Desde o início do mês de outubro tem uma novidade disponível para os usuários brasileiros no Google Maps. A partir de agora é possível navegar de forma anônima, ou seja, sem deixar rastros dos lugares visitados.
Isso significa que se o usuário optar por ativar esse recurso, todos os locais pesquisados e o histórico de locais visitados não serão registrados. Além disso, não será possível ainda compartilhar a sua localização com outras pessoas e nem mesmo as recomendações personalizadas serão exibidas.
A proposta por trás desse recurso é bastante simples: dar mais privacidade aos usuários no que diz respeito à coleta de informações sobre os lugares visitados. Trata-se de um recurso que não virá ativado por padrão, mas que você pode, a qualquer momento, colocar em funcionamento.
Importante: antes de testar essa função, certifique-se de estar utilizando a versão mais recente do aplicativo. Como a novidade está sendo disponibilizada aos poucos, pode ser que você ainda não a tenha em seu Google Maps. Entretanto, os desenvolvedores garantem que todos deverão receber o recurso nas próximas semanas.
Passo 01: Acesse o Google Maps.
Passo 02: Toque na sua foto de perfil, no canto superior direito da tela.
Passo 03: No menu de opções selecione “Turn On Incognito Mode”.
Passo 04: A sua foto será substituída por um ícone de anonimato e no mapa a sua localização será marcada por um ponto preto.
Passo 05: Para voltar ao modo normal, basta repetir o procedimento.
De acordo com Sundar Pichai, CEO do Google, além do Google Maps outros serviços da empresa também devem ter mudanças de design que permitam aos usuários acessar com facilidade modos de navegação anônimos. Google Search, YouTube, Google Assistente e Google News são os próximos.
Essa mudança é um complemento à outra inclusa nos serviços da empresa no início do ano, que permite aos usuários configurar para que o histórico de pesquisa seja apagado automaticamente depois de um certo tempo.
Por fim, outra medida implementada pelo Google recentemente é o chamado “Check-up de Segurança”. Trata-se de um recurso que avisa o usuário se as senhas que ele utiliza são fracas, reutilizadas ou se já vazaram na internet em algum momento.
A ideia é que com um simples clique o usuário possa checar todas as suas senhas vinculadas ao Google de uma só vez. Em caso de testar “positivo”, o sistema sugerirá a troca imediata das senhas em questão, porém a alteração continuará sendo uma decisão do usuário.
A partir do momento em que você decide navegar logado em sua conta do Google, o serviço armazena dos dados de uso visando oferecer uma melhor experiência em sua plataforma. É a partir dessas informações que o Google traça seu perfil e decide quais anúncios exibir ou quais locais sugerir para visitação.
Além disso, caso alguém acesse indevidamente a sua conta do Google poderá conferir tudo aquilo que você já fez ou visualizou em algum momento. Evitar que esse tipo de invasão de privacidade ocorra é uma das razões pela qual vale a pena configurar o Google para apagar seus dados automaticamente de tempos em tempos.