Como testar e descobrir a velocidade da minha internet?

Como saber se a velocidade sua da internet está dentro dos limites que você contratou? Muitas pessoas que enfrentam problemas com conexões lentas têm curiosidade em saber a qual velocidade estão navegando. Em muitos casos, o problema pode sim ser da operadora.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras devem entregar como taxa de transmissão média ao menos 80% da taxa de transmissão máxima contratada (tanto para download quanto para upload) e como taxa de transmissão instantânea ao menos 40% da taxa de transmissão máxima contratada.

Porém, como saber se o que está sendo entregue está dentro do esperado? A solução é recorrer a um dos serviços mais confiáveis do gênero, o SIMET. Ele foi desenvolvido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e está disponível tanto para PC quanto para Android.

Como testar a velocidade da minha internet no Android?

Vamos começar mostrando como você pode testar a velocidade da sua internet pelo smartphone. Para isso, baixe gratuitamente o app SIMET, disponível na Play Store.

Passo 1. Abra o aplicativo e, na tela inicial, toque em “Iniciar Teste”.

Passo 2. O aplicativo executará um total de cinco testes e ao final os resultados são exibidos na tela.

A lista de informações exibidas pelo aplicativo inclui os seguintes dados:

  • A sua localização;
  • Velocidade média de upload e download;
  • Data e horário em que o teste foi realizado;
  • Operadora;
  • Número de IP;
  • Servidor utilizado.

Como complemento, o aplicativo informa ainda se a velocidade obtida é suficiente para acessar sites, fazer chamadas VoIP, realizar videoconferências ou carregar vídeos. Quando a velocidade é suficiente o item em questão é indicado com uma bolinha verde; uma bolinha vermelha indica velocidade insuficiente.

O aplicativo realiza ainda testes como Jitter, o TCP e o UDP. Embora esses testes sejam menos intuitivos para os usuários, eles indicam também velocidades médias de download e upload, taxa de latência e índice de perda de dados.

Os testes realizados ficam armazenados no aplicativo. Dessa forma, você pode comparar os resultados obtidos com os de outros dias. Em caso de problemas, esse histórico pode ser usado junto à sua operadora para comprovar um eventual mau funcionamento do serviço.

Como testar a velocidade da minha internet no PC?

Também é possível fazer o mesmo tipo de teste se você estiver no PC. Nesse caso, não é necessário baixar nenhum aplicativo. Basta acessar o site do SIMET pelo seu navegador. Vale ressaltar que o serviço é compatível apenas com os browsers Google Chrome e Mozilla Firefox.

Passo 1. Acesse o site do SIMET, você será direcionado automaticamente para o teste e as informações da velocidade de sua internet aparecerão em seguida.

teste de velocidade de internet

Para realizar os testes é necessário que você habilite a sua localização no computador. Isso ajudará o SIMET a encontrar o servidor mais próximo e permite ao serviço criar um mapa indicativo da qualidade da internet no Brasil.

Os resultados exibidos são exatamente os mesmos que você obtém na versão mobile.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Mulher contando segredo sobre os mitos da tecnolgia que todo mundo já caiu.

6 mitos sobre tecnologia que muita gente já caiu

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.