Positivo do seu jeito

Dicas

Carteira de Trabalho Digital: como baixar no Android

9 de outubro de 2019

por: MKT Positivo

A cada dia que passa os smartphones vão assumindo funções que não imaginávamos há alguns anos. Mais recentemente o Governo Federal passou a disponibilizar aplicativos que permitem ao usuário ter acesso a uma versão digital dos seus documentos.

É o caso da Carteira de Trabalho Digital, que você descobrirá aqui como baixar. Desde que a portaria 1.065/2019 entrou em vigor, no último dia 24 de setembro, o trabalhador não precisa mais apresentar a sua carteira de trabalho física quando contratado: bastará apenas informar o CPF.

Vamos aprender o passo a passo de como baixar o aplicativo e habilitar a sua Carteira de Trabalho Digital no smartphone.

carteira-de-trabalho-digital-como-baixar
®GIPHY

Cadastrando seus documentos no aplicativo

A utilização da Carteira de Trabalho Digital é completamente gratuita, mas antes o usuário precisará realizar um cadastro “.gov.br”. Todo o procedimento pode ser feito pelo aplicativo, confira o passo a passo:

Passo 01: Se você já possui um cadastro “.gov.br”, basta digitar seu CPF e a sua senha. Se ainda não tem, então toque em “Entrar com .gov.br”.

Passo 02: Em seguida, role a tela para baixo e toque em “Crie sua conta”.

carteira-de-trabalho-digital-como-baixar

Passo 03: Preencha o formulário com nome completo, CPF, telefone celular para receber SMS e endereço de e-mail. Aceite os “Termos de Uso e Política de Privacidade” e toque em “Continuar”.

carteira-de-trabalho-digital-como-baixar

Passo 04: Depois, valide os dados selecionando as opções corretas que serão exibidas, como “nome da mãe”, “dia de nascimento” e “mês de nascimento”.

carteira-de-trabalho-digital-como-baixar

Passo 05: Para habilitar o cadastro, a senha gerada pode ser enviada de duas formas: por e-mail ou SMS. Escolha a que for mais conveniente e toque em “Continuar”.

carteira-de-trabalho-digital-como-baixar

Passo 06: Por e-mail ou via SMS você receberá um link de autenticação cuja validade é de apenas 15 minutos. Clique nele para prosseguir.

carteira-de-trabalho-digital-como-baixar

Passo 07: Você será direcionado para a última tela de cadastro. Nela, digite seu CPF e uma senha.

carteira-de-trabalho-digital-como-baixar

Passo 08: Agora, volte ao aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Faça login com seu CPF e senha recém-cadastrados.

Pronto! Ao fazer login no aplicativo com o seu CPF o app retorna as últimas anotações na sua Carteira de Trabalho. O serviço funciona tanto para consultas quanto para eventuais informações que você precise passar para um novo empregador.

Inconsistências no lançamento

Se você já baixou e instalou o aplicativo e teve acesso às suas informações de trabalho pode ter percebido que muitos campos estão sem preenchimento ou mesmo que alguns dados são inconsistentes. Não se preocupe com isso.

De acordo com o Governo Federal, algumas inconsistências de informações foram percebidas em várias contas desde o lançamento do aplicativo e esse problema será corrigido em atualizações futuras. O usuário não precisa fazer absolutamente nada para resolver a situação.

Embora a Carteira de Trabalho Digital tenha como objetivo substituir a Carteira de Trabalho impressa, o documento impresso ainda deve ser guardado e, em caso de informações incompatíveis, o que está escrito nele é que vale.

Assim como a carteira de trabalho, você pode ter outros documentos em seu smartphone. Entenda como funciona o app que traz os documentos CNH Digital e CRLV. 

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.