Repare na etiqueta do seu notebook: é possível que na lista de especificações técnicas esteja escrito que ele é do tipo Shell EFI no que diz respeito ao sistema operacional.
Essa indicação significa que o SO teve modificações por parte do fabricante e permite ao usuário acesso a alguns comandos básicos na hora de ligar o equipamento. Essa característica tem seus pontos positivos e negativos.
O principal aspecto positivo é o fato de ela proporcionar mais liberdade para o usuário. Por exemplo, ele poderá optar pela instalação de outro sistema operacional – ou de outra versão, o que inclui a transferência de licenças. Por outro lado, o processo de instalação pode requerer alguns procedimentos diferenciados.
Nesse artigo, vamos aprender como instalar o Windows 11 em PCs com Shell EFI.
Antes de começar, certifique-se de que seu PC é compatível com o Windows 11, o que inclui suporte para TPM 2.0 e Secure Boot. Verifique essas configurações na BIOS.
A maioria dos dispositivos modernos terá essas opções ativadas por padrão, mas, se necessário, habilite-as em Segurança ou Avançado na BIOS.
Antes de começar, é preciso se certificar de que o Windows 11 será “lido” a partir de uma mídia removível, como um HD externo ou um pen drive. Para isso, será preciso checar algumas configurações da BIOS da máquina.
Passo 1: Ligue o PC e pressione continuamente a tecla que será indicada na tela – na maioria das vezes é “Del”.
Passo 2: Já na BIOS, busque as opções relacionadas às sequências de Boot.
Passo 3: no menu de Boot, garanta que o Secure Boot esteja ativado para evitar erros durante a instalação. Se o dispositivo não reconhecer a mídia de instalação, desative temporariamente o Secure Boot e tente novamente.
Passo 3: verifique se o esquema de partição do disco é o GPT para instalação via UEFI. A escolha de UEFI (não-CSM) na BIOS é essencial para que o Windows 11 funcione corretamente.
Passo 5: Em “Boot Option Priorities” ou “Boot Sequence”, escolha as opções relacionadas ao disco removível a partir do qual o SO será instalado.
Passo 6: Salve as configurações e pressione F10 para sair da BIOS.
Se você optar por instalar o Windows 11 a partir de um pen drive, então estará escolhendo uma das alternativas mais rápidas. Se tiver um dispositivo com interface 3.0 prefira-o, pois são mais rápidos.
Lembre-se que é necessário que o pen drive tenha no mínimo 8 GB livres. Você precisará também de uma máquina com Windows ativo para criar um instalador USB.
Passo 1: Em um PC com Windows, acesse este link do site da Microsoft.
Passo 2: Em seguida, clique em “Baixar a ferramenta agora.
Passo 3: Aguarde o download e dê um duplo clique sobre o arquivo baixado para executá-lo.
Passo 4: Aceite os termos de uso e escolha a opção “Criar mídia de instalação (pen drive, DVD ou arquivo ISO) para outro computador”.
Passo 5: Na tela seguinte, marque “Usar as opções recomendadas para este computador”. Se achar necessário, é possível modificar o idioma.
Importante: o arquivo install.wim do Windows 11 pode exceder 4GB, o que impede que o USB seja formatado apenas em FAT32. Caso aconteça isso, veja quais das opções abaixo é a mais adequada à sua situação:
Passo 6: Depois, escolha “Unidade flash USB”.
Passo 7: Plugue o pen drive na máquina, atualize a lista de unidades disponíveis e selecione aquela correspondente a ele.
Importante: todos os dados armazenados no pen drive serão apagados.
Passo 1: Volte para a máquina na qual você pretende instalar o Windows 11 e conecte o pen drive a ela.
Passo 2: Se você fez tudo certo na configuração da BIOS, o sistema buscará o pen drive para inicialização. Pressione qualquer tecla para iniciar a instalação do Windows.
Passo 3: Confirme o idioma e insira a sua chave do Windows. Se preferir, é possível inseri-la mais tarde.
Passo 4: Escolha a opção personalizada para a instalação e confirme em qual disco rígido o SO será instalado.
Importante: caso seu SSD NVMe não seja detectado durante a instalação, pode ser necessário carregar drivers adicionais.
Passo 5: Siga o passo a passo de instalação na tela e aguarde o final do processo.
Passo 6: Você chegará à tela de configuração inicial do sistema. Nela é possível escolher o padrão do teclado, o país, o fuso horário e o idioma.
Passo 7: Em seguida, escolha entre as configurações expressas do sistema (recomendado) ou a opção para editar manualmente certos itens.
Passo 8: Por fim, baixe as atualizações disponíveis e conecte-se ao sistema operacional a partir de uma conta Microsoft. Você pode usar uma conta já existente ou criar uma nova.