chat GPT já tem dado o que falar.

Eric Cartman, do desenho South Park, dizendo "Chat GPT, cara" para seu amigo

Esse modelo de inteligência artificial interage por meio de chat e possui a capacidade de responder diversas questões. Além disso, essa ferramenta consegue até criar textos.

Para entender melhor sobre essa plataforma tão comentada e aprender a utilizá-la, confira o conteúdo de hoje!

O que é o Chat GPT?

O lançamento do Chat GPT tem sido bastante comentado nos últimos meses. Resumidamente, o Chat GPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial. Ele foi feito por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA chamado OpenAI, onde há uma sede em San Francisco. Esse nome é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”.

O intuito do Chat GPT é que ele possa melhorar a experiência e os recursos ofertados por assistentes virtuais, tais como a Alexa ou o Google Assistente. O grande sucesso desta ferramenta consiste em disponibilizar ao usuário uma maneira simples de conversar e conseguir respostas.

A arquitetura do Chat GPT é baseada em uma rede neural denominada de Transformer e ela foi projetada especialmente para lidar com textos. Esse modelo de IA possui diversas camadas que possibilitam à plataforma o foco nas palavras-chave, aos contextos e aos vários significados que as palavras podem ter. Sendo um modelo muito avançado de geração de texto.

Quem é o proprietário do Chat GPT?

A organização OpenAI foi criada em 2015 e, em tese, é sem fins lucrativos, mas vem conseguindo bastante aportes financeiros de muitas empresas com o intuito de desenvolver a tecnologia. O conhecido Elon Musk é também um dos cofundadores da OpenAI, porém deixou a organização. Há outros nomes que estão na frente das operações: Peter Thiel. cofundador do Paypal, Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, entre outros profissionais.

Como funciona o Chat GPT?

Da mesma forma que toda inteligência artificial, a ferramenta é alimentada por informações coletadas na internet. Ou seja, o que está disponível na internet atualmente é a base de dados do algoritmo. O Chat GPT transforma as querys – as perguntas dos usuários– em respostas e faz isso baseado em padrões e no cruzamento das informações.

O que difere a plataforma é que as respostas podem ser mais criativas. Por exemplo, quando perguntar sobre algum tema, diferente do que acontece em um mecanismo de busca, que só retorna os resultados, o Chat GPT consegue contextualizá-los e criar textos, letras de música, poesias e muito mais.

Fora isso, o algoritmo pode ser integrado a outras ferramentas por meio de uma API, modificando ainda mais a experiência do usuário. De forma resumida, não será necessário acessar um site e fazer suas perguntas: elas conseguem ser incorporadas em serviços como o Microsoft Word, WhatsApp, etc.

Como usar o Chat GPT?

Caso você ainda não tenha utilizado o Chat GPT, é só seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1. Acesse o site oficial do Chat GPT;

Passo 2. Na página inicial, clique em “Try Chat GPT“;

Como usar o Chat GPT passo 2

Passo 3. Na próxima tela, clique em “Log In“, para realizar o login na plataforma;

Como usar o Chat GPT passo 3

Passo 4. O sistema permite três tipos de acesso: com uma conta Google, com uma conta Microsoft ou criando uma conta na plataforma. Selecione a opção que desejar;

Como usar o Chat GPT passo 4

Passo 5. Depois de realizar o login, na tela seguinte digite o seu nome e sobrenome e clique em “Continue“. Após fazer isso, concorde com os termos de uso do serviço e confirme que tem mais de 18 anos;

Passo 6. Adicione o seu número de telefone para verificação, lembre-se de inserir o DDD e o código do país. Depois, clique em “Send Code“;

Passo 7. Agora você já pode usar o Chat GPT e realizar as perguntas que você quiser no campo de busca, que está localizado no rodapé da página.

Como usar o Chat GPT passo 7

As respostas do Chat GPT são perfeitas?

Por enquanto não é possível usar o Chat GPT para tomar as suas decisões. O motivo disso é que os próprios criadores da ferramenta destacam que as respostas dadas por ele podem não ser exatas e o mecanismo ainda está na fase beta. Ou seja, ainda que os resultados sejam bons, algumas falhas ainda tendem a acontecer.

Os textos gerados pela plataforma, ainda possuem uma qualidade abaixo do conteúdo feito por um profissional. Contudo, é esperado que a inteligência artificial evolua e com o tempo possa escrever textos mais completos.

Quais os impactos que essa tecnologia pode trazer para o dia a dia?

As experiências iniciais com o Chat GPT apontaram que os conteúdos produzidos ainda possuem uma qualidade mais baixa em relação àquelas das publicações feitas por profissionais. Porém, o BuzzFeed anunciou a demissão de redatores, alegando que usará a ferramenta mais para criar conteúdos baseados em listas ou testes. Nem todo o público reagiu bem à essa mudança, mas teremos que aguardar os resultados para compreender qual será o verdadeiro impacto do uso desse tipo de tecnologia nas redações.

Outra questão importante é que as escolas e universidades estão atentas para evitar que seus estudantes usem a plataforma para fazer os trabalhos. É fato que permitir que uma inteligência artificial substitua o pensamento pode causar um impacto negativo no desenvolvimento de crianças e jovens.

Será que é chegada a hora das máquinas substituírem de vez a ação dos humanos em algumas tarefas e processos? 

Para ficar por dentro sobre as novidades do Chat GPT e outras tecnologias, fique de olho nos conteúdos do blog Positivo do Seu Jeito

Fonte(s):

FIA Business School.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robô bonitinho sentado em uma escrivaninha estudando, mostrando como a inteligência artificial pode ajudar nos estudos.

Saiba como usar as IA para potencializar seus estudos

Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.