android-12-controle-expressao-facial

Você poderá controlar o celular com expressões faciais no Android

A atualização do Android 12 permitirá que usuários controlem smartphones usando expressões faciais. O recurso será uma poderosa ferramenta para inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiências físicas. Mas como exatamente esse recurso funciona na prática? Fica com a gente que vamos mostrar neste artigo como controlar o celular por expressão facial.

A nova possibilidade de controle foi detectada no software fonte do Android 12. O recurso foi inicialmente encontrado pela equipe do site XDA Developers e, posteriormente, foi amplamente debatido por usuários do OS mobile. Até o momento, não há informações oficiais sobre quando a opção será liberada no Android 12.

android-12-controle-expressao-facial

Os usuários poderiam usar gestos como sorrir, movimentar os olhos, abrir a boca e levantar as sobrancelhas para realizar comandos no celular. A possibilidade é claramente uma alternativa para pessoas que não podem movimentar os braços ou que possuem alguma dificuldade nos momentos desses membros.

A função, que parece ter sido inspirada em filmes de ficção científica, chama atenção por proporcionar não apenas o controle por gestos do rosto, mas também pelo reconhecimento de diferentes expressões realizadas pelo usuário. Até então, os smartphones poderiam apenas reconhecer o rosto do usuário para oferecer desbloqueios de conteúdos, compras e download de aplicativos.

Ainda em fase de testes, o reconhecimento de expressões faciais deve ser apresentado pelo Google como uma grande evolução de acessibilidade do Android. Até o lançamento oficial do sistema, continuará em evolução até que a empresa o apresenta oficialmente e libere seu uso para todos os usuários.

Benefícios que o recurso pode oferecer aos usuários

Os desenvolvedores da XDA encontram a lista de movimentos no código fonte da versão beta 4 do Android 12. Durante os testes do recurso, eles conseguiram apenas abrir a boca para que a central de notificações do aparelho fosse iniciada. Esse recurso já foi, inclusive, batizado pelo Google como Camera Switch.

O grande diferencial da função é que o usuário não precisará tocar na tela para realizar ações importantes no sistema. Além da possibilidade de inclusão, os usuários poderão usar o recurso para continuar comandando seus aparelhos enquanto realizam outras ações, como cozinhar ou trabalhar no computador.

O recurso, na prática, funciona como se o smartphone interpretasse tudo o que as expressões do usuário querem dizer. Parece exagerado? Segundo a XDA, o aparelho pode entender diferentes movimentos dos olhos para voltar, avançar ou rolar as opções de uma página de configurações. O usuário com deficiência terá mais autonomia para acessar as ferramentas do Android 12. Até o momento, não há informações se aplicativos de terceiros contarão com suporte para o reconhecimento facial.

Como funciona o reconhecimento facial no Android 12

A tecnologia de reconhecimento facial criada pelo Google usa um algoritmo capaz de detectar pontos específicos do rosto e seus movimentos característicos. O sistema contará com um ajuste de sensibilidade para que, de acordo com a intensidade dos gestos, nenhuma função seja ativada sem querer pelo usuário.

Outro ponto importante a saber. Quando o recurso é ativado, a câmera do celular será utilizada o tempo todo para registrar o que se passa no ambiente. O Camera Switch, quando ativado, apresenta um novo ícone na barra de status do Android. Sendo assim, alguns usuários podem se incomodar com o recurso por questões de privacidade, o que é compreensível.

Como testar o recurso antes do lançamento oficial

O Google, assim como outras empresas de tecnologia, oferece programas de testes para que usuários interessados possam utilizar recursos que ainda estão em desenvolvimento. Para testar o Camera Switch o procedimento é ainda mais simples. O usuário precisa apenas baixar a versão atualizada da Suíte de Acessibilidade do Android.

A versão de testes, que não pode ser baixada pela Google Play Store, precisa ser compatível com o seu aparelho para que o recurso funcione. Deixamos o link abaixo para que você faça o download e confira mais informações sobre compatibilidade. Lembre-se que a funcionalidade ainda está em testes e bugs podem acontecer durante o uso.

Suite de Acessibilidade 12.0.0

Quando o recurso será liberado para todos os usuários

Como falamos acima, o recurso ainda está em fase de testes e foi encontrado na versão beta do Android 12. O Google, por sua vez, não emitiu nenhuma nota oficial abordando a funcionalidade, o que pode indicar que ela demore para aparecer no sistema mobile. Ainda assim, a versão final do Android será liberada até o final de 2021 para aparelhos compatíveis com o update.

Não há informações sobre quais aparelhos poderão utilizar o reconhecimento facial. No entanto, sabemos que recursos avançados como esse costumam não aparecer em smartphones mais antigos. Sendo assim, será necessário aguardar um posicionamento do Google ou o lançamento do Android 12 para saber se o seu aparelho é compatível com a função.

Gostou desse artigo? Continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para encontrar tutoriais, análises de softwares e outras notícias sobre o mundo da tecnologia. Use também a barra de pesquisas do site para encontrar conteúdos que solucionem as suas dúvidas sobre dispositivos tecnológicos e serviços na web.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher dona de um pequeno negócio usando inteligência artificial em um computador para otimizar seu trabalho.

11 dicas para usar IA no crescimento do seu negócio

Casal assistindo séries da Netflix sentados em um sofá comendo pipoca.

14 séries imperdíveis para você assistir na Netflix sem medo de ser feliz

Homem cobrindo o rosto com várias notas de dinheiro em formato de leque.

Como ganhar dinheiro com inteligência artificial

Mulher segurando um confrinho em formato de porco, simbolizando as ecnonmias ao comprar online.

Compare e economize: 9 apps para comparar preço antes de comprar

Vários desenhos de dispositivos eletrônicos formando um círculo. No centro, há um prédio com o G do Google, e em seu topo há uma nuvem, representando o armazenamento em nuvem do Google Drive.

Google Drive tem funções que vão melhorar a sua forma de trabalhar

Homem atrás de uma planta, abrindo as folhagens com as mãos e sorrindo.

Gosta de plantas? Saiba quais apps você precisa instalar no seu smartphone

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.