como-verificar-a-saude-da-bateria-iphone

Como verificar a saúde da bateria do Iphone?

Um dos mais populares smartphones do mundo, o iPhone certamente tem inúmeros diferenciais em relação a outras marcas. No entanto, volta e meia vem à tona um assunto polêmico quando se fala do aparelho da Apple: a bateria.

Muitos usuários se queixam de que a bateria do iPhone não dura tanto quanto o prometido e que se desgasta rapidamente, tornando-se incapaz de manter uma boa durabilidade após poucos meses de uso.

Como verificar a saúde da bateria do Iphone?

Polêmicas à parte, uma coisa é certa: pelo menos já existe uma maneira “oficial” de verificar como está a saúde da sua bateria e acompanhar como anda seu desgaste ao longo do tempo.

Hoje, vamos conhecer esse método e explicar como interpretar os dados que ele apresenta. Veja!

A bateria do iPhone

Embora o iPhone seja um grande sucesso de vendas há muitos anos, tendo um público bastante fiel e reconhecida qualidade, o pupilo da Apple sempre enfrentou críticas em relação à sua bateria.

Desde queixas sobre a duração da carga completa até reclamações de que a bateria se desgasta muito rápido, o iPhone se vê constantemente no meio de polêmicas. Enquanto seus fãs desconsideram os problemas, seus detratores fazem parecer que a bateria do smartphone da Apple é a pior do mundo.

Talvez o correto não seja levar para nenhum dos extremos. De fato, a bateria do iPhone tem os seus problemas, porém costuma entregar uma performance bastante aceitável pelo menos no primeiro ano de uso.

Mais importante do que isso, a saúde da bateria do iPhone depende diretamente do uso que o dono do aparelho faz dele. A bateria pode manter uma boa performance por poucos meses ou por mais de um ano com usuários diferentes; o segredo é seguir algumas dicas básicas para preservar ao máximo a vida útil da bateria.

Desligar as atualizações em segundo plano e reduzir o número de widgets, por exemplo, pode ajudar a preservar a bateria do seu iPhone, bem como preferir a conexão sempre por wi-fi ao invés da rede móvel (quando possível, é claro).

Seguindo ou não orientações de boas práticas para preservar a bateria, no entanto, existe um método pelo qual é possível verificar como está a saúde dela. Ou seja: uma forma de acompanhar seu desgaste e saber se você tem feito bom uso dela — e, sobretudo, perceber quando é hora de trocá-la.

Vamos descobrir agora como fazer isso!

Verificando a saúde da bateria do iPhone

Dispositivos iPhone com suporte ao iOS 11.3 em diante já contam com a funcionalidade que vamos apresentar, que é nativa do dispositivo e não requer instalação de nenhum app.

Para checar a saúde da bateria do seu iPhone, portanto, faça o seguinte:

1. Acesse o menu “Ajustes”;

2. Role para baixo;

3. Ao encontrar a opção “Bateria”, selecione-a;

4. Em seguida, vão aparecer várias informações sobre a bateria. Busque a opção “Saúde da bateria” e toque nela.

Chegando a esse ponto, você verá uma informação intitulada “Capacidade máxima”, que é o indicador que você busca. Significa o seguinte: qual o percentual que uma carga completa representa em relação à capacidade da bateria quando nova.

Explicando melhor: se a capacidade máxima estiver em 90%, isso significa que, se sua bateria for totalmente carregada, ela terá 90% da carga que poderia ter quando nova. Ou seja: quanto menor esse número, menos tempo a carga vai durar e mais desgastada a bateria está.

Assim, quanto menor a capacidade máxima, mais vezes você precisará recarregar seu iPhone em períodos de tempo menores, piorando sua experiência com o dispositivo.

A importância de checar a saúde da bateria

Acompanhar esse indicador de saúde da bateria do iPhone é interessante para perceber se estamos fazendo um bom uso do aparelho ou não: uma queda muito rápida nesse índice pode revelar uso descuidado por parte do dono do smartphone. Uma queda lenta, no entanto, é natural, pois os componentes da bateria se desgastam com o tempo.

Além disso, esse recurso funciona como indicativo sobre o momento da troca da bateria: segundo a própria Apple, capacidade máxima abaixo de 80% já significa que está na hora de substituí-la e garantir a melhor usabilidade ao seu aparelho.

É importante lembrar ainda que, na opção “Bateria” na qual você checou a capacidade máxima, existem outros dados interessantes para acompanhar e otimizar a forma como a carga tem sido gasta, como os aplicativos que consomem mais energia.

Assim, verificar sempre a saúde da bateria e o uso que fazemos dela é essencial para garantir que ela possa ter a máxima durabilidade. Afinal, não apenas a troca da bateria de um iPhone pode ser bastante custosa como o descarte de uma bateria sempre é negativo para o meio ambiente.

Aproveite a funcionalidade que mostramos no texto de hoje e cuide de perto da saúde da bateria do seu iPhone!

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Bateria carregada em 3D.

Indicador de saúde da bateria pode chegar ao Android

Logo do Google Gemini.

Gemini: o que é e como usar a IA do Google

Teclado de um notebook em 3D com uma tecla com um ponto de interrogação, expressando a dúvida entre instalar Linux ou Windows.

Linux ou Windows: compare os recursos dos sistemas para PC

Crianças em uma sala de aula moderna e usando tecnologia.

Como a tecnologia melhora o processo de aprendizagem escolar?

Satélites em órbita ao redor da Terra.

Primeiros satélites que fornecem rede a celulares são lançados pela Starlink

Homem falando em um celular em uma chamada com tecnologia VoLTE.

Chamada VoLTE: tudo que você precisa saber

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.