Um novo recurso foi incorporado à versão mais recente do Google Chrome: trata-se de uma função de rolagem de abas, que promete facilitar a vida dos usuários de PC seja via mouse ou gestos do trackpad.
O recurso em si não é uma novidade, pois ele já está presente em browsers como Mozilla Firefox e Safari. Entretanto, no Google Chrome ele ainda está em fase de testes, uma vez que é preciso entrar no menu de funções experimentais para ativá-lo.
Fonte da imagem: Reprodução/Reddit/Leopeva64-2
A ideia da rolagem de abas é simplificar a interação dos usuários com as guias abertas, especialmente quando há muitas delas ativas. Ao clicar com o mouse sobre uma delas, você pode deslizar para os lados em uma espécie de carrossel, como se fosse uma página da web.
A função se torna intuitiva à medida que você usa. Aqueles que costumam trabalhar com muitas abas abertas logo vão encontrar nesse recurso uma grande utilidade. Já usuários mais moderados em termos de quantidade de abas abertas não terão muitas vantagem com a ferramenta, uma vez que ela se torna útil quando há tantas abas abertas que as miniaturas já não cabem mais na visualização.
Passo 1. Primeiramente, cheque se há atualizações disponíveis no Google Chrome. Para isso, clique no ícone de menu (os três pontinhos no canto superior direito) e escolha “Atualizar Google Chrome”.
Passo 2. Reinicie o navegador.
Passo 3. Digite “chrome://flags” na barra de endereços (sem as aspas) e tecle Enter.
Passo 4. Entre os recursos que serão listados, escolha a opção “Scrollable TabStrip”.
Passo 5. Logo ao lado dela, clique em “Default” e escolha a opção “Enabled”.
Passo 6. Caso queira habilitar os botões, repita o passo 3 e escolha “Scrollable TabStrip Buttons”.
Passo 7. Por fim, reinicie novamente o navegador.
Em comparação direta com ferramentas similares existentes em outros browsers, o recurso incorporado pelo Google Chrome ainda está muito aquém da expectativa dos usuários. Se por um lado ele torna a navegação simplificada, por outro ainda mantém engessada a forma de uso das múltiplas abas.
Ainda não há uma previsão de quando esse recurso será incorporado de forma definitiva ao navegador. Ao menos por enquanto, ele permanecerá disponível apenas em caráter experimental, o que significa que cabe ao usuário ativar a ferramenta caso queria ter esses benefícios.
Além disso, é importante ressaltar que assim como os demais recursos do Google Chrome que são disponibilizados na guia “flags”, essa novidade ainda está em fase de testes, o que significa que eventualmente problemas no funcionamento podem aparecer. No passado o Google mantinha esses recursos experimentais em uma versão à parte do browser, mas a estratégia mudou desde o início do ano passado.