A cada dia que passa os smartphones vão assumindo funções que não imaginávamos há alguns anos. Mais recentemente, o Governo Federal passou a disponibilizar aplicativos que permitem ao usuário ter acesso a uma versão digital dos seus documentos.
É o caso da Carteira de Trabalho Digital, que você descobrirá aqui como baixar. Desde que a portaria 1.065/2019 entrou em vigor, no último dia 24 de setembro, o trabalhador não precisa mais apresentar a sua carteira de trabalho física quando contratado: bastará apenas informar o CPF.
Vamos aprender o passo a passo de como baixar o aplicativo e habilitar a sua Carteira de Trabalho Digital no smartphone.
A utilização da Carteira de Trabalho Digital é completamente gratuita, mas antes o usuário precisará realizar um cadastro Gov.br. Todo o procedimento pode ser feito pelo aplicativo, confira o passo a passo:
Passo 1: Se você já possui um cadastro Gov.br, basta digitar seu CPF e a sua senha. Se ainda não tem, então toque em “Entrar com Gov.br”.
Passo 2: Em seguida, preencha o campo com o seu CPF e clique em “Continuar”. Você será redirecionado automaticamente para a página de criação do cadastro. Concorde com o Termo de Uso e Aviso de Privacidade, depois clique em continuar.
Passo 3: Você pode escolher entre validar sua conta por reconhecimento facial ou preenchendo os dados manualmente. Caso escolha a segunda opção, valide os dados selecionando as opções corretas que serão exibidas, como “nome da mãe”, “dia de nascimento” e “mês de nascimento”.
Passo 4: Em seguida, selecione como você prefere receber o código para ativar sua conta.
Passo 5: Depois, preencha os formulários com nome completo, CPF, telefone celular para receber SMS e endereço de e-mail. Aceite os “Termos de Uso e Política de Privacidade” e toque em “Continuar”.
Passo 6: Para habilitar o cadastro, a senha gerada pode ser enviada de duas formas: por e-mail ou SMS. Escolha a que for mais conveniente e toque em “Continuar”.
Passo 7: Por e-mail ou via SMS você receberá um link de autenticação cuja validade é de apenas 15 minutos. Clique nele para prosseguir.
Passo 8: Você será direcionado para a última tela de cadastro. Nela, digite seu CPF e uma senha.
Passo 9: Agora, volte ao aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Faça login com seu CPF e senha recém-cadastrados.
Pronto! Ao fazer login no aplicativo com o seu CPF, o app retorna as últimas anotações na sua Carteira de Trabalho. O serviço funciona tanto para consultas quanto para eventuais informações que você precise passar para um novo empregador.
Se você já baixou e instalou o aplicativo e teve acesso às suas informações de trabalho, pode ter percebido que muitos campos estão sem preenchimento ou mesmo que alguns dados são inconsistentes. Não se preocupe com isso!
De acordo com o Governo Federal, algumas inconsistências de informações foram percebidas em várias contas desde o lançamento do aplicativo e esse problema será corrigido em atualizações futuras. O usuário não precisa fazer absolutamente nada para resolver a situação.
Embora a Carteira de Trabalho Digital tenha como objetivo substituir a Carteira de Trabalho impressa, o documento impresso ainda deve ser guardado e, em caso de informações incompatíveis, o que está escrito nele é que vale.
Assim como a carteira de trabalho, você pode ter outros documentos em seu smartphone. Entenda como funciona o app que traz os documentos CNH Digital e CRLV.