Positivo do seu jeito

Dicas

Como ativar o velocímetro no Google Maps

14 de agosto de 2019

por: MKT Positivo

Um dos aplicativos de navegação mais completos do mercado, o Google Maps ainda deixa a desejar quando comparado com o Waze (também do Google) em termos de ferramentas auxiliares para motoristas.

Uma das funções que os usuários reclamam não estar disponível por padrão é falta de um velocímetro durante o trajeto. Porém, se você utiliza o aplicativo de mapas do Google como a sua principal alternativa de rota de deslocamento, saiba que há como ativar o velocímetro no Google Maps.

como-ativar-velocimetro-google-maps
®GIPHY

Como ativar o velocímetro no Google Maps

O Google Maps também conta com um recurso que exibe o velocímetro enquanto você está em um trajeto. A explicação para que essa ferramenta não seja exibida por padrão está no uso que se faz dos dois aplicativos: enquanto o Google Maps é utilizado também por quem anda a pé, de bicicleta ou com outros meios de transporte, o Waze é utilizado predominantemente por motoristas.

Dessa forma, há um certo sentido no fato de o velocímetro não ser um recurso padrão. Porém, se você quer adicioná-lo à tela do seu Google Maps, basta seguir este passo a passo.

Passo 01: Abra o aplicativo Google Maps no Android.

Passo 02: Toque sobre o ícone de menu, localizado no canto superior esquerdo.

como-ativar-velocimetro-google-maps-02

Passo 03: Na lista de opções, localize e escolha “Configurações”.

como-ativar-velocimetro-google-maps-03

Passo 04: Na tela seguinte, toque em “Configurações de navegação”.

como-ativar-velocimetro-google-maps-04

Passo 05: Por fim, role a tela até encontrar “Opções de direção”. Nessa guia, ative a opção “Velocímetro”.

como-ativar-velocimetro-google-maps-05

Pronto! O velocímetro será ativado sempre que você estiver dirigindo em um trajeto ativo. A velocidade aparece no canto da tela, na cor branca sobre um fundo preto. Quando o limite de velocidade da via é ultrapassado, ela muda para a cor vermelha e um sinal sonoro pode ser ativado se assim você desejar.

Vale lembrar que o limite de velocidade indicado pelo aplicativo é aquele cadastrado em relação à via em questão e pode não corresponder, necessariamente, ao limite real da via. Na dúvida, respeite sempre a sinalização de trânsito.

Inclusão da ferramenta é recente

Desde que o Waze foi adquirido pelo Google, em 2013, muitos usuários imaginaram que os recursos do aplicativo seriam completamente incorporados pelo Google Maps, o que não aconteceu.

Ambos foram mantidos de forma independente por um bom tempo, até que nos últimos anos a empresa decidiu trazer para o Google Maps algumas das ferramentas do Waze. Foi no início desse ano que o Maps passou a contar com um recurso que informa ao usuários sobre possíveis incidentes no percurso – como acidentes, bloqueios, barreiras ou radares.

A inclusão do recurso de velocímetro é também uma aposta recente para oferecer mais funções para os usuários. Com isso, ganhamos todos nós, uma vez que ambos se mostram eficientes em suas propostas e em uma eventual falha de um aplicativo o outro pode substituí-lo sem maiores problemas.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.