Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

Positivo do seu jeito

sites com simulado gratis vestibular

7 sites com simulados online grátis para enriquecer as aulas dos professores

Os exercícios são parte fundamental do processo de aprendizagem. É por meio deles que os alunos fixam os temas vistos em sala de aula, interagindo com os conteúdos de uma forma que os ensina a lidar com novos desafios. Contudo, a elaboração de provas e listas de exercícios traz uma carga de trabalho elevada para os professores, que já lidam com outras rotinas, como o preparo das aulas, correções e o estudo dos assuntos que serão abordados futuramente.

A boa notícia é que hoje há várias ferramentas e sites especializados em gerar simulados para os diferentes níveis escolares e disciplinas. Além de economizar tempo dos professores, muitos desses serviços trazem conteúdo curado e revisado, garantindo aprendizado de qualidade para os alunos. 
Outra vantagem é que algumas dessas ferramentas permitem até mesmo gerar gráficos de desempenho detalhados, mostrando quais questões foram mais problemáticas para as turmas. Isso abre a oportunidade para que o docente trabalhe de forma mais aprofundada onde realmente é necessário. 
Confira a seguir a nossa seleção com sites que geram simulados online gratuitamente, para que você enriqueça ainda mais as suas aulas e métodos de ensino. 

7 sites com simulados online gratuitos

1. Me Salva!


O Me Salva é um dos mais conhecidos cursos preparatórios online para o Enem. Além de uma quantidade assustadora de apostilas e materiais disponibilizados gratuitamente, o site oferece simulados para as principais disciplinas estudadas no Ensino Médio.
Esses materiais podem ser encontrados na guia “Estude para o ENEM > Exercícios e Provas”, onde os professores encontrarão todo o conteúdo segmentado por disciplinas, provas ou instituições.
Os mais de 10 mil exercícios vêm acompanhados de resolução e podem ser aplicados isoladamente ou em formato de simulados (com tamanhos variáveis). 
Também vale a pena dar uma conferida na seção de materiais gratuitos para download, que oferece ótimas apostilas, além de resumos para o Enem e materiais focados na preparação para o curso de Medicina. 

2. FGV Ensino Médio


Uma das plataformas mais poderosas voltadas ao Ensino Médio. Conta com toda a expertise do grupo FGV para oferecer a alunos e professores alguns dos melhores conteúdos e métodos preparatórios para o Enem. Para acesso dos alunos, há muitos exercícios e conteúdos oferecidos gratuitamente.
Já o perfil de professores (com acesso pago) tem um ambiente pensado especialmente para o desenvolvimento, aplicação e correção de testes, com acompanhamento total do desempenho dos alunos. Ele pode ser acessado pelo site ou app para smartphones e tablets. 
O FGV Ensino Médio oferece mais de 11 mil questões inéditas, elaboradas e revisadas pela equipe de professores da instituição. Todo esse conteúdo está categorizado por disciplinas, temas e subtemas, o que facilita muito na hora de montar os simulados personalizados para a sua turma. 

3. Brasil Escola


A ferramenta de simulado do site Brasil Escola tem um diferencial importante: ela permite ao professor escolher quais conteúdos da disciplina devem fazer parte do simulado. Também é possível selecionar exatamente a quantidade de questões aplicadas, para que o professor as utilize dentro do tempo previsto para as aulas. 

4. Super Vestibular


Com uma ideia parecida (e um visual bem atraente), a página Super Vestibular traz uma seção exclusiva de simulados, abrangendo Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Enem como um todo. 
Caso o professor não queira aplicar um simulado completo, é possível descer pelo site para encontrar o gerador de simulados personalizados. Ali escolhe-se o número de questões a ser aplicadas, até o limite de 180, divididas por disciplinas. O site exige um rápido cadastro ou login com o Google. 

5. Blog do Enem


Este site possui um grande número de conteúdos de Ensino Médio, sendo focado na preparação dos alunos para o Enem. A guia ”Simulados” traz testes rápidos para as principais disciplinas, sempre organizados por assunto. Isso é perfeito para testar o conhecimento da turma após uma aula. 
Um destaque do Blog do Enem é o fato de cada simulado ser antecedido por uma explicação completa do tema abordado nas questões. O resultado das respostas também é dado na hora para os participantes. 
Se preferir, você também pode baixar as provas dos principais exames de ensino do Brasil e aplicá-las aos alunos como forma de preparo. Esses arquivos estão disponíveis na seção “Download das Provas”.

6. Calcule Mais e Resolva Mais


Enquanto o primeiro é focado apenas na matemática, o segundo traz questões para praticamente todos os assuntos, sendo mais focado em concursos. Para os professores, o interessante do Calcule Mais é que os assuntos são trabalhados em exercícios rápidos, sempre acompanhados dos vídeos de resolução. 

7. Seja Bixo!


Embora o sistema do Seja Bixo seja mais manual (você precisa navegar pelo site até encontrar o simulado desejado), a quantidade de conteúdos vale a visita. Há muitos simulados baseados em testes reais, como vestibulares da Fuvest, Unesp, Mackenzie, Univest e Enem. 
Os alunos preenchem as respostas e confirmam para saber na hora se acertaram ou erraram, sem burocracias.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
lancamentos-netflix-dezembro-2021

Veja os principais lançamentos da Netflix para dezembro de 2021

o-que-e-metaverso

O que é metaverso e por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo nisso?

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

Positivo é uma das marcas mais lembradas no Folha Top of Mind

rg-online-rio-de-janeiro-como-fazer

Identidade Digital: como fazer o RG online no Rio de Janeiro

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

OneDrive deixará de funcionar no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1

black-friday-dicas-evitar-golpes

Black Friday: 8 dicas para evitar golpes em compras online

Inscreva-se na nossa

Newsletter