Positivo do seu jeito

Dicas

Aplicativos que substituem documentos: 4 apps que facilitam a sua vida no Brasil

8 de Janeiro de 2020

por: MKT Positivo

O smartphone que você carrega no bolso já é capaz de substituir praticamente tudo o que tem na sua carteira. Já são vários aplicativos que substituem documentos no Brasil e que possuem o mesmo valor legal que as suas versões impressas.

Neste artigo, listamos 4 apps que podem substituir cinco documentos: CTPS, CNH, CRLV, CPF e Título de Eleitor. Um app para substituir as carteirinhas de estudante está a caminho e deve ser disponibilizado ainda no início do ano. Conheça quais são os aplicativos e saiba como utilizá-los para agilizar a sua rotina.

aplicativos-que-substituem-documentos-no-brasil

01. Carteira de Trabalho Digital

Desde que a portaria 1.065/2019 entrou em vigor, no último dia 24 de setembro, o trabalhador não precisa mais apresentar a sua carteira de trabalho física quando contratado: bastará apenas informar o CPF. Já falamos anteriormente sobre como baixar a sua Carteira de Trabalho Digital no Android.

carteira-de-trabalho

Embora a Carteira de Trabalho Digital tenha como objetivo substituir a Carteira de Trabalho impressa, o documento impresso ainda deve ser guardado e, em caso de informações incompatíveis, o que está escrito nele é que vale.

02. Carteira Digital de Trânsito

A Carteira Digital de Trânsito é uma alternativa que reúne dois documentos oficiais em um único aplicativo: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Ambos podem ser apresentados em sua versão digital sempre que necessário desde dezembro de 2018.

cnh-digital

Em um artigo anterior, explicamos o passo a passo de como baixar e utilizar a Carteira Digital de Trânsito. Assim como os documentos que substitui, a CDT é válida em todo o território nacional, mas pode não ser aceita no exterior. É importante lembrar que só é possível cadastrar uma CDT por celular. Se você tentar registrar uma nova CNH no mesmo aparelho o documento cadastrado anteriormente será apagado da plataforma.

03. e-Título

Outro documento disponível em versão digital é o Título de Eleitor. O e-Título nada mais é do que uma versão digital do documento utilizado para votação e, portanto, pode substituir completamente a versão impressa sempre que for necessária sua apresentação.

titulo-de-eleitor

Além de consultar o número do Título de Eleitor, o usuário pode ainda consultar a zona eleitoral e a seção em que vota. Outra possibilidade é a de acessar a certidão de quitação eleitoral e a certidão de inexistência de crimes eleitorais. Se precisar alterar alguma informação no seu e-Título, procure uma unidade do TRE da sua região.

04. Pessoa Física

Outro documento que já conta com versão digital é o CPF. Ele pode ser acessado por meio do app Pessoa Física, disponível gratuitamente. Mais do que um comprovante com o seu número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas, ele conta ainda com alguns recursos complementares.

cpf

Por exemplo, você pode solicitar a primeira via do documento ou requerer a segunda via. Usuários suspensos também podem utilizar o app para regularizar sua situação cadastral. Há ainda ferramentas para consulta de restituição do Imposto de Renda. Sem dúvida, um dos apps mais úteis para você ter no seu smartphone.

Carteira de Estudante Digital em breve

O próximo documento digital que fará parte do dia a dia dos brasileiros é a Carteira de Estudante Digital. Ela foi anunciada em setembro e está prevista para ser lançada oficialmente no primeiro trimestre de 2020. Entretanto, mais detalhes sobre o funcionamento do aplicativo ainda não foram liberados pelo Governo Federal.

A proposta de todos esses apps é facilitar a vida dos usuários, dando valor a documentos digitais com autenticação online. É importante ressaltar que eles são válidos quando apresentados dentro do app – imagens digitais salvas na sua galeria, por exemplo, não têm valor e não serão consideradas.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.