Manter o seu Facebook seguro é fundamental para evitar que pessoas mal intencionadas utilizem sua conta sem permissão e acabem invadindo a sua privacidade. Parece besteira, mas você já parou para pensar na quantidade de informações que você compartilha na rede social e o quanto isso pode gerar problemas caso caia em mãos erradas?
Hoje as pessoas acessam a internet a partir de diversos dispositivos: no notebook pessoal, no computador do trabalho, no smartphone, no laboratório, no tablet de um amigo, etc. e deixar o Facebook aberto depois de usar é um dos erros mais comuns. Isso porque nós ficamos tão empolgados navegando na rede social e estamos tão acostumados a intercalar internet e vida real, que esquecemos completamente de sair da nossa conta, quando precisamos nos desconectar.
O problema é que esquecer a conta do Facebook aberta em equipamentos de uso público ou comunitário pode ser muito arriscado, uma vez que a rede social guarda uma série de informações importantes sobre a sua vida pessoal, locais que frequenta e pessoas que convive. O próprio Facebook reconhece os imprevistos que este hábito pode gerar, e por isso disponibiliza uma série de configurações que podem ser ativadas para evitar que algo de muito ruim aconteça.
A seguir você vai conferir 6 dicas para proteger melhor o seu Facebook:
1. Receba alertas quando o seu Facebook for acessado de um dispositivo desconhecido.
Ao ativar este recurso, sempre que a sua conta do Facebook for aberta em outro computador, smartphone ou tablet, e também em navegadores que você não acessa habitualmente, um alerta será enviado para o e-mail cadastrado informando os detalhes do acesso. Assim você poderá tomar as devidas providências. Para saber como configurar esta opção clique aqui.
2. Configure a autenticação em dois fatores para dobrar a segurança de acesso
Com a autenticação em dois fatores do Facebook, sempre que você ou alguém tentar acessar a sua conta em dispositivos não autorizados, um código é enviado para o seu smartphone. Para liberar o acesso, será necessário digitar a senha e inserir este código secreto. Para configurar, clique aqui.
3. Crie senhas fortes
Apesar de ser um recurso básico, senhas fortes dificultam muito a vida de quem tenta invadir perfis alheios. Aproveite este momento e configure senhas novas para todas as suas redes e aplicativos que utiliza. Lembre-se de incluir letras minúsculas e maiúsculas, números e símbolos. Uma boa dica é instalar um aplicativo gerenciador de senhas, como o Keepass.
4. Defina quem pode ver o quê no seu perfil
Separe uns minutos para gerenciar os acessos das pessoas às suas informações, definindo quem pode ver o que você publica ou não no Facebook. Isso impede que desconhecidos tenham acesso a dados importantes da sua conta. Veja como fazer clicando aqui [https://www.facebook.com/help/393920637330807/]
5. Limite os acessos dos aplicativos
O Facebook é a rede social que utilizamos para nos cadastrar na maioria dos aplicativos. Que tal rever a sua lista e bloquear a permissão dos acessos à sua conta? Você vai se surpreender com a quantidade de apps que têm a sua permissão. Veja clicando aqui.
6. Controle a privacidade das suas publicações
Nem tudo o que você publica no Facebook precisa ser mostrado para todas as pessoas que seguem o seu perfil. Antes de postar aquela foto no bar ou compartilhar um vídeo engraçado, defina quem você quer que veja ou não esta publicação. Clique aqui para saber como fazer.