Positivo do seu jeito

Novidades

Você poderá controlar o celular com expressões faciais no Android

3 de setembro de 2021

por: MKT Positivo

A atualização do Android 12 permitirá que usuários controlem smartphones usando expressões faciais. O recurso será uma poderosa ferramenta para inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiências físicas. Mas como exatamente esse recurso funciona na prática? Fica com a gente que vamos mostrar neste artigo como controlar o celular por expressão facial. 

A nova possibilidade de controle foi detectada no software fonte do Android 12. O recurso foi inicialmente encontrado pela equipe do site XDA Developers e, posteriormente, foi amplamente debatido por usuários do OS mobile. Até o momento, não há informações oficiais sobre quando a opção será liberada no Android 12.

Você poderá controlar o celular com expressões faciais no Android

Os usuários poderiam usar gestos como sorrir, movimentar os olhos, abrir a boca e levantar as sobrancelhas para realizar comandos no celular. A possibilidade é claramente uma alternativa para pessoas que não podem movimentar os braços ou que possuem alguma dificuldade nos momentos desses membros.

A função, que parece ter sido inspirada em filmes de ficção científica, chama atenção por proporcionar não apenas o controle por gestos do rosto, mas também pelo reconhecimento de diferentes expressões realizadas pelo usuário. Até então, os smartphones poderiam apenas reconhecer o rosto do usuário para oferecer desbloqueios de conteúdos, compras e download de aplicativos.

Ainda em fase de testes, o reconhecimento de expressões faciais deve ser apresentado pelo Google como uma grande evolução de acessibilidade do Android. Até o lançamento oficial do sistema, continuará em evolução até que a empresa o apresenta oficialmente e libere seu uso para todos os usuários.

Benefícios que o recurso pode oferecer aos usuários

Os desenvolvedores da XDA encontram a lista de movimentos no código fonte da versão beta 4 do Android 12. Durante os testes do recurso, eles conseguiram apenas abrir a boca para que a central de notificações do aparelho fosse iniciada. Esse recurso já foi, inclusive, batizado pelo Google como Camera Switch.

O grande diferencial da função é que o usuário não precisará tocar na tela para realizar ações importantes no sistema. Além da possibilidade de inclusão, os usuários poderão usar o recurso para continuar comandando seus aparelhos enquanto realizam outras ações, como cozinhar ou trabalhar no computador.

O recurso, na prática, funciona como se o smartphone interpretasse tudo o que as expressões do usuário querem dizer. Parece exagerado? Segundo a XDA, o aparelho pode entender diferentes movimentos dos olhos para voltar, avançar ou rolar as opções de uma página de configurações. O usuário com deficiência terá mais autonomia para acessar as ferramentas do Android 12. Até o momento, não há informações se aplicativos de terceiros contarão com suporte para o reconhecimento facial. 

Como funciona o reconhecimento facial no Android 12

A tecnologia de reconhecimento facial criada pelo Google usa um algoritmo capaz de detectar pontos específicos do rosto e seus movimentos característicos. O sistema contará com um ajuste de sensibilidade para que, de acordo com a intensidade dos gestos, nenhuma função seja ativada sem querer pelo usuário.

Outro ponto importante a saber. Quando o recurso é ativado, a câmera do celular será utilizada o tempo todo para registrar o que se passa no ambiente. O Camera Switch, quando ativado, apresenta um novo ícone na barra de status do Android. Sendo assim, alguns usuários podem se incomodar com o recurso por questões de privacidade, o que é compreensível.

Como testar o recurso antes do lançamento oficial

O Google, assim como outras empresas de tecnologia, oferece programas de testes para que usuários interessados possam utilizar recursos que ainda estão em desenvolvimento. Para testar o Camera Switch o procedimento é ainda mais simples. O usuário precisa apenas baixar a versão atualizada da Suíte de Acessibilidade do Android

A versão de testes, que não pode ser baixada pela Google Play Store, precisa ser compatível com o seu aparelho para que o recurso funcione. Deixamos o link abaixo para que você faça o download e confira mais informações sobre compatibilidade. Lembre-se que a funcionalidade ainda está em testes e bugs podem acontecer durante o uso.

Suite de Acessibilidade 12.0.0

Quando o recurso será liberado para todos os usuários 

Como falamos acima, o recurso ainda está em fase de testes e foi encontrado na versão beta do Android 12. O Google, por sua vez, não emitiu nenhuma nota oficial abordando a funcionalidade, o que pode indicar que ela demore para aparecer no sistema mobile. Ainda assim, a versão final do Android será liberada até o final de 2021 para aparelhos compatíveis com o update.

Você poderá controlar o celular com expressões faciais no Android

Não há informações sobre quais aparelhos poderão utilizar o reconhecimento facial. No entanto, sabemos que recursos avançados como esse costumam não aparecer em smartphones mais antigos. Sendo assim, será necessário aguardar um posicionamento do Google ou o lançamento do Android 12 para saber se o seu aparelho é compatível com a função.

Gostou desse artigo? Continue navegando pelo portal Positivo do Seu Jeito para encontrar tutoriais, análises de softwares e outras notícias sobre o mundo da tecnologia. Use também a barra de pesquisas do site para encontrar conteúdos que solucionem as suas dúvidas sobre dispositivos tecnológicos e serviços na web.