Positivo do seu jeito

Dicas

Aprenda como reduzir o consumo de internet no WhatsApp com estas 3 dicas

19 de novembro de 2018

por: MKT Positivo

Se levarmos em consideração o uso médio de smartphone da maioria dos brasileiros, o uso do WhatsApp é um dos principais responsáveis pelo consumo do plano de dados (e nem todos eles têm isenção ao uso do mensageiro). Entretanto, com algumas dicas simples, há como reduzir o consumo de internet do WhatsApp sem estragar a sua experiência de uso.

Por padrão, o mensageiro deixa ativadas algumas configurações que são responsáveis por usar mais o seu plano de dados. A ideia é facilitar a sua vida, ainda que isso custe alguns MB a mais todos os meses.

Porém, com as nossas dicas, mostraremos para você que é possível reduzir o consumo de dados do mensageiro sem comprometer as funcionalidades do app.

®GIPHY

1. Desative o download automático de imagens e vídeos

Um dos aspectos que torna o WhatsApp mais “pesado” no plano de dados é o fato de que ele baixa automaticamente todo e qualquer conteúdo enviado para você.

Se alguém envia uma imagem ou um vídeo, por exemplo, o app se encarrega de baixar sozinho, antes mesmo de perguntar para você se há a necessidade de fazer isso naquele momento.

É possível mudar esse cenário desativando o download automático de conteúdo quando você estiver fora de uma rede Wi-Fi. Para isso, faça o seguinte procedimento:

Acesse as configurações do mensageiro e selecione “Dados e armazenamento” e, depois, “Download automático”.

 

Lá dentro, na caixa de diálogo “Quando utilizar a rede de dados”, desmarque todas as opções – “Fotos”, “Áudio”, “Vídeos” e “Documentos” – e clique em “Ok”.

2. Backups? Só quando você estiver na rede Wi-Fi

A mesma regra vale para os backups do WhatsApp. Automaticamente, o aplicativo faz backups das suas conversas pelo menos uma vez por dia, em um horário pré-determinado.

Por padrão, é possível que esse backup de informações seja feito mesmo se você estiver conectado em uma rede 3G ou 4G – o que consome muitos dados se você for do tipo que recebe muitas imagens.

Para ajustar a maneira como isso funciona, acesse as configurações do WhatsApp e selecione “Conversas”.

Depois, vá em “Backup de conversas” e “Fazer backup em”. Em seguida, escolha a opção “Wi-Fi” e pronto.

Esse tipo de consumo de dados você não terá mais, pois será necessário estar conectado à rede Wi-Fi para fazer isso.

3. A qualidade das ligações também pode ser reduzida

Outro uso muito frequente do WhatsApp é para fazer e receber ligações em áudio. Novamente, para proporcionar a melhor experiência possível, o WhatsApp mantém as configurações com uma qualidade mais alta, mas não é necessário usar todo esse poder, especialmente se você estiver em uma rede 3G ou 4G.

Para reduzir a qualidade das ligações, acesse as configurações do WhatsApp e vá em “Dados e armazenamento”.

Depois, role a tela até o final e ative a opção “Reduzir o uso de dados” em “Configurações de chamadas”.

Todas essas ações são simples e rápidas e, no final do mês, podem garantir uma vida mais longa ao seu plano de dados.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.