Positivo do seu jeito

Dicas

Clubhouse: o que é e como funciona o app de áudio que é o maior sucesso do momento

18 de Maio de 2021

por: MKT Positivo

Você já ouviu falar do Clubhouse? Agora disponível para smartphones com sistema operacional Android, esse app vem crescendo rapidamente em popularidade ao redor do mundo, conquistando a atenção até de celebridades como Elon Musk e Mark Zuckerberg. O Clubhouse se apresenta como uma nova proposta para as redes sociais, sendo completamente diferente de opções como o Facebook e Twitter, uma vez que ele só permite interação por áudio.

Outro fator que tem aumentado bastante a curiosidade em torno do Clubhouse é o fato de que ele, até o momento, é fechado. Isso significa que apenas pessoas convidadas (ou inscritas na fila de espera há algum tempo) podem participar. Vamos conhecer essa novidade um pouco mais de perto?

O que é o Clubhouse e como ele funciona?

O Clubhouse é uma rede social com uma ideia inovadora: estimular diálogos e a interação entre pessoas por meio da voz. Ele combina elementos de chat, podcasts, chamadas ao vivo e até mesmo palestras. Na prática, os usuários encontrarão espaços com os mais variados tipos de conteúdo, desde conversas casuais (para quem quer fazer novas amizades) até apresentações educacionais e shows ao vivo.

Ao abrir o app, os participantes têm acesso a uma série de “clubes” ou salas. Você verá os mais diversos temas sendo debatidos e apresentados ao vivo, podendo escolher aquele que é do seu interesse para interagir, ou ainda amigos e personalidades para seguir. Depois de entrar em uma das salas disponíveis no momento, os participantes só podem se comunicar por áudio. Nada de mensagens de texto, memes ou figurinhas!

Vale destacar que existem quatro tipos diferentes de salas no Clubhouse. A primeira que você encontrará é a de boas-vindas, um espaço para novatos darem um alô para os seus conhecidos e para a comunidade em geral. O Clubhouse estimula as pessoas a participarem desses espaços fornecendo sugestões sobre o comportamento no app e dando orientações gerais.

Além das salas de boas-vindas, os usuários encontrarão mais três tipos de salas, que são:

  • Salas Sociais: espaços semi-abertos, dos quais apenas pessoas conectadas podem participar. Se decidir criar uma sala social, apenas as pessoas seguidas por você poderão participar. Uma opção para estender esse alcance é transformar os seus contatos em moderadores, o que permitirá que os contatos deles entrem também.
  • Salas fechadas: salas privadas são direcionadas a conversas particulares. Apenas o criador delas pode adicionar pessoas e enviar os pings (avisos com acesso) para os contatos desejados.
  • Salas abertas: por padrão, todas as salas do Clubhouse são configuradas com status aberto. Isso significa que qualquer pessoa pode entrar e participar da discussão ou curtir os conteúdos apresentados ali.

Definindo os papéis dentro do Clubhouse

Apesar de ter muitos clubes e salas com o áudio aberto, o Clubhouse organiza a discussão por meio dos papéis atribuídos a cada um dos participantes. Há três modalidades que podem ser definidas pelo criador da sala:

  • Speakers (Apresentadores): são os participantes com direito de fala. Nos clubes, geralmente são convidados para debater um tema e expor seus trabalhos no palco.
  • Moderadores: os moderadores são os participantes que podem tanto interagir quanto regular a participação das demais pessoas. Eles têm o poder de silenciar, remover e incluir outras pessoas, a fim de manter a discussão fluindo de maneira organizada. Por padrão, esse é o papel atribuído ao criador de uma sala. Você pode identificar os moderadores pelo selo que fica ao lado do perfil deles.
  • Listeners (Ouvintes): esse é o papel padrão definido quando você entra em uma sala. Seu microfone estará no mudo, permitindo ouvir as conversas sem gerar distrações para quem já está no ambiente. Quando permitido pelos moderadores, os ouvintes podem erguer a mão e interagir com os palestrantes.

Os participantes com direito de falar ficam no palco virtual. Para os ouvintes que quiserem sair da sala, uma dica legal é utilizar a função Sair em silêncio. Ela evita qualquer notificação, para que a conversa continue fluindo.

Voltando para a tela principal do app, os usuários encontrarão ainda uma série de atalhos rápidos. Há seções que mostram os convites recebidos, os próximos eventos programados (você inclusive pode ativar as notificações para não perder uma sala do seu interesse) e até mesmo um feed de atividades, com as interações mais recentes dos seus contatos do Clubhouse.

Como instalar o Clubhouse no seu smartphone

Como dissemos, o Clubhouse agora está disponível para smartphones com sistema operacional Android. O download pode ser feito diretamente pela Google Play Store, a loja oficial de apps da plataforma.

Depois de instalar o App, você será convidado a criar uma conta utilizando o seu telefone celular. É necessário preencher os campos com DDD e telefone completo, nome e um apelido (iniciado com @) que servirá como um dos seus identificadores dentro da interface da rede social.

O Clubhouse incentiva as pessoas a utilizarem seus nomes reais para interagir e não permite alterações depois (ao menos não por enquanto). Por isso, verifique se todos os dados foram preenchidos corretamente.

Como conseguir convites ou convidar alguém no Clubhouse?

Se você pretende testar as funções do Clubhouse, a má notícia é que a entrada no clube ainda depende de convites ou da aprovação da equipe de desenvolvedores. Você pode solicitar um lugar na fila de espera (a equipe de desenvolvedores encaminhará o link e o código de acesso quando chegar a sua hora).

Contudo, o método mais rápido para conseguir acesso é através de pessoas que já sejam usuárias e que possuam convites. Aliás, aqui vale uma dica: se uma pessoa que for convidada já tiver o pré-cadastro na fila de espera, ela não gastará o convite, que poderá ser aproveitado para outras pessoas.

E você, como pretende utilizar esse clube da voz? Conte para a gente aqui nos comentários!