Megafone atraindo novos seguidores para o Instagram.

Como atrair novos seguidores no Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo e no Brasil é uma das mais populares, com uma base de usuários impressionante e em constante crescimento. Isso é comprovado através de dados muito contundentes:

  • Número de usuários: o Instagram conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente em todo o mundo​. No Brasil, há mais de 77 milhões de usuários, destacando a importância da plataforma no país​;
  • Demografia dos usuários: a maioria tem menos de 35 anos, sendo que 70% estão nessa faixa etária​ (Website Rating)​. Além disso, 52,8% dos usuários são homens e 47,2% são mulheres​;
  • Engajamento e tempo de uso: os usuários de 25 anos passam, em média, 32 minutos por dia no Instagram, enquanto aqueles com mais de 25 anos gastam cerca de 24 minutos diários na plataforma​. Globalmente, os usuários compartilham mais de 66 mil fotos por minuto​;
  • Uso comercial: o Instagram é uma ferramenta poderosa para empresas, com 71% das empresas americanas utilizando a plataforma para fins comerciais e 80% das contas seguindo pelo menos uma empresa​ (Search Engine Journal)​. No Brasil, 51% dos usuários já compraram produtos através de anúncios no Instagram, evidenciando a eficácia do Instagram Ads​;
  • Funcionalidades populares: recursos como Stories, Reels e Lives são amplamente utilizados. Mais de 500 milhões de pessoas assistem a Stories diariamente, e os Reels continuam sendo o formato de conteúdo com maior alcance, superando outras formas de postagens em termos de impressões e engajamento​;
  • Impacto dos influenciadores: os criadores de conteúdo desempenham um papel fundamental no Instagram. Eles movimentam multidões e têm uma média de engajamento de 1,23% por post de Reels, mesmo com bases gigantes​ (Sprout Social)​.

Mas como fazer para aumentar minha base de seguidores no Insta?

Crie conteúdo que as pessoas querem ver

Conheça sua audiência e produza conteúdo que agregue valor. Que ela queira ver e não que você queira falar. Essa diferença é tênue, mas fundamental. Eduque, entretenha e inspire. Use fotos e vídeos de alta qualidade e edite-os para mantê-los visualmente atraentes.

Crie um tom de voz consistente

Defina o tom de voz da sua marca, seja ele amigável, profissional, divertido ou inspirador. Mantenha esse tom em todas as suas postagens, legendas e interações para construir uma identidade forte e reconhecível.

Tenha uma identidade visual coerente

Defina uma paleta de cores e um estilo visual que representem sua marca ou personalidade. Utilize sempre os mesmos filtros e mantenha a consistência no layout das postagens para criar um feed harmonioso.

Afinal, a primeira coisa que alguém vai fazer ao ver um conteúdo seu provavelmente será visitar o seu perfil e procurar por mais publicações semelhantes. Se ela encontrar consistência, a probabilidade de seguir o seu perfil aumenta consideravelmente.

Use hashtags relevantes

Pesquise hashtags populares no seu nicho. Utilize entre 10 a 15 hashtags por post, mesclando hashtags amplas e específicas. Coloque-as nos comentários para não poluir a legenda.

Por que fazer isso? A ideia é fornecer mais insumos para o algoritmo entender melhor do que você está falando e sugerir seu conteúdo para mais pessoas que têm comportamentos parecidos.

Jimmy Fallong dizendo "hashtag" e fazendo o gesto com a mão.

Desenvolva um calendário editorial

Planeje suas postagens com antecedência, incluindo datas comemorativas e eventos especiais. Use ferramentas de gestão de conteúdo para organizar e agendar posts.

Poste com frequência

A consistência é a chave para dar certo. Crie um calendário editorial para garantir postagens regulares. Utilize ferramentas de agendamento para manter a cadência, mesmo durante períodos em que você não consegue estar muito ativo.

Encontre os melhores dias e horários para postar

Utilize ferramentas de análise para identificar quando seus seguidores estão mais ativos. Programe suas postagens para esses horários para maximizar o alcance e o engajamento.

Interaja com outros usuários

Sempre que possível e de acordo com o tamanho da sua audiência, é claro, responda todos os comentários nas suas postagens e nas dos outros. Envie mensagens diretas para seguidores novos e interaja com conteúdos de contas semelhantes à sua.

Crie posts e Stories interativos

Redes sociais é sobre se relacionar e gerar conversas, não sobre monólogos. Afinal, ninguém se interessa por alguém que só fala de si mesmo, não é verdade? Utilize enquetes, quizzes e caixas de perguntas nos Stories para incentivar a participação dos seguidores. Responda e compartilhe as interações para mostrar que você valoriza a opinião deles.

Invista em conteúdo patrocinado

Outra forma de aumentar os seguidores é tirar o escorpião do bolso. Use o Instagram Ads para alcançar um público maior. Segmente suas campanhas por interesses, localização e comportamentos para maximizar a eficácia.

Faça collabs com outros perfis

Empreste a audiência de outros perfis que possuem mais seguidores do público que você deseja. Portanto, identifique influenciadores que compartilhem seu público-alvo. Envie propostas de colaboração e ofereça benefícios claros, como produtos gratuitos ou pagamentos.

Utilize o Reels para aumentar o alcance

Enquanto os posts de Feed e Stories aparecem para uma parcela dos seus seguidores, a vantagem dos Reels é que ele aparece também para perfis que não te conhece. Portanto, invista em produzir vídeos curtos e dinâmicos que sejam fáceis de compartilhar. Use músicas populares e efeitos visuais para ampliar o alcance.

Não esqueça de se posicionar na bio

Escreva uma bio clara que destaque quem você é e o que oferece. Inclua um call to action (CTA) e um link para seu site ou página de vendas.

Aproveite todas interatividades do Instagram Stories

Poste Stories regularmente para manter seu público engajado. Use todas as funcionalidades, como enquetes, contagens regressivas e perguntas, para manter o interesse dos seguidores.

Marque a localização em seus posts

Sempre que fizer sentido, adicione a localização nas suas postagens. Isso ajuda a alcançar pessoas na mesma área geográfica interessadas em conteúdos locais.

Promova sorteios e concursos

Embora seja uma estratégia cada vez menos eficiente, ela ainda funciona para determinados nichos. Crie sorteios que incentivem os seguidores a marcar amigos e compartilhar seu conteúdo. Ofereça prêmios atraentes e estabeleça regras claras para participação.

Silvio Santos em sorteio da Tele Sena.

Compartilhe conteúdos dos seguidores

Reposte fotos e vídeos dos seguidores que utilizam seu produto ou interagem com sua marca. Tal prática mostra apreciação e encoraja mais pessoas a compartilhar seu conteúdo.

Explore o poder dos carrosséis

Use posts em carrossel para contar histórias mais detalhadas ou apresentar múltiplos produtos/serviços. Mantenha cada slide interessante para manter os seguidores deslizando.

Monitore e analise seus resultados

Use o Instagram Insights para acompanhar o desempenho das suas postagens. Ajuste suas estratégias com base nas métricas de engajamento, alcance e crescimento de seguidores.

Siga de volta (followback)

Comece a seguir perfis para que eles te sigam de volta, especialmente se forem relevantes para o seu nicho. Isso cria uma conexão imediata e aumenta a chance de interação contínua.

Interaja em outros perfis/posts

Dedique tempo diariamente para comentar e curtir posts de outros perfis, especialmente aqueles que são influentes no seu nicho. Este esforço aumenta a visibilidade do seu perfil e atrai novos seguidores que compartilham interesses semelhantes.

Monitore as menções do seu perfil e reposte

Use ferramentas de monitoramento para acompanhar menções ao seu perfil. Reposte conteúdos positivos sobre sua marca, mostrando aos seguidores que você valoriza a interação e aprecia o reconhecimento.

Surfe nas tendências rapidamente

Fique atento às tendências emergentes e participe delas o quanto antes. Use hashtags populares, filtros, músicas e crie conteúdos relacionados às últimas tendências para aumentar a visibilidade e engajamento.

Homem pulando de trend em trend.

Conclusão

Estudar e implementar essas estratégias pode tornar o seu perfil do Instagram em uma poderosa ferramenta de influência e vendas É importante lembrar que comprar pacotes de seguidores não é a melhor alternativa para o crescimento do seu negócio.

Afinal, números por si só não garantem vendas nem popularidade. O que realmente importa são métricas de engajamento, conversões e a qualidade dos seguidores e interações que você conquista ao longo do tempo.

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