sites com simulado gratis vestibular

7 sites com simulados online grátis para enriquecer as aulas dos professores

Os exercícios são parte fundamental do processo de aprendizagem. É por meio deles que os alunos fixam os temas vistos em sala de aula, interagindo com os conteúdos de uma forma que os ensina a lidar com novos desafios. Contudo, a elaboração de provas e listas de exercícios traz uma carga de trabalho elevada para os professores, que já lidam com outras rotinas, como o preparo das aulas, correções e o estudo dos assuntos que serão abordados futuramente.

A boa notícia é que hoje há várias ferramentas e sites especializados em gerar simulados para os diferentes níveis escolares e disciplinas. Além de economizar tempo dos professores, muitos desses serviços trazem conteúdo curado e revisado, garantindo aprendizado de qualidade para os alunos. 
Outra vantagem é que algumas dessas ferramentas permitem até mesmo gerar gráficos de desempenho detalhados, mostrando quais questões foram mais problemáticas para as turmas. Isso abre a oportunidade para que o docente trabalhe de forma mais aprofundada onde realmente é necessário. 
Confira a seguir a nossa seleção com sites que geram simulados online gratuitamente, para que você enriqueça ainda mais as suas aulas e métodos de ensino. 

7 sites com simulados online gratuitos

1. Me Salva!


O Me Salva é um dos mais conhecidos cursos preparatórios online para o Enem. Além de uma quantidade assustadora de apostilas e materiais disponibilizados gratuitamente, o site oferece simulados para as principais disciplinas estudadas no Ensino Médio.
Esses materiais podem ser encontrados na guia “Estude para o ENEM > Exercícios e Provas”, onde os professores encontrarão todo o conteúdo segmentado por disciplinas, provas ou instituições.
Os mais de 10 mil exercícios vêm acompanhados de resolução e podem ser aplicados isoladamente ou em formato de simulados (com tamanhos variáveis). 
Também vale a pena dar uma conferida na seção de materiais gratuitos para download, que oferece ótimas apostilas, além de resumos para o Enem e materiais focados na preparação para o curso de Medicina. 

2. FGV Ensino Médio


Uma das plataformas mais poderosas voltadas ao Ensino Médio. Conta com toda a expertise do grupo FGV para oferecer a alunos e professores alguns dos melhores conteúdos e métodos preparatórios para o Enem. Para acesso dos alunos, há muitos exercícios e conteúdos oferecidos gratuitamente.
Já o perfil de professores (com acesso pago) tem um ambiente pensado especialmente para o desenvolvimento, aplicação e correção de testes, com acompanhamento total do desempenho dos alunos. Ele pode ser acessado pelo site ou app para smartphones e tablets. 
O FGV Ensino Médio oferece mais de 11 mil questões inéditas, elaboradas e revisadas pela equipe de professores da instituição. Todo esse conteúdo está categorizado por disciplinas, temas e subtemas, o que facilita muito na hora de montar os simulados personalizados para a sua turma. 

3. Brasil Escola


A ferramenta de simulado do site Brasil Escola tem um diferencial importante: ela permite ao professor escolher quais conteúdos da disciplina devem fazer parte do simulado. Também é possível selecionar exatamente a quantidade de questões aplicadas, para que o professor as utilize dentro do tempo previsto para as aulas. 

4. Super Vestibular


Com uma ideia parecida (e um visual bem atraente), a página Super Vestibular traz uma seção exclusiva de simulados, abrangendo Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Enem como um todo. 
Caso o professor não queira aplicar um simulado completo, é possível descer pelo site para encontrar o gerador de simulados personalizados. Ali escolhe-se o número de questões a ser aplicadas, até o limite de 180, divididas por disciplinas. O site exige um rápido cadastro ou login com o Google. 

5. Blog do Enem


Este site possui um grande número de conteúdos de Ensino Médio, sendo focado na preparação dos alunos para o Enem. A guia ”Simulados” traz testes rápidos para as principais disciplinas, sempre organizados por assunto. Isso é perfeito para testar o conhecimento da turma após uma aula. 
Um destaque do Blog do Enem é o fato de cada simulado ser antecedido por uma explicação completa do tema abordado nas questões. O resultado das respostas também é dado na hora para os participantes. 
Se preferir, você também pode baixar as provas dos principais exames de ensino do Brasil e aplicá-las aos alunos como forma de preparo. Esses arquivos estão disponíveis na seção “Download das Provas”.

6. Calcule Mais e Resolva Mais


Enquanto o primeiro é focado apenas na matemática, o segundo traz questões para praticamente todos os assuntos, sendo mais focado em concursos. Para os professores, o interessante do Calcule Mais é que os assuntos são trabalhados em exercícios rápidos, sempre acompanhados dos vídeos de resolução. 

7. Seja Bixo!


Embora o sistema do Seja Bixo seja mais manual (você precisa navegar pelo site até encontrar o simulado desejado), a quantidade de conteúdos vale a visita. Há muitos simulados baseados em testes reais, como vestibulares da Fuvest, Unesp, Mackenzie, Univest e Enem. 
Os alunos preenchem as respostas e confirmam para saber na hora se acertaram ou erraram, sem burocracias.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.