Megafone atraindo novos seguidores para o Instagram.

Como atrair novos seguidores no Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo e no Brasil é uma das mais populares, com uma base de usuários impressionante e em constante crescimento. Isso é comprovado através de dados muito contundentes:

  • Número de usuários: o Instagram conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente em todo o mundo​. No Brasil, há mais de 77 milhões de usuários, destacando a importância da plataforma no país​;
  • Demografia dos usuários: a maioria tem menos de 35 anos, sendo que 70% estão nessa faixa etária​ (Website Rating)​. Além disso, 52,8% dos usuários são homens e 47,2% são mulheres​;
  • Engajamento e tempo de uso: os usuários de 25 anos passam, em média, 32 minutos por dia no Instagram, enquanto aqueles com mais de 25 anos gastam cerca de 24 minutos diários na plataforma​. Globalmente, os usuários compartilham mais de 66 mil fotos por minuto​;
  • Uso comercial: o Instagram é uma ferramenta poderosa para empresas, com 71% das empresas americanas utilizando a plataforma para fins comerciais e 80% das contas seguindo pelo menos uma empresa​ (Search Engine Journal)​. No Brasil, 51% dos usuários já compraram produtos através de anúncios no Instagram, evidenciando a eficácia do Instagram Ads​;
  • Funcionalidades populares: recursos como Stories, Reels e Lives são amplamente utilizados. Mais de 500 milhões de pessoas assistem a Stories diariamente, e os Reels continuam sendo o formato de conteúdo com maior alcance, superando outras formas de postagens em termos de impressões e engajamento​;
  • Impacto dos influenciadores: os criadores de conteúdo desempenham um papel fundamental no Instagram. Eles movimentam multidões e têm uma média de engajamento de 1,23% por post de Reels, mesmo com bases gigantes​ (Sprout Social)​.

Mas como fazer para aumentar minha base de seguidores no Insta?

Crie conteúdo que as pessoas querem ver

Conheça sua audiência e produza conteúdo que agregue valor. Que ela queira ver e não que você queira falar. Essa diferença é tênue, mas fundamental. Eduque, entretenha e inspire. Use fotos e vídeos de alta qualidade e edite-os para mantê-los visualmente atraentes.

Crie um tom de voz consistente

Defina o tom de voz da sua marca, seja ele amigável, profissional, divertido ou inspirador. Mantenha esse tom em todas as suas postagens, legendas e interações para construir uma identidade forte e reconhecível.

Tenha uma identidade visual coerente

Defina uma paleta de cores e um estilo visual que representem sua marca ou personalidade. Utilize sempre os mesmos filtros e mantenha a consistência no layout das postagens para criar um feed harmonioso.

Afinal, a primeira coisa que alguém vai fazer ao ver um conteúdo seu provavelmente será visitar o seu perfil e procurar por mais publicações semelhantes. Se ela encontrar consistência, a probabilidade de seguir o seu perfil aumenta consideravelmente.

Use hashtags relevantes

Pesquise hashtags populares no seu nicho. Utilize entre 10 a 15 hashtags por post, mesclando hashtags amplas e específicas. Coloque-as nos comentários para não poluir a legenda.

Por que fazer isso? A ideia é fornecer mais insumos para o algoritmo entender melhor do que você está falando e sugerir seu conteúdo para mais pessoas que têm comportamentos parecidos.

Jimmy Fallong dizendo "hashtag" e fazendo o gesto com a mão.

Desenvolva um calendário editorial

Planeje suas postagens com antecedência, incluindo datas comemorativas e eventos especiais. Use ferramentas de gestão de conteúdo para organizar e agendar posts.

Poste com frequência

A consistência é a chave para dar certo. Crie um calendário editorial para garantir postagens regulares. Utilize ferramentas de agendamento para manter a cadência, mesmo durante períodos em que você não consegue estar muito ativo.

Encontre os melhores dias e horários para postar

Utilize ferramentas de análise para identificar quando seus seguidores estão mais ativos. Programe suas postagens para esses horários para maximizar o alcance e o engajamento.

Interaja com outros usuários

Sempre que possível e de acordo com o tamanho da sua audiência, é claro, responda todos os comentários nas suas postagens e nas dos outros. Envie mensagens diretas para seguidores novos e interaja com conteúdos de contas semelhantes à sua.

Crie posts e Stories interativos

Redes sociais é sobre se relacionar e gerar conversas, não sobre monólogos. Afinal, ninguém se interessa por alguém que só fala de si mesmo, não é verdade? Utilize enquetes, quizzes e caixas de perguntas nos Stories para incentivar a participação dos seguidores. Responda e compartilhe as interações para mostrar que você valoriza a opinião deles.

Invista em conteúdo patrocinado

Outra forma de aumentar os seguidores é tirar o escorpião do bolso. Use o Instagram Ads para alcançar um público maior. Segmente suas campanhas por interesses, localização e comportamentos para maximizar a eficácia.

Faça collabs com outros perfis

Empreste a audiência de outros perfis que possuem mais seguidores do público que você deseja. Portanto, identifique influenciadores que compartilhem seu público-alvo. Envie propostas de colaboração e ofereça benefícios claros, como produtos gratuitos ou pagamentos.

Utilize o Reels para aumentar o alcance

Enquanto os posts de Feed e Stories aparecem para uma parcela dos seus seguidores, a vantagem dos Reels é que ele aparece também para perfis que não te conhece. Portanto, invista em produzir vídeos curtos e dinâmicos que sejam fáceis de compartilhar. Use músicas populares e efeitos visuais para ampliar o alcance.

Não esqueça de se posicionar na bio

Escreva uma bio clara que destaque quem você é e o que oferece. Inclua um call to action (CTA) e um link para seu site ou página de vendas.

Aproveite todas interatividades do Instagram Stories

Poste Stories regularmente para manter seu público engajado. Use todas as funcionalidades, como enquetes, contagens regressivas e perguntas, para manter o interesse dos seguidores.

Marque a localização em seus posts

Sempre que fizer sentido, adicione a localização nas suas postagens. Isso ajuda a alcançar pessoas na mesma área geográfica interessadas em conteúdos locais.

Promova sorteios e concursos

Embora seja uma estratégia cada vez menos eficiente, ela ainda funciona para determinados nichos. Crie sorteios que incentivem os seguidores a marcar amigos e compartilhar seu conteúdo. Ofereça prêmios atraentes e estabeleça regras claras para participação.

Silvio Santos em sorteio da Tele Sena.

Compartilhe conteúdos dos seguidores

Reposte fotos e vídeos dos seguidores que utilizam seu produto ou interagem com sua marca. Tal prática mostra apreciação e encoraja mais pessoas a compartilhar seu conteúdo.

Explore o poder dos carrosséis

Use posts em carrossel para contar histórias mais detalhadas ou apresentar múltiplos produtos/serviços. Mantenha cada slide interessante para manter os seguidores deslizando.

Monitore e analise seus resultados

Use o Instagram Insights para acompanhar o desempenho das suas postagens. Ajuste suas estratégias com base nas métricas de engajamento, alcance e crescimento de seguidores.

Siga de volta (followback)

Comece a seguir perfis para que eles te sigam de volta, especialmente se forem relevantes para o seu nicho. Isso cria uma conexão imediata e aumenta a chance de interação contínua.

Interaja em outros perfis/posts

Dedique tempo diariamente para comentar e curtir posts de outros perfis, especialmente aqueles que são influentes no seu nicho. Este esforço aumenta a visibilidade do seu perfil e atrai novos seguidores que compartilham interesses semelhantes.

Monitore as menções do seu perfil e reposte

Use ferramentas de monitoramento para acompanhar menções ao seu perfil. Reposte conteúdos positivos sobre sua marca, mostrando aos seguidores que você valoriza a interação e aprecia o reconhecimento.

Surfe nas tendências rapidamente

Fique atento às tendências emergentes e participe delas o quanto antes. Use hashtags populares, filtros, músicas e crie conteúdos relacionados às últimas tendências para aumentar a visibilidade e engajamento.

Homem pulando de trend em trend.

Conclusão

Estudar e implementar essas estratégias pode tornar o seu perfil do Instagram em uma poderosa ferramenta de influência e vendas É importante lembrar que comprar pacotes de seguidores não é a melhor alternativa para o crescimento do seu negócio.

Afinal, números por si só não garantem vendas nem popularidade. O que realmente importa são métricas de engajamento, conversões e a qualidade dos seguidores e interações que você conquista ao longo do tempo.

Para aqueles que querem acompanhar todas as novidades do mundo digital e se manter atualizados, convidamos a acompanhar o blog Positivo Do Seu Jeito. Aqui, você encontrará as principais tendências e novidades dos tópicos relacionados ao universo digital.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Logo do OneDrive sobre um fundo escuro.

Como configurar um backup automático no OneDrive

Homem tirando uma selfie sorrindo.

10 editores de fotos online grátis sem instalar que você precisa conhecer

Adolescentes usando redes sociais na escola.

O impacto das redes sociais na educação

Mulher organizando as tarefas em post-its na parede, fazendo alusão ao Notion.

Como utilizar o Notion para organização pessoal e profissional

Crianças usando óculos de realidade virtual na escola.

Os benefícios do uso de aplicativos de realidade virtual na educação

Projeto de automação residencial que poderá ser controlado pelo Google Home.

Como configurar e usar o Google Home para automação residencial

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.