Como emitir Dispensa de Alvará e Habite-se pelo celular

Uma novidade boa para os cidadãos brasileiros está prestes a sair do papel. A partir de março de 2021, moradores de algumas cidades brasileiras poderão emitir Dispensa de Alvará e Habite-se pelo celular.

A iniciativa é destinada aos cidadãos e empresas do ramo da reforma e construção que irão se submeter às regras definidas pelos municípios e Corpo de Bombeiros. A previsão é de que as emissões estreiem em março, nas prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Sistema Obra Legal: o que é e como funciona?

O Sistema Obra Legal foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) a atende a uma resolução que regulamenta o chamado Murin (Mercado de Procuradores Digitais de Integração Urbanístico de Integração Nacional).
A expectativa é que haja redução nos prazos para obtenção de documentos de dispensa. Segundo o Serpro, será possível emitir pelo celular Dispensa de Alvará de Construção ou Habite-se de baixo risco A e B. O pagamento das taxas correspondentes poderá ser feito via cartão de crédito.
O cronograma de implantação do Sistema Obra Legal prevê quatro datas importantes:

  • – 15 de janeiro de 2021 – Obra Legal disponível para os municípios e para o Corpo de Bombeiros.
  • – 1º de março de 2021 – Disponível para SP, DF e RJ, além de municípios voluntários e integrantes do Redesim.
  • – 1º de julho de 2021 – Demais municípios e estados integrantes da Redesim.
  • – 1º de setembro de 2021 – Norma subsidiárias para os demais municípios brasileiros.

Como vai funcionar a requisição de Dispensa de Alvará ou Habite-se

A premissa principal do Sistema Obra Legal é tornar online e ágeis processos que antes só poderiam ser realizados de forma presencial. Porém, como ainda se trata de um processo legal que atende a uma série de regras dos municípios, será fundamental que o requente leia todas as informações que serão disponibilizadas na página do serviço – que funcionará integrada ao portal de serviços gov.br.
Passo 1. É fundamental conhecer as regras que serão aplicadas pelo município e pelo Corpo de Bombeiros no local em que será executada a obra em questão. No site do Serpro estarão disponíveis todos os dados necessários, tome conhecimento dessas informações antes de prosseguir.
Passo 2. A requisição de dispensa será feita via Sistema Obra Legal e a emissão se dará em tempo real. Acesse o site do produto, cadastre as informações necessárias e faça o pagamento das taxas correspondentes para obter o certificado. Vale lembrar que essas taxas são específicas desse processo, não contemplando outras taxas municipais ou do Corpo de Bombeiros.
Passo 3. Uma vez que o pagamento seja aprovado, o certificado digital é emitido. Durante todo o processo é possível acompanhar os requerimentos pelo site.
“Todo o fluxo de emissão das dispensas poderá ser feito de forma virtual, bem diferente dos processos manuais existentes hoje, que têm etapas presenciais e morosas. É mais uma iniciativa do governo para a transformação digital do país e desburocratização da vida do cidadão”, afirma o presidente do Serpro, Gileno Barreto.
Com a obras ou edificações regularizadas de forma rápida e desburocratizada, o cidadão pode contar com financiamentos mais acessíveis. O governo também ganha com maior controle de riscos e um melhor planejamento de serviços públicos.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Robôzinho fofo tirando foto com uma câmera antiga.

10 melhores aplicativos para editar fotos com inteligência artificial

Filme sendo exibido em uma TV que está espelhando um notebook.

Como espelhar notebook na TV?

Conceito de tecnologia e sustentabilidade da empresa Positivo com mãos segurando um planeta terra formado por circuitos eletrônicos.

Saiba como a Positivo alia tecnologia e sustentabilidade

Homem que trabalha com TI sentado diante de sua mesa com 3 monitores exibindo linhas de código de programação.

Como iniciar uma carreira em TI?

Homem e robô em uma cafeteria. O robô está mexendo no celular do homem para aumentar sua produtividade.

Como usar a IA para melhorar a produtividade?

Mulher assistindo os lançamentos da Netflix de junho de 2024 enquanto come pipoca.

Confira os principais lançamentos da Netflix para Junho de 2024

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.